Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

o meu vm!!

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

o meu vm!!

boas tenho o motor vm5
    ouço falar muito mal destes motores gostava de saber os problemas ao certo e se da para
    contorna-los...
    desde que o jipe nao aqueça nao ha problema certo?
    obrigado

Re: o meu vm!!

Boas,
    Eu ja tive um motor desses no meu bj73, problemas... bom, o que requer grande atençao nos motor VM4 e 5 cilindro, de facto é a cabeça do motor, que sao 4 e 5 cabeças respectivamente, cabeças independentes e de origem vêm tanbem com juntas independentes. o problema nesses motores é k a sua conceçao nao é a melhor a nivel de pernos de aperto das cabeças, e com as oscilaçao de temperaturas e vibraçoes etc acabao por trazer problemas mais sedo ou mais tarde...outro ponto é o crquito de arrefecimento (agua) que alem de os canais nas cabeças serem muito estreitos, a agua entra 1º na 1ªcabeça, aquece,sai e entra para a 2ª cabeça e assim susseciva mente ate xegar a ultima onde ja vai com uma temperatura bem alta.
    Nao sei dar grande promenor, mas sei que existiu um ALFA ROMEU com motor VM mas que trazia ja uma junta de cabeças inteira (convencional) sendo o motor de cabeças independentes na mesma... dizem que essa junta é melhor...
    Nada como andar com "juizo" em auto estrada e a controlar bem o ponteiro da temperatura, e manter sempre o cirquito de arrefeciento em bom estado (termo estato etc etc)
    Os 73 vm 5cil, vêm incorporado no radiador de agua, uma parte é radiador de oleo (esta la ligado tb) manter sempre o radiador limpo por fora para melhor arrefecimento quer de agua quer do oleo.
    o meu tinha o turbo trancado (1.5bar) e um toque de gasoleo e era engraçado)

Abraço VM []

Comment

obrigado pela ajuda...
      quem ja tiver tido mais vms pode opinar
      abraço

Comment

CONTORNAR.....?

tira e mete 1kz-t...

Comment

... não o ligues e fica só a olhar para ele... [smile rir-se]

Salvo erro, o cherokee tb tinha essa junta única ... tenho duas para aqui algures...

PS: tem muita calma com o pé direito ... não apertes com ele senão ele aperta contigo...
          XaruTTo

Comment

Re:mods no meu vm!!

boas que modificaçoes ei de fazer no meu motor para o tornar mais potente e mais fiavel?
            abraço

Comment

[quote author=tiago123 link=topic=30824.msg37504#msg37504 date=1317385146]
              boas que modificaçoes ei de fazer no meu motor para o tornar mais potente e mais fiavel?
              abraço
              [/quote]

Bom, no meu ultimo post, tem la informaçao soubre isso, mas na minha opiniao, fiavel, deixar os parametros de origem e ter atençao ao cirquito de arrefecimento e ao pé direito em estrada.
              Potencia, aplicar um intercooler, afinar a porca da westgate do turbo com um manometro para no maximo 1.2bar, dar uns tokes na bomba injectora e mais debito. aliado a um bom escape, de 60mm directo, e uma boa cx de filtro de ar / snorkel.
              Assim, ter o tripolo da atençao ao pé direito, mais que isto vai de serto incortar drastica mente a fiabilidade do motor.

Comment

[quote author=tiago123 link=topic=30824.msg37504#msg37504 date=1317385146]
                abraço
                [/quote]

Trocá-lo por um 15BF-T

[smile rir-se] [smile rir-se]
                RABBIT

Padrinho Mor

Comment

põe um 3b. e um turbo nisso [] são mais baratos e têm bastante fiabilidade
                  BJ40 - So mystic and divine

Comment

Tiago,

Tal como tu também tenho um BJ73 VM5, até à data sem problemas...! Apenas por curiosidade quantos km tem o teu motor? quais os pneus? consumos? velocidade máxima (até 3.000rpm)? tipo de utilização?

Vou dar-te uma ideia do meu:
                    - KM: 170.000 (supostamente) [smile rir-se]
                    - Pneus: 235/85/16 MT
                    - Consumos: >15l/100km
                    - Vel.max: 110km/h (até 3.000rpm)
                    - Utilização: 60% estrada 40% fora de estrada

Na minha opinião além dos problemas de aquecimento indicados o principal defeito deste motor é o facto de ser muito "roceirão" e nos levar a utilizar a caixa com muita frequência. Consegui minimizar este problema ao alterar o debito da bomba injectora mas os consumos também se ressentiram assim como o aumento do fumo à saída do escape...

Abraço
                    RP
                    Sócio nº 46 @ BJ73 VM5!

Comment

A trabalhar...
                    X