Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Overdrive

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Overdrive

Pessoal, uma ajudinha aqui ao nabo.
    Como estou a ajudar o meu mano a comprar um jipe, apareceu hdj 100 um em espanha de caixa automatica com overdrive a excelente preço.
    Em Português corrente, o que é o overdrive?
    2ª pergunta. o 100 é uma boa opçãp para jipe de dia a dia e para passeios tipo o que fizemos?

Abraços do nabo
    Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
    Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de Land cruiser...

Re: Overdrive

...eu tenho ideia que o overdrive é a 5 mudança mas electrica...

Comment

Sim, o overdrive é uma última mudança, quase todas as caixas automáticas têm. Mas não é eléctrica, aliás muita gente se confunde no que toca às caixas auto; tirando as de última geração, das quais nada sei, todas as caixas automáticas são hidráulicas, podem é ser controladas electronicamente em vez de cabos ou tirantes. Já não se usam cabos ou tirantes practicamente há 20 anos!

Relativamente à segunda questão, infelizmente só tive o prazer de conduzir um HDJ100 uma vez e apesar de a disponibilidade / nervosismo do motor ser um bocadinho decepcionante, aquilo é um sonho... Os donos de 100's que se cheguem à frente e digam de sua justiça. []

Abraço
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas, no caso dos 100 e outros idênticos nao sei como é o funcionamento....

existem vários tipos de over drive, os mecânicos que são basicamente uma caixa de aumentadoras, que permite aumentar

cada mudança em cerca de 30% .Tal como existe a caixa redutora...existe uma outra para aumentar...o dito O.V

existem também outros tipos, um tipo que apenas é 5 e meia...portanto vamos em quinta e metemos O.V aumentando a relação e

diminuindo as RPM em função do esforço do motor e consumos etc...este sistema tem mais um carreto...

existe também o chamado over drive que nao é mais nem menos que uma 5 mais longa...vamos em quarta e ao metermos 5

esta tem uma desmultiplicação superior em relação a um dita quinta normal....

o over drive melhor que ja conduzi, e ja tive, foi o mecânico que permite aumentar todas as velocidades... neste momento

tenho aqui uma moto uma goldwing 1200 com over drive...basicamente é uma quinta longa...

os land rover por ex: tem que eu saiba 2 tipos...os que fazem 30% em todas as mudanças e um que faz por ex um 6 vl....para td5 ..

accionamento é eléctrico por botão... este em questão não apenas mais um carreto na caixa, mas sim uma outra caixa incorporada

na caixa de origem... ja tenho tido varias maquinas com overdrive inclusive carros U.S.A, o que eu pessoalmente defendo como

overdrive é uma 6 mudança...ou uma caixa de aumentadoras que permite aumentar todo as as mudanças...nao sei se este post

ajuda...mas...

abraço

Comment

Samir, nos carros americanos que já tiveste, de caixa auto, provavelmente seria a 4ª velocidade. Ou tiveste carros americanos muito recentes? Caixas auto de 6 velocidades são hoje em dia e com 5 só conheço depois do ano 2000 aproximadamente... Mas tu já tiveste tantos, que eu sei lá! [bjos] [bjos] [bjos]

Grande abraço,
          André

Comment

[quote author=axf link=topic=31868.msg54762#msg54762 date=1340322021]
            Samir, nos carros americanos que já tiveste, de caixa auto, provavelmente seria a 4ª velocidade. Ou tiveste carros americanos muito recentes? Caixas auto de 6 velocidades são hoje em dia e com 5 só conheço depois do ano 2000 aproximadamente... Mas tu já tiveste tantos, que eu sei lá! [bjos] [bjos] [bjos]

Grande abraço,
            André
            [/quote]

ja tive alguns...mas tambem ando calçado ha 35 anos e nao sei fