Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Selar pequenos furos num radiador.

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Selar pequenos furos num radiador.

Boas, o presente tópico serve para debater Radiadores !! tudo o que diz respeito a estes meninos, reparar em viagem, aumentar litragens

ser em alumínio, ou ferro, desvantagens e vantagens, passar de canais alinhados para desfasados etc...comentem..

força

Re: Selar pequenos furos num radiador.

Quem sabe a melhor maneira de reparar um radiador, quando este é furado por um pau, árvore etc ?

isto é se tivermos longe da civilização ?

cumprimentos

Comment

o que eu sei é que quanto maior for a superficie de contacto com o ar melhor.

para o meu 11B mandei por 5 linhas de canais desfazados.

segundo me parece o cobre sera melhor do que o aluminio devido a sua capacidade de transferencia

de calor. :P

agora como proceder em caso de furo ? nunca tinha pensado nisso mas nao sei se é possivel fechar os

canais interrompidos com uma ferramenta simples tipo alicate universal. Eu era o que fazia...

Comment

os de alumínio, aquecem mais depressa mais também arrefecem mais depressa, os outros, tipo ferro, ou mesmo cobre, absorvem mais

temperatura, e normalmente aumentam a mesma...o alumínio dissipa melhor o calor...alem de que também mantém....

vamos esperar por outras opiniões tenho varias ideias como reparar no meio da floresta ou etc....

um abraço

Comment

Boas,

Relativamente à questão alumínio vs. cobre, o alumínio é mais eficaz que o cobre porque é melhor condutor de temperatura. O cobre tem a vantagem de poder ser soldado para reparar, portanto é mais reutilizável...

Acerca dos ninhos com canais alinhados/desfazados nada sei, por isso gostava muito que partilhassem aqui com o pessoal pra nós aprendermos. E se for com fotos, ainda melhor! Reparações à Mcgyver idem...

Abraço espectante,
          André Ferreira
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

eu tenho aí umas 700.000 questoes sobre radiadores...

como vou ter que alterar o do meu 73, pois tem lá o do motor VM e agora este motor é muito maior,
            precisa de um radiador maior...

será que é boa idéia pegar num radiador novo, e mandar alterá-lo para ter maior capacidade de refrigeraçao?
            por exemplo, pegar num de um HZJ73,e alterá-lo?...
            e depois, nao será necessário alterar também o termostato?...
            ou a ventoínha?...

e será que há algum "técnico de radiadores" que, no mesmo espaço disponivel para o radiador de origem,
            consiga fabricar um, especificamente para essa aplicaçao,
            com mais capacidade de refrigeraçao?
            e quanto acham que se pode aumentar essa mesma "capacidade de refrigeraçao" neste caso concreto?

p.s. se a questao nao se enquadrar bem neste tópico, abro outro ... ou algum moderador, p.f. que o mude.. :-\

Comment

boas, tens na minha opinião 4 hipóteses, uma é o radiador da dyna 280, outro do hdj80, ou hdj100...ou alterar o teu

o da dyna é pequeno e compacto, tipo o teu..tem capacidade para um motor 4.100, é em alumínio e tem um formato de favos que

permite uma melhor dissipação de calor !! a um preço 5 estrelas...

se quiseres alterar o teu trocamos essa informação por minis

a minha ideia e voltando ao radiador da dyna 280, era pegar em 2 e unir os mesmos, uma vez que lateralmente o 73 penso espaço para isso !!!

as tampas são em plástico, era pegar e unir os ninhos coisa facil

para motores turbinados, acabam-se os problemas....como não tens turbo " ainda " o da dyna dá e sobra...não precisas alterar

nada no termostato, nem na tua ventoinha !!! podes sim é retificar ligeiramente a poli da bomba de agua, de forma a que teres mais algumas

RPM, e uma circulação mais rápida, atenção não pode ser demais, se não corres o risco de a agua não passar o tempo suficiente no

radiador para ser correctamente arrefecida... os ganhos são devidos por aqui, e por ali....podes mandar fabricar um radiador a gosto, se bem que para o teu

caso, é desnecessario !! opiniao minha !!

um abraço

Comment

Samir,

Podes explicar melhor a questão da orientação dos canais?

Obrigado,
                André
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

o do 80 do serafim nao dá... é muito mais largo...
                  agora o da dyna 280... esse tenho que ir ver se lhe tiro as medidas, a ver se cabe..
                  depois era só comparar com o que tenho lá e determinar a diferença de capacidade, e depois ver se dá para aplicar facilmente..

um dos problemas que tenho com o meu jipe, é que cada vez que prciso alterar alguma coisa, tem que ser sempre invençoes...
                  até sei que há outras soluçoes, e que noutros paises se aplicam...
                  mas infelizmente aqui, ninguém sabe ou nao quer saber ou prefere nao perder tempo e ou dinheiro a averighar...
                  tudo que saia do ambito dos b's ; 3b's e kzt´s....
                  e entao se nao fosse aqui o pessoal do fórum..aí acho que já tinha desistido e comprado um pa#$$%%tr&/ol... ou similar..

desculpem o desabafo..

Comment

Eu quando reparei e limpei o radiador do meu vm4, o técnico disse que era possível optimizar a refrigeração trocando os favos por uns com maior capacidade (se percebi bem).
                    Na minha modesta opinião se o radiador do vm que tens está bom, só o facto de levar um motor maior não significa necessariamente que vai ser insuficiente.

just my 2 cents

Comment

A trabalhar...
                    X