Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ95 - 1997 - "Ourem"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Publicado por pitahouse Ver Publicação
    Ora viva...

Meus caros entendidos, tenho uma questão no meu toy que ainda não compreendi!!!
    Recentemente coloquei uma torneira para dar mais pressão no turbo (turbosmart) e um manometro de pressão. O que se passa é que o carro chega á pressão de 0.9 / 1 bar começa a soluçar. O interessante é que por vezes o turbo consegue chegar aos 1.5 bar de pico
    Ou seja nem sempre o turbo consegue fazer a pressão maxima e não acende nenhuma luz no quadrante!!! Poderá ser da valvula que esta no coloector de admissão que entra em segurança??

Obrigado
    Boas,

Em primeiro lugar, parabéns pelo upgrade! quando isso estiver tudo bem configurado e afinado, vais ficar satisfeito! A turbosmart (original), para mim, é das melhores opções no mercado, é pena serem alvo de tanta contra-facção barata e de pouca qualidade!

1º Esse comportamento é típico de corte de injecção, no entanto em algumas situações forçadas, pode conseguir-se pressões de pico enquanto o corte de gasóleo não se reflectiu nos gases de escape e consequentemente na pressão do turbo. Com mais de 0,97Bar (14PSI) medidos no colector de admissão o carro deve entrar em "safe mode", é curioso não acender a luz de motor (verifica se a lâmpada acende quando ligas a chave, se não acender pode estar fundida; podes verificar tb se o "medidor de pressão do carro" está bom, se o circuito, incluindo o filtro, até este não está interrompido nem com fuga).
    2º Tens de confirmar o tipo de torneira que tens e o modo de montagem apropriado para essa torneira! O principio é todo o mesmo, mas há 2 ou 3 modos diferentes de funcionamento e diferentes montagens para cada modo.
    3º Se fôr do tipo mola e esfera podes montar na saída do caracol para a wastegate e assim controlar a pressão gerada pelo turbo.
    É MINHA opinião muito PESSOAL, que o turbo original do nosso carro a partir de 1,25Bar (medição no coletor de admição) gera muito calor (sofrimento para o turbo e motor) para um ganho de rendimento, que para mim não justifica (principio de fiabilidade a longo prazo).
    5º Não conheço nenhuma válvula no coletor de admissão que entre em segurança. há a EGR e um filtro entre o colector e o medidor de pressão.
    NOTA: Sem intercooler, a diferença de pressão entre o ponto de medida para a wastegate e o do colector de admissão são cerca de 0,120bar.
    NOTA 2: No meu carro, que ainda não tem intercooler, tenho menos de 1,2Bar (medição no colector de admissão).

Boa sorte nessa configuração. Se quiseres isso a andar mesmo bem, tem de ser bem afinado e deve ser adicionado gasóleo na proporção correcta ao ar que estás a adicionar! Se for este o caso aconselho a consulta de um profissional. Nestes carros há um sítio de preferência na zona de Vialonga.

Abraço evolutivo
    Last edited by Passeattas; 29-07-2016, 09:17.
    """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
    Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
    _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Publicado por Passeattas Ver Publicação

Boas,

Em primeiro lugar, parabéns pelo upgrade! quando isso estiver tudo bem configurado e afinado, vais ficar satisfeito! A turbosmart (original), para mim, é das melhores opções no mercado, é pena serem alvo de tanta contra-facção barata e de pouca qualidade!

1º Tens de confirmar o tipo de torneira que tens e o modo de montagem apropriado para essa torneira! O principio é todo o mesmo, mas há 2 ou 3 modos diferentes de funcionamento e diferentes montagens para cada modo.
      2º Se fôr do tipo mola e esfera podes montar na saída do caracol para a wastegate e assim controlar a pressão gerada pelo turbo.
      3º Com mais de 0,97Bar (14PSI) medidos no coletor de admição o carro deve entrar em safe mode, é curioso não acender a luz de motor (verifica se a lâmpada acende quando ligas a chave, se não acender pode estar fundida; podes verificar tb se o medidor de pressão do carro está bom, se o circuito, incluindo o filtro, até este não está interrompido nem com fuga).
      É MINHA opinião muito PESSOAL, que o turbo original do nosso carro a partir de 1,25Bar (medição no coletor de admição) gera muito calor (sofrimento para o turbo e motor) para um ganho de rendimento, que para mim não justifica (principio de fiabilidade a longo prazo).
      5º Não conheço nenhuma válvula no coletor de admissão que entre em segurança. há a EGR e um filtro entre o colector e o medidor de pressão.
      NOTA: Sem intercooler, a diferença de pressão entre o ponto de medida para a wastegate e o do colector de admissão são cerca de 0,120bar.
      NOTA 2: No meu carro, que ainda não tem intercooler, tenho menos de 1,2Bar (medição no colector de admissão).

