Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1987 - "O Bisonte"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ73 - 1987 - "O Bisonte"

[quote author=MD TT link=topic=29938.msg87193#msg87193 date=1382633025]
    [quote author=Guerreiro link=topic=29938.msg87192#msg87192 date=1382632863]

O ideal seria uma bolacha própria no filtro de óleo e aplicar ai os dois tubos para o radiador de óleo?

Abraço oleoso [smile rir-se]
    [/quote]

Existem bolachas proprias com termostacto e sem.

[] [] [] [] [] [] []

MD TT
    [/quote]

Boas MD TT,
    Sim eu conheço essas bolachas mas no meu caso não posso colocar pois o filtro de óleo fica a bater no tubo que sai do turbo
    e como não tenho muito espaço não tenho alternativa.

Excepto se eu colocar um filtro mais pequeno mas não me aconcelharam a fazer.

Abraço e obrigado

Comment

Boas,

Se bem estou a ver as ligações, o retorno do óleo está ligado a um local que também está em pressão, daí não haver circulação de óleo.

Agora das duas uma, ou coloca-se uma bolacha a fazer o bypass do óleo no filtro e assim ele vai em pressão para o radiador e volta ao motor mais frio para ir fazer a lubrificação (parece-me a situação mais aconselhável), ou então esgotando directamente para o carter.

Abraço
      VW Taro (Toyota Hilux LN105) & Land Cruiser KDJ125 & Land Cruiser BJ73 3B

Comment

[quote author=SMartins link=topic=29938.msg87200#msg87200 date=1382639931]
        Boas,

Se bem estou a ver as ligações, o retorno do óleo está ligado a um local que também está em pressão, daí não haver circulação de óleo.

Agora das duas uma, ou coloca-se uma bolacha a fazer o bypass do óleo no filtro e assim ele vai em pressão para o radiador e volta ao motor mais frio para ir fazer a lubrificação (parece-me a situação mais aconselhável), ou então esgotando directamente para o carter.

Abraço
        [/quote]

Boas,

Obrigado pela ajuda, a bolacha era o ideal penso eu mas o filtro vai subir mais e depois o tubo de óleo que sai do turbo tinha que fazer uma curva muito apertada e não é aconselhável pois devera ficar o mais direito possível porque o óleo sai por queda de gravidade.
        A ideia de ir para o cárter pelo que me falaram vou perder pressão no óleo a não ser que tivesse um tubo bastante fino pois se não ao perder pressão o óleo deixa de percorrer todos os canais.

E dessa forma o óleo era arrefecido no radiador e seguia para para o cárter onde se misturava rapidamente com o óleo quente e era quase como se não tivesse radiador pois o ideal é o óleo ser arrefecido e seguir para o bloco para arrefecer o motor.

No caso do turbo o óleo si por gravidade mas no core do turbo ao ser lubrificado funciona como um limitador para não perder pressão.

Estou aqui a analisar a situação e vou fazer testes para descobrir uma forma de resolver o problema.

Abraço

Comment

Boas,

Acho que cheguei ha resolução do problema, pois andei a ver aqui no forum alguns tópicos e máquinas e atravez do tópico do:
          netcruise - BJ40 - 1980 - "Ovelha Negra"

Encontrei esta imagem:

E fui pesquisar pela imagem completa e aqui esta ela:

O que me deu uma excelente ideia para resolver o problema ou seja vou trocar os dois tubos o que vai para o radiador pelo que alimenta o turbo assim:

Pois atravez da imagem do radiador de óleo interno os dois pontos de ligação de óleo ao radiador interno estão relacionadas com as duas saliências da tampa do radiador o que vai acontecer é que vou ligar o meu radiador de óleo externo em paralelo com o radiador de óleo interno e assim na minha teoria fica a funcionar o que vai acontecer o óleo vai seguir pelos dois radiadores tipo como se tivéssemos uma manguei a passar agua que dividia em duas e voltava a unir.

Tipo isto:

Acho que assim poderá funcionar, vou tentar no fim de semana por em pratica esta teoria e ver se funciona.
          E aguardo também as vossas opiniões, pois poderei estar enganado [smile rir-se] [smile rir-se]

Abraço agradecido ao netcruiser []

Comment

Boas
            O raciocinio está totalmente correcto, não mates mais a cabeça com isso, confirma só se o radiador tem alguma valvula (se é da L200 não tem de certeza) e retira os bujões 90344-53003 e o 90345-53001, liga lá os tubos e não percas mais tempo, vai pro mato curtir a maquina... os ditos bujões estão lá para isso mesmo, com caudais exactamente iguais..

José Maria

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=29938.msg87229#msg87229 date=1382680822]
              Boas
              O raciocinio está totalmente correcto, não mates mais a cabeça com isso, confirma só se o radiador tem alguma valvula (se é da L200 não tem de certeza) e retira os bujões 90344-53003 e o 90345-53001, liga lá os tubos e não percas mais tempo, vai pro mato curtir a maquina... os ditos bujões estão lá para isso mesmo, com caudais exactamente iguais..

José Maria
              [/quote]

Boas, obrigado José Maria,

Vai ser isso mesmo amanha já vou tratar disso, sim o radiador é da L200 estive a confirmar e não tem válvula.

Depois informo se ficou tudo ok.

Abraço

Comment

Boas,

Afinal continuo confuso, pois o comportamento é precisamente o mesmo o radiador de óleo num dos tubos fica quente mas nada por demais o do outro lado completamente frio [hmmm] [hmmm] ??

Em termos de performance o Bisonte esta com Power, mas pensava que ele fosse mais lento ou seja assim que arranco acelero um pouco e já esta com 0,5 Bar se acelerar mais vai ate 0,7 mais ou menos, esta a carregar bastante rapido apesar de ainda não ter alterado nada e só no relantin já estou a ouvir a turbina a assobiar.

Estou talvez com problemas na embraiagem/prensa pois esta a dar um cheiro a disco de embraiagem.
                Se alguém já montou um turbo kkk 16 num 3B e aconteceu algo parecido que me possa ajudar agradeço

Alinha de escape esta directa sem panela.

Se poderem dar a vossa opinião é bem vinda.

Abraços

Comment

boas guerreiro,tambem me aconteceu isso depois de montar o turbo,cheiro a embraiagem,como já n é nova não aguenta!

Comment

[quote author=RED BJ link=topic=29938.msg87357#msg87357 date=1382982402]
                    boas guerreiro,tambem me aconteceu isso depois de montar o turbo,cheiro a embraiagem,como já n é nova não aguenta!
                    [/quote]

Boas,
                    Pois parece me que é isso mesmo vou mandar vir talvez o disco de embraiagem e a prensa.

Abraço

Comment

Esses pneus são que medida? ando aqui num dilema com o meu que adequiri a nem uma semana e perciso de por pneus.

Comment

A trabalhar...
                      X