Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

ENGATE DE REBOQUE E LEGALIZAÇÃO (KZJ70)

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

ENGATE DE REBOQUE E LEGALIZAÇÃO (KZJ70)

No meu 70 tenho 2000 KG de peso rebocavel com travão.

Tenho XXXX no peso rebocável sem travão.

1- Será que posso usar no jipe um reboque até 350 KG ( o reboque das motos) Legalmente ??

2- A malta dos 70 importa-se de indicar o peso que tem de rebocável sem travão ??

3- É necessário o engate de reboque estar homologado ???

Abraço

A.,S
    O "FRIGORIFICO"

Re: ENGATE DE REBOQUE E LEGALIZAÇÃO (KZJ70)

Eu reboco um atrelado até 350kg (mota de água), apenas com o seguro de reboque (extra) e a matrícula do Toy... qt a homologações de ganchos de reboque, para este caso, penso q n são necessárias... pelo menos eu n tenho nada disso... e nunca tive problemas.

Comment

O meu caso é o mesmo. O que mais me confunde é ver se o carro tem no livrete alguma capacidade para rebocar sem travão.

É pedir muito para veres no teu ???

o meu livrete ( entenda-se DOCUMENTO UNICO) indica apenas XXXXXX.

O que pretendo saber é se é erro do IMTT, ou se a homologação do KZJ70 é mesmo assim.

Atenciosamente

A.S
      O "FRIGORIFICO"

Comment

Boas,

O meu tb está XXXXXX

mas pelo que sei, os reboques sem travão não podem exceder os 750KG. Logo deverá ser esse o peso máximo sem travão!

Quando ao reboque para mota/jetski/carga esse até aos 350Kg não precisa de ter matricula própria! Passando dos 350Kg peso bruto já obriga matricula própria e o condutor terá de estar habilitado para tal (ver carta de condução a minha é estrangeira...)!

Espero ter ajudado

Abraço

Comment

atenção ao peso do reboque para transitar com a matricula do Toy, não pode exceder os 300kgs e não os 350kgs [:P]

Matrícula
          Artigo 117.o
          Obrigatoriedade de matrícula
          1—Os veículos a motor e os seus reboques só são
          admitidos em circulação desde que matriculados, salvo
          o disposto nos n.os 2 e 3.
          2—Exceptuam-se do disposto no número anterior
          os veículos que se desloquem sobre carris [glow=red,2,300]e os reboques
          cujo peso bruto não exceda 300 kg.[/glow]

os reboques com mais de 750 kgs de PB tem de ter sistema de travagem

quanto à carta de condução de categoria B pode o peso bruto do conjunto,veiculo + reboque, ir até aos 3500 kgs

Artigo 123.o
          Carta de condução
          1—A carta de condução habilita a conduzir uma
          ou mais das seguintes categorias de veículos:
          A—motociclos de cilindrada superior a 50 cm3,
          com ou sem carro lateral;
          B—automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos
          compostos por automóvel ligeiro e reboque de
          peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior,
          com peso bruto do conjunto não superior a
          3500 kg
          , não podendo, neste caso, o peso bruto
          do reboque exceder a tara do veículo tractor;

abraço
          Berto Lima
          Can-am Outlander 500 Max XT
          Ex-Toyota Landcruiser VX 3.0 (KZJ70)

Comment

[quote author=Azblima link=topic=30694.msg36213#msg36213 date=1315517476]
            atenção ao peso do reboque para transitar com a matricula do Toy, não pode exceder os 300kgs e não os 350kgs [:P]

Matrícula
            Artigo 117.o
            Obrigatoriedade de matrícula
            1—Os veículos a motor e os seus reboques só são
            admitidos em circulação desde que matriculados, salvo
            o disposto nos n.os 2 e 3.
            2—Exceptuam-se do disposto no número anterior
            os veículos que se desloquem sobre carris [glow=red,2,300]e os reboques
            cujo peso bruto não exceda 300 kg.[/glow]

os reboques com mais de 750 kgs de PB tem de ter sistema de travagem

quanto à carta de condução de categoria B pode o peso bruto do conjunto,veiculo + reboque, ir até aos 3500 kgs

Artigo 123.o
            Carta de condução
            1—A carta de condução habilita a conduzir uma
            ou mais das seguintes categorias de veículos:
            A—motociclos de cilindrada superior a 50 cm3,
            com ou sem carro lateral;
            B—automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos
            compostos por automóvel ligeiro e reboque de
            peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior,
            com peso bruto do conjunto não superior a
            3500 kg
            , não podendo, neste caso, o peso bruto
            do reboque exceder a tara do veículo tractor;

abraço
            [/quote]

Mesmo sem a indicação do peso do reboque sem travão posso então circular, correcto ???

É que quanto à carta, tenho todas ... (A culpa é de um amigo meu, que me disse que para namorar com a irmã dele tinha que tirar carta de pesados e articulados, e como ele é grande achei melhor .... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [bjos] [bjos] [bjos] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]).

Agradeço o esclarecimento

Abraço

A.S
            O "FRIGORIFICO"

Comment

bem a maior parte destes reboques sem matricula são construidos de forma caseira ( como o meu) e nem documento unico tem pois não tem matricula, então as autoridades não tem forma de saber o seu peso , a não ser que estejam a usar uma balança para o pesar ou apreendam o reboque para confirmação do peso, mas isso acho que não aconteçe. []

se tiver aspecto de pouco peso se calhar na tens problemas, agora se a mota de agua tiver documentos e mençionar um peso próximo dos 300 kgs, podem deduzir que o peso da mota mais o de reboque exceda os 300kgs. Por exemplo se a mota pesar 295Kgs logo pode haver chatiçe [:-X]
              mas quanto a pesos destes brinquedos na faço a minima, sou só eu a especular []

abraço
              Berto Lima
              Can-am Outlander 500 Max XT
              Ex-Toyota Landcruiser VX 3.0 (KZJ70)

Comment

[quote author=Azblima link=topic=30694.msg36230#msg36230 date=1315528509]
                bem a maior parte destes reboques sem matricula são construidos de forma caseira ( como o meu) e nem documento unico tem pois não tem matricula, então as autoridades não tem forma de saber o seu peso , a não ser que estejam a usar uma balança para o pesar ou apreendam o reboque para confirmação do peso, mas isso acho que não aconteçe. []

se tiver aspecto de pouco peso se calhar na tens problemas, agora se a mota de agua tiver documentos e mençionar um peso próximo dos 300 kgs, podem deduzir que o peso da mota mais o de reboque exceda os 300kgs. Por exemplo se a mota pesar 295Kgs logo pode haver chatiçe [:-X]
                mas quanto a pesos destes brinquedos na faço a minima, sou só eu a especular []

abraço
                [/quote]

Não tenho problema por ai também porque a mota em questá só é de agua quando chove....

Está de certeza abaixo do limite dos 300 kg, mesmo com duas em cima...

Já com três ....

Só a balança é que diz o contrario ...

A.S

O "FRIGORIFICO"

Comment

A trabalhar...
                X