Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Velas de incandescência queimadas ao fim de 30000km

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Velas de incandescência queimadas ao fim de 30000km

O meu 73 VM4 derreteu 4 velas BOSH (com núcleo cerâmico e blablabla) ao fim de 3 anos (+-30000km).
    Isto é normal? A experiência que tenho é durarem centenas de milhar de quilometros.
    Haverá algo a causar isto prematuramente?

Obrigado

Re: Velas de incandescência queimadas ao fim de 30000km

não estarás a abusar no aquecimento delas?

tipo, deixar mais tempo do que o devido a aquecer? ou por exemplo cada vez que pegas no jipe (já quente) aqueces a resistencia antes de dar a chave?

no meu, só aqueço as velas na primeira vez que ando com ele quando o jipe está frio. depois nunca aqueço. chega a ficar parado 2 3h.. e não aqueço. ele pega na boa
    BJ40 - So mystic and divine

Comment

Por acaso tenho sempre o cuidado de deixar aquecer. Quando apaga a luz no painel dou á chave. Pensei que isso era bom para o motor.

Comment

nisso fazes bem. mas tou a falar quando o motor já tá quente.

Comment

O mecânico diz-me que o sistema tem uma válvula que as liga/desliga em função da temperatura de funcionamento. A frio (de manhã) elas permanecem ligadas (não no máximo claro) cerca de 8 minutos.
          Portanto, independentemente de no arranque esperar ou nao que a luz do painel apague elas vão ficar incandescentes.
          Outra situação é o facto de queimar uma e a corrente das 4 ficar a abastecer 3 e por aí fora fazendo-as queimar precocemente.

Comment

ah ok. então esquece o que eu disse.

alem disso no meu bj40 é diferente. para aquecer as velas tenho de rodar a chave para o lado esquerdo, e para ligar o motor é para o lado direito.

abraço

Comment

Quando queimam mestes as 4 ou uma de cada vez?

Comment

As 4. A minha questão é que quando as meti ainda tinha 1 boa e com 170000km em cima. Estas da BOSH sairam uma boa me#%&$da. Mais vale meter originais usadas que fico melhor servido.

Comment

Boas, pessoal.

Na verdade não percebo nada de VM's mas acho 8 minutos muito tempo. 3 minutos seria mais normal, por exemplo... E pode ser esse um motivo capaz de reduzir a vida útil das velas. Não terás o temporizador pifado?

Por outro lado, o mais provável é teres um curto-circuito no sistema ou até uma vela que tenha falhado prematuramente e tenha ficado em curto-circuito e por esse motivo as outras vão a seguir...

De qualquer maneira, as Bosch são de certeza muito melhores do que qualquer italianice que venha lá de origem; podes ter a certeza disso...

Abraço,
                  André Ferreira
                  "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

O que é certo é que a italianice durou 170000 km e quando se substituíram pelas afamadas BOSH uma ainda estava como nova.

Material de aftermarket cada vez é mais foleiro e dura pouco mais do que o tempo de garantia. E a BOSH está no mesmo caminho. Se já alguma vez meteram escovas limpa pára brisas BOSH percebem o que estou a dizer. E, neste caso velas.

Ainda há uns meses substituí um vedante da cambota por um de concorrência e voilá, mal o bloco aqueceu ficou a verter mais óleo do que o original já ressequido. Toca a desmontar tudo e meter o de origem. Sinais dos tempos.

Comment

A trabalhar...
                    X