Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Ligar auto-rádio em J9

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Ligar auto-rádio em J9

Boas a todos os foristas.

Tendo sido alvo de furto no KZJ90 que conduzo, e tendo levado o auto-rádio e cabo adaptador, encontro-me agora com um problema de ligação em que o novo auto-rádio perde memória com o desligar do carro.

Indo por partes.
    Aquando do roubo, ficaram à vista os seguinte cabos: 2x banana de antena, 1x cabo largo da toyota (12 fêmeas), 1x cabo estreito toyota (6 fêmeas) e um cabo amarelo sem terminal (tem fita isoladora na ponta dando a entender uma ligação manual)
    Já adquiri o cabo adaptador toyota -> universal e tenho um auto-rádio que funciona noutro carro.
    Liguei tudo o que sabia (deixei o cabo amarelo e uma das bananas de antena que nem tinha sinal sem ligação) e o rádio perde memória quando desligo.
    Desmontei, cruzei o cabo vermelho e o amarelo no adaptador (até vem com conectores rápidos visto ser habitual esta mudança) e o rádio continua a perder memória quando desligo.

Cheira-me que há alguma coisa com o cabo amarelo que estava com fita isoladora.
    Alguém consegue fornecer luz para este problema?

Abraços.

Re: Ligar auto-rádio em J9

Boas! []

Os auto-rádios funcionam com duas entradas de corrente:

- Uma entrada para quando se ligar a chave o auto-rádio ligar, ou seja, corrente "descontínua" (o corta corrente é a ignição).

- Outra entrada deve ser permanente (estar sempre com corrente com ou sem a ignição ligada).

Esta última é a que faz funcionar a memória interna do rádio.
    Se este fio não estiver ligado não tens hipótese, ele perderá sempre a memória assim que desligues na ignição.

Espero ter ajudado.
    Abraço
    SérgioBJ

Comment

Re: Ligar auto-rádio em J9

Desde já obrigado pela resposta Sérgio.

Devido a essa condição, já tentei a permutação entre o cabo amarelo e o vermelho, e vejo para trás que a ligação do carro tem sempre cabo nesses polos, mas mesmo assim não funciona.
      Como não tenho o voltímetro/multímetro (não sei qual é que é ao certo) só me sobra duas opções, ou algum forista que tenha um carro destes tira o seu radio para analisar o que se passa com o tal cabo amarelo solto ou vou ter de ir a um electricista.
      Já agora, em LX, alguém tem contactos de quem sabe resolver isto? De preferência que esteja aberto ao sábado.

Abraços.

Comment

A trabalhar...
      X