Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Cruzamento de eixos ?????????? Para que ????????????

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Cruzamento de eixos ?????????? Para que ????????????

Depois de ver varios tópicos sobre cruzamentos de eixos, nunca cheguei a uma conclusão sobre o que o pessoal quer.

QUAL A NECESSIDADE DE TER UM GRANDE CRUZAMENTO DE EIXOS ??????????????????

Podem ver aqui um ex:

Este desenho tem barra estabilizadora

Esta maquina não tem barra estabilizadora:

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Re:Cruzamento de eixos ?????????? Para que ????????????

essa maquina é dos teus lados...do gato yzf...

abraço

Comment

[quote author=MARCO SAMIR link=topic=1943.msg23973#msg23973 date=1302559888]
      essa maquina é dos teus lados...do gato yzf...

abraço
      [/quote]

Sim é ficou em 3º no rain forest no ano passado

MD TT
      $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

exacto...tem bd30 etc etc... vi ao vivo e em prova gostei mt....está muito bom....tinha la uma coisa ou outra feita a correr

...notava se que foi acabado á pressa para a prova...penso eu !!

um dia destes dou a minha opinião sobre os cruzamentos....

abraço

Comment

Boas

Na minha opinião, um bom cruzamento de eixos serve para maximizar o contacto dos pneus com o solo, isto serve o proposito de aumentar a tracção, e de manter a trajectoria do carro sob controlo e melhorar a estabilidade....pode-se introduzir aqui a velha guerra "bloqueios VS cruzamento" há quem diga que com bloqueios já n precisa de muita articulação porque mesmo com apenas 3 rodas em contacto com o solo existe sempre tracção...
          OK é verdade, mas facilmente se observa o quanto perigoso fica um jipe com bloqueios numa picada em cruzamento de eixos, a balançar entre a roda da frente e a de trás que estão no ar...isto com uma boa flexibilidade e com o peso do carro bem distribuido não deve aconteçer. (estabilidade)

Outra situação é o jipe com bloqueios e pouca articulação a subir uma picada de barro com varios regos e valas, entra em cruzamento de eixos e a roda que está no ponto mais alto patina e tem tendençia a escorregar para o fundo da vala isto pode fazer o jipe atravessar-se, se tivesse mais articulação a roda com menos tracção não se afastava do chão e impedia o movimento lateral do jipe. (trajectoria)

A questão da tracção é a mais intuitiva... se 3 rodas a puxar são boas, 4 são melhores ;D

Mas isto de ter muita articulação, tambem tem os seus contras que é aquilo que se vê nalgumas fotos em cima, o adornar excessivo (ou body-roll ) mas isto pode ser resolvido com uma barra estabilizadora, ainda que isso tenha quase sempre "custos" na articulação...

Enfim, mas isto é apenas um pouco da "ciençia"....a "arte" fica com quem percebe mesmo disto e sabe construir e afinar uma suspenção correctamente e de acordo com o desempenho que se pretende...

BoaSorTTe

Comment

[quote author=XTRM4x4 link=topic=1943.msg23994#msg23994 date=1302564464]
            Boas

Na minha opinião, um bom cruzamento de eixos serve para maximizar o contacto dos pneus com o solo, isto serve o proposito de aumentar a tracção, e de manter a trajectoria do carro sob controlo e melhorar a estabilidade....pode-se introduzir aqui a velha guerra "bloqueios VS cruzamento" há quem diga que com bloqueios já n precisa de muita articulação porque mesmo com apenas 3 rodas em contacto com o solo existe sempre tracção...
            OK é verdade, mas facilmente se observa o quanto perigoso fica um jipe com bloqueios numa picada em cruzamento de eixos, a balançar entre a roda da frente e a de trás que estão no ar...isto com uma boa flexibilidade e com o peso do carro bem distribuido não deve aconteçer. (estabilidade)

Outra situação é o jipe com bloqueios e pouca articulação a subir uma picada de barro com varios regos e valas, entra em cruzamento de eixos e a roda que está no ponto mais alto patina e tem tendençia a escorregar para o fundo da vala isto pode fazer o jipe atravessar-se, se tivesse mais articulação a roda com menos tracção não se afastava do chão e impedia o movimento lateral do jipe. (trajectoria)

A questão da tracção é a mais intuitiva... se 3 rodas a puxar são boas, 4 são melhores ;D

Mas isto de ter muita articulação, tambem tem os seus contras que é aquilo que se vê nalgumas fotos em cima, o adornar excessivo (ou body-roll ) mas isto pode ser resolvido com uma barra estabilizadora, ainda que isso tenha quase sempre "custos" na articulação...

Enfim, mas isto é apenas um pouco da "ciençia"....a "arte" fica com quem percebe mesmo disto e sabe construir e afinar uma suspenção correctamente e de acordo com o desempenho que se pretende...

BoaSorTTe

[/quote]

boas, esse boasorte é me familiar ;D ;D ;D e o texto também ;D ja te estava a estranhar ....obrigado pelas dicas, sempre

de muita qualidade...

abraço

Comment

Comment

por acaso nao conhecia esse carro...esta poderoso.....

um dia destes bebemos ai umas frescas... ;D já vendeste o preto ? quando vem a nova maquina ?!!

um grande abraço

Comment

Nos EUA, que se pode considerar um país muito á frente em tecnologia todo terreno, os cruzamentos de eixos excessivos já foram abandonados á muito.
                  Agora até utilizam barras estabilizadoras. Mas obviamente que é importante um nível de articulação mínimo.
                  Creio que na traseira é importante uma grande articulação em extensão ( drop ), enquanto que há frente já tem mais relevância a articulação em compressão.
                  Este princípio aplicado a um tt de série implicaria encurtar os batentes á frente (garantindo que o eixo não fica a bater no motor e os amortecedores não ficam a fazer de batente) e atrás aumentar o comprimento dos amortecedores e dos batentes.
                  Não sei se estou a dizer uma grande asneira...

Comment

A trabalhar...
                  X