Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Orientações para usar Smartphone\Tablet Android\ iOS como Potente GPS Off-Road.

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Orientações para usar Smartphone\Tablet Android\ iOS como Potente GPS Off-Road.

Primeiras orientações para transformar um Smartphone\Tablet Android ou iOS num Potente GPS off-road:

1. Na Google Play Store, instalar o OruxMaps(recomendo) ou o Locus Map(versão free ou paga);

a. Para OruxMaps, seguir as instruções em http://www.oruxmaps.com/oruxmapsmanual_pt.pdf.

b. Para Locus Map, seguir as instruções em http://docs.locusmap.eu/doku.php?id=manual:user_guide

2. Para Apple iOS, o mais usado é o Galileo, seguir as instruções em https://galileo-app.com/manual.html

Próximas edições virão...

Será útil no Adventure Camp 2016 e muito mais...

Abraço orientador

Edição nº 2

Boas, vou deixar algumas das dicas que achei mais úteis para as actividades fora de estrada usando um smartphone ou um tablet.

Relativamente ao mapa, em que é relevante uma boa base, consegue-se obter hoje em dia, por meios próprios, com facilidade e (praticamente) sem conceitos básicos de cartografia. Quando o ortofotomapa é insuficiente, pode-se complementar com o mapa de estradas que fica espectacular (melhor mesmo, só adicionando a carta militar 1:25000 com transparência em cima da híbrida, mas isso fica para os póximos capítulos).

Criação de mapas (recomendo a opção1):

1. No PC - Com Mobac (O meu preferido por ser muito simples e servir para todos os suportes em questão)
    a. Download do software disponível em (não careçe instalação, corre directamente da pasta descompactada):

b. Configurar e processar(só para quem tiver paciência):
    http://androgeoid.com/2010/09/creati...with-mobac-ii/
    *Apesar de os níveis de zoom do 1 ao 12 não serem muito úteis, também ocupam pouco espaço. Pessoalmente, se não fôr necessário uma área muito grande e se o espaço disponível no equipamento não fôr problema, uso níveis de zoom do 1 ao 17, 18 ou 19 (dependendo da origem). Havendo limitações de espaço disponível no dispositivo, normalmente do nível 12 ao 16 é satisfatório.

c. Para obtermos mapas ortofotomapas, estradas e híbridos de vários fornecedores mais interessantes que aqueles que o programa trás originalmente, é necessário acrescentar ficheiros *.xml (fornecidos no link abaixo), na pasta descompactada mapsources, (conforme instruções na página para qum precise) obter em:

2. No PC - Com OruxMapsDesktop (exprimentei, gostei, mas é menos prático e requer mais conhecimento!)
    Permite muitos tipos conversões de vários tipos de mapas, calibrações e muito mais...
    É mais orientado para a aplicação oruxmaps.
    Não carece de instalação, corre em Java.
    Útil para convertermos e calibrarmos os nossos mapas mais antigos num formato para o ORUXmaps (tb funcionam noutras aplicações.
    Disponível em:

3. No dispositivo - Não explorei esta opção por ser mais difícil e menos preciso do que no PC. No tablet, é mais fácil que no smartphone por ter uma área da ecrã maior, mas prefiro fazê-lo com um PC!
    Sei que com o Oruxmaps é possível construir o mapa on-line (com recurso ás fontes configuradas no ficheiro oruxmaps/mapfiles/onlinemapsources.xml) e guardar para postrior uso Off-line.
    Mais orientações em http://orientatte4x4.blogspot.pt/201...-oruxmaps.html
    Ou em http://androgeoid.com/2010/12/turn-y...-map-services/
    Obter fontes adicionais de mapas (Microsoft-Bing, Google, etc...) configuradas no ficheiro oruxmaps/mapfiles/onlinemapsources.xml:
    http://orientatte4x4.blogspot.pt/201...onlinewms.html

Relativamente aos percursos, qualquer aplicação mencionada no post de abertura, permite gravar os percursos por nós efectuados. Permite usar percursos disponibilizados por terceiros (ou na net). E até modificá-los e adicionar informação de interesse(waypoints, poi’s, etc...).

