Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Problemas aquecimento BJ73 Motor 3B

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Problemas aquecimento BJ73 Motor 3B

Boas pessoal,
    Venho aqui contar uma historia que se passou comigo há uma semana a traz, tenho um BJ73 Motor 3B e acontecia que no interior estava a aquecer bastante pois a torneira da agua que vai para o radiador da sofagem estava sempre aberta, e o que fiz foi desligar os tubos que saem do motor e colocar uns tampões o problema ficou resolvido, mas a tampa do corpo do termostato também já não vedava muito bem e comprei essa mesma tampa e o corpo de cima do termostato que é de alumínio e também estava corroído, feito isto pensei a maquina esta ok.
    Mas acontece que fui ajudar no rally cá no Faial (Açores) e estava já no troço onde ia decorrer o rally quando o motor começou a aquecer mas uma coisa assim mesmo grande pois quando dei por mim o motor estava com 110 - 115ºC pensei algo não esta bem, é melhor parar ia para encostar e ...buuummm rebentou me o tubo de agua que vai da bomba de agua para o radiador tubo de baixo, claro a agua ha temperatura que estava evaporou toda e a temperatura do motor subiu ainda mais estrondosamente o manómetro que tenho é um FAE e foi ao máximo que era 120ºC o ponteiro não marcou mais pois já estava encostado, ou seja não sei ao certo a temperatura a que o motor chegou.
    Pensei a junta e a cabeça do motor já devem ter ido ha vida, e vendo a minha vida andar para traz.
    Fui então no outro dia ter com o meu amigo Zé Manuel a minha ideia era desmontar já o motor para ver os estragos, mas ainda ligamos a algum pessoal mais entendido na matéria o Lenhador que esta bem dentro destes motores, e antes de desmontar tudo vamos primeiro fazer algumas verificações.
    Trocar de radiador medir o caudal da bomba de agua, verificar o viscoso da ventoinha, testar a maquina e assim foi, a bomba de agua estava ok, o viscoso da ventoinha desmontamos e aplicamos uma graxa da valvoline e de resto tudo parecia normal, conseguimos outro radiador praticamente novo do mesmo tamanho e isto já a noite ia grande por volta da uma da manha tínhamos tudo montado então vamos testar a máquina.
    Subir a caldeira pois é sempre a subir uns quantos quilómetros, a maquina foi puxada ate nao poder dar mais mudanças bem expremidas e fiquei bem contente depois dos calores que o motor apanhou a temperatura não possuo dos 82 - 85 ºC isto sem termostato já foi encomendado mas ainda não chegou.
    Conclusão fiquei bem contente por não ter mais prejuízos e fiquei a conhecer que este motor um pouco melhor pois é uma maquina de guerra autentica que a Toyota desenvolveu, quando o tubo de agua rebentou e a temperatura subiu estrondosamente , abri o capo e o motor estrelava para todos os lado parecia que se estava a partir todo depois de isto tudo só levou o radiador e esta impecável que motor espectacular ))
    Motor 3B pelo que fiquei a saber tem cabeça, junta e bloco do motor tudo em ferro fundido.
    Ainda bem que quando comprei este 4x4 escolhi um Toyota.
    Abraços com historia.

Re: Problemas aquecimento BJ73 Motor 3B

Atenção que estes motores não devem andar sem termostacto.

[8)] [8)] [8)] [8)] [8)] [8)] [8)] [8)]

Ou melhor podem tirar o termostacto mas tem que fazer uma alteração.

[:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X]

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Boas MD TT,
      Quando comprei o BJ73 já vinha sem termostato, mas pelo que tive a ver quem o tirou não fez adaptação nenhuma, abriram o corpo retiraram o termostato e o vedante (junta) colocaram cola de junta e fecharam de novo, não sei se fizeram alguma alteração como me estas a dizer.
      De qualquer das formas já mandei vir o termostato e a junta para colocar tudo nos conformes.

De qualquer das formas obrigado.

Abraço agradecido.

Comment

conheço quem lhe tenha acontecido igual no 3b

mas não sei como ficou em questão de danos materiais.

3b é grande motor, mas gosto muito do B [smile rir-se]
        BJ40 - So mystic and divine

Comment

Boas pessoal,

Tenho andado distante pois o tempo tem andado escasso, mas é para informar que em relação aos aquecimentos do bisonte foi só mesmo o radiador, levou um novo mais o termostato e nunca mais tive problemas de aquecimento hehe, em termos de estragos não notei nada esta a andar 5 estrelas.

Cumprimentos fresquinhos.

Comment

Boas Guerreiro,

Então e fotos dessa machine a bombar [hmmm] Venham elas que a malta gosta []

Abraço fotoless
            KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

A trabalhar...
            X