Boa sorte nessa configuração. Se quiseres isso a andar mesmo bem, tem de ser bem afinado e deve ser adicionado gasóleo na proporção correcta ao ar que estás a adicionar! Se for este o caso aconselho a consulta de um profissional. Nestes carros há um sítio de preferência na zona de Vialonga.

Abraço evolutivo
      Boas.

Desde ja obrigado pelo tua opinião.

A torneira esta colocada á saida do caracol para a wastegate, e depois na torneira esta um tubo "livre" para libertar a pressão!
      A valvula EGR á muito de fugiu daquele motor.

Um questão que não referi é que tenho uma box de potencia, e aquilo notasse bue!! Andas de dar pressão no turbo tudo ok, com ou sem box, a questão é quando ligo a box o turbo consegue ir 2 ou 3 vezes ao pico de 1,5, mas depois começa a falhar a 0.9 / 1 bar!!
      Ja confirmei a box esta ok.
      O turbo esta ok
      Só mesmo alguma coisa que entre em safe!?!

Sabes me dizer de as centralinas dos KZJ90/95 são todas iguais?? É que um electricista auto disse-me que mudam em 1999 e o meu é de 1997.. ou será tanga??

Vou experimentando a ver se encontro alguma logica na coisa...

Abraço agradecido

Comment

A torneira esta colocada á saida do caracol para a wastegate, e depois na torneira esta um tubo "livre" para libertar a pressão!
        A valvula EGR á muito de fugiu daquele motor.
        Esse tubo livre está lá bem. A egr estava a mais!

Um questão que não referi é que tenho uma box de potencia, e aquilo notasse bue!! Andas de dar pressão no turbo tudo ok, com ou sem box, a questão é quando ligo a box o turbo consegue ir 2 ou 3 vezes ao pico de 1,5, mas depois começa a falhar a 0.9 / 1 bar!!
        Ja confirmei a box esta ok.
        O turbo esta ok
        Só mesmo alguma coisa que entre em safe!?!
        Isso muda tudo! Não sei que box tens: há boas e más... há umas que lêm e alteram mais sinais e outras menos! As box não são todas iguais, o principio pode ser o mesmo mas não passa disso!

HIPóTESE:
        Antes de pores a torneira, com box ou sem box, a wastegate não deixava o turbo fazer mais de 0,69Bar (10PSI)! Nunca entrava em safe-mode por pressão a mais!
        Agora com a torneira (possivelmente) afinada para 1,5Bar, quando carregas no acelerador e tens a box:
        -desligada: ela passa a pressão de 0,97Bar (14PSI), entra em safe-mode e existe corte de injecção (apesar da luz de motor não aceder provavelmente porque se interrompeu o sinal para instalar a box)! Nesta situação acho dificil a pressão passar muito deste valor, mas é um bom indicador de que é isto que está a aconteçer!
        -ligada: A box modela a injecção de gasóleo da centralina e manda-lhe mais gasóleo e a pressão aumenta, como a tua box não tem a capacidade de iludir a centralina no que respeita á pressão, esta continua a cortar e dá-se o soluçar.

Teste:
        Afina a pressão para 0,95Bar (não mais que 0,97Bar) e vê se isso lhe passa. Se sim, é esse o problema! Se quiseres ter mais pressão há truques para dar a volta a isso! Eu tive de o fazer!