**Dicas e detalhes de configurações úteis para usar claramente o Oruxmaps:
    Os mapas da fonte Microsoft-Bing são mais actuais e nítidos do que os do Google.

Oruxmaps – Configurações que considero úteis na aplicação:
    A) Wpt.Settings->Show Wpt.Names
    B) Opções->Global Settings->Elementos Visuais->Quadro de comandos->Elementos Visuais->Nome da rota

Desculpem os apreciadores da marca da maçã mas como já não me convence, não sou fã... De qq. modo só não se aplica as instruções das aplicações gps, o MOBAC também é para voçês!

Na próxima edição (que já está em produção), tenciono fornecer mapas, já cozinhados e tracks para esses mapas.

Abraço guia
    Last edited by Passeattas; 27-05-2016, 22:57.
    """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
    Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
    _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Falta uma boa cartografia para modo off-line!

Comment

Publicado por David_Paredes Ver Publicação
      Falta uma boa cartografia para modo off-line!
      Falta por enquanto... Calma...
      Vamos por partes:
      Na próxima edição (já está criada, falta só testar no suporte iOS) forneço instruções (simples mas detalhadas), mapas e tracks para carregar (também já prontos) para usar no Adventure Camp!
      Numa edição posterior, irei divulgar o melhor suporte (para mim que sou leigo) para criar os melhores mapas híbridos (ortophoto + estradas) da melhor fonte que conheço (e não é o google earth!)

abraço suspenso
      """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
      Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
      _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Publicado por Passeattas Ver Publicação

Falta por enquanto... Calma...
        Vamos por partes:
        Na próxima edição (já está criada, falta só testar no suporte iOS) forneço instruções (simples mas detalhadas), mapas e tracks para carregar (também já prontos) para usar no Adventure Camp!
        Numa edição posterior, irei divulgar o melhor suporte (para mim que sou leigo) para criar os melhores mapas híbridos (ortophoto + estradas) da melhor fonte que conheço (e não é o google earth!)

abraço suspenso
        Isso é que é falar! É um assunto que tenho andado a tentar explorar, também com o OruxMaps! Mas ainda não tive muito tempo para experiências!

Abraço

Comment

Grande ajuda! Vou seguir com atenção "as cenas dos próximos capítulos"!

Abraxx
          "O meu actual conceito de TT, passa por descobrir lugares e paisagens especiais, boa companhia e boa mesa por esse Portugal fora ...ou seja TTTG (Todo Terreno Turístico Gastronómico)

Comment

Publicado por David_Paredes Ver Publicação

Isso é que é falar! É um assunto que tenho andado a tentar explorar, também com o OruxMaps! Mas ainda não tive muito tempo para experiências!

Abraço
            Se persistirem dúvidas, no adv camp tiram-se (dentro das minhas limitações)... encontramo-nos lá

Comment

Boas,

Posso-vos dizer do que já vi que estas aplicações serão simplesmente fantásticas e serão uma ferramenta muito útil para os eventos...

Nos dias de hoje praticamente todos têm um smartphone e basta seguir as indicações que o passeatas está a divulgar para que no dia do evento o passeio possam ser mais rolantes do que o habitual.....

não percam os próximos episódios que eu também não

aBJraços TT
              Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Boas.

Grande tópico, obrigado pela disponibilidade. Vou seguir com atenção.

Abraço

Comment

Estou a espera da próxima aula ver se leio os apontamentos, diga-se manual do Oruxmaps

Comment

Boas para mim oruxmaps é top! Com ortos deve ser muito bom mesmo! Uso como cartografia de base à topolusitania. Aqui: http://topolusitania.blogspot.pt/201...a-android.html

Aguardo para iOS..!!!

Comment

A trabalhar...
                    X