Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Quanto a sucateiros, há disso por aí às pazadas. É preciso ter sort€!
Chamaram-me à atenção os sticks reguláveis. Qual a intensão na realidade?
Já tive também sticks reguláveis, herdados da primeira pseudo transformação, e pareciam uma cena altamente. Até que...
Uma vez, tinha o meu carro em re-construção, uns amigos aqui do fórum chamaram-me à atenção para a finalidade daquelas barras de regulação. Em discussão eles apontavam-me mais defeitos do que qualidades.
Pondo a fisica na pratica, essas barras trabalham com um acoplador no meio, sendo que o que confere a solidez ao conjunto são as roscas, o comprimento de empalme, o confinamento de encosto lateral Barra/acoplador e a resistência do aço obviamente. A barra com acoplador pode trabalhar muito bem em tracção, mas e em compressão? E com as duas em simultâneo?? As duas juntas vão acelerar as reacções no conjunto, provocando folgas e plastificação do material, quando este não se encontra devidamente dimensionado. No limite, parte.
Como exemplo podemos imaginar os parafusos de tamponamento de macacos hidraulicos e amortecedores. Se repararem bem, tanto a altura da rosca como o passo da mesma não são convencionais. Neste exemplo apenas está em causa um sentido. As barras com acoplador trabalham em duplo sentido!
No meu caso, acabei por usar as barras reguláveis apenas para afinar distância e eixos e folgas da transmissão. Depois sairam para entrar uns sticks maciços e inteiros.
Falando com pessoal mais experiente, todos sem excepção me disseram que não valia a pena arriscar. Mesmo que fosse para andar no mato, um dia estamos sujeitos a vê-los partir e as consequencias são incomensuráveis.
Quanto às barras panhard com afinação, o caso é o mesmo mas levam menos porrada. Mesmo assim, as roscas são bem altas, com um passo de rosca uniforme entre o acoplador e um empalme generoso (pelo menos devem ser assim). Partindo (porque também estão sujeitas) acho que não terá um efeito tão catastrófico quanto as barras que "agarram" os eixos ao chassi.
Mantendo esse sistema, além de uma manutenção persistente, uns pinguinhos de solda entre a rosca e o acoplador não farão mal nenhum.
Espero não ser mal interpretado pois a minha intenção não é criticar "destruindo" o trabalho dos outros. Apenas pretendo contribuir com algum do conhecimento que adquiri com erros próprios e continuar na mesma a aprender.
Sei bem o que custa transformar um carro e quanto é que as opiniões val€€€€m. Estes tópicos estão abertos a qualquer um, mas não sabemos a quantidade deles que pensam estar aptos a transformar só por olhar para fotos - as famosas "bricolages"!
Alguém que domine a matéria, por favor cheguem-se à frente.
Por mim, só me resta congratular o proprietário deste LC90 pela determinação em construir uma máquina infernal, mantendo o aspeto "sóbrio" do carro. Bom gosto sem duvida!
Comment