Sabes me dizer de as centralinas dos KZJ90/95 são todas iguais?? É que um electricista auto disse-me que mudam em 1999 e o meu é de 1997.. ou será tanga??
        Do meu conhecimento, existem duas centralinas: Denso e Bosch em função dos anos e das variantes. Penso que os nacionais trazem denso. Mas isso pouco interessa para o caso.

depois deixa aqui as conclusões

Abraço hipotético
        """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
        Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
        _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Esse tubo livre está lá bem. A egr estava a mais!

Isso muda tudo! Não sei que box tens: há boas e más... há umas que lêm e alteram mais sinais e outras menos! As box não são todas iguais, o principio pode ser o mesmo mas não passa disso!

HIPóTESE:
          Antes de pores a torneira, com box ou sem box, a wastegate não deixava o turbo fazer mais de 0,69Bar (10PSI)! Nunca entrava em safe-mode por pressão a mais!
          Agora com a torneira (possivelmente) afinada para 1,5Bar, quando carregas no acelerador e tens a box:
          -desligada: ela passa a pressão de 0,97Bar (14PSI), entra em safe-mode e existe corte de injecção (apesar da luz de motor não aceder provavelmente porque se interrompeu o sinal para instalar a box)! Nesta situação acho dificil a pressão passar muito deste valor, mas é um bom indicador de que é isto que está a aconteçer!
          -ligada: A box modela a injecção de gasóleo da centralina e manda-lhe mais gasóleo e a pressão aumenta, como a tua box não tem a capacidade de iludir a centralina no que respeita á pressão, esta continua a cortar e dá-se o soluçar.

Teste:
          Afina a pressão para 0,95Bar (não mais que 0,97Bar) e vê se isso lhe passa. Se sim, é esse o problema! Se quiseres ter mais pressão há truques para dar a volta a isso! Eu tive de o fazer!

Do meu conhecimento, existem duas centralinas: Denso e Bosch em função dos anos e das variantes. Penso que os nacionais trazem denso. Mas isso pouco interessa para o caso.

depois deixa aqui as conclusões

Abraço hipotético
          Bom ideia...

Vou experimentar reduzir a pressão do turbo ..

Depois deixo feedback.

Obrigado

Comment

Bom ideia...

Vou experimentar reduzir a pressão do turbo ..

Depois deixo feedback.

Obrigado
            Boas.

Efectivamente baixei a pressão de turbo para 1 bar e esta impecavel...

Agora pergunto eu o porque de tal coisa acontecer???

Comment

Boas.

Efectivamente baixei a pressão de turbo para 1 bar e esta impecavel...

Agora pergunto eu o porque de tal coisa acontecer???
              boa, para já está resolvido.

Essa box não tem a função de iludir a centralina quanto á pressão do turbo, quando passa dos 0,97bar no colector de admissão entra em safe-mode!
              Se quiser mais pressão, pode contornar com um fcd (fuel cut defenser/defender), existem de diversos tipos: eletrónicos, pneumáticos...

Abraço solucionado

Comment

boa, para já está resolvido.

Essa box não tem a função de iludir a centralina quanto á pressão do turbo, quando passa dos 0,97bar no colector de admissão entra em safe-mode!
                Se quiser mais pressão, pode contornar com um fcd (fuel cut defenser/defender), existem de diversos tipos: eletrónicos, pneumáticos...

Abraço solucionado
                Pois é, parece que sim!! Sempre a aprender...
                Essa coisa do FCD como se pode aplicar e onde?

Obrigado..

Comment

Steinbauer power box. Esse sistema não implica nenhum chip para "enganar a centralina" controla os injectores directamente.

Comment

Steinbauer power box

Comment

Pois é, parece que sim!! Sempre a aprender...
                      Essa coisa do FCD como se pode aplicar e onde?

Obrigado..
                      Para teres mais do que 0,97Bar sem entrar em safe mode, tens de ter um FCD (Fuel Cut Defender/ Defenser) (se a box não tiver esta função).
                      O FCD pode ser mecânico/pneumático ou electrónico.
                      Por exemplo FCD-2 electronico

Ou Mecãnico/Pneumático (é o que tenho):

Podes aplicar em vialonga na rodo box que lá conheçem a solução.

Abraço esclareçedor
                      Last edited by Passeattas; 01-02-2017, 11:46.

Comment

A trabalhar...
                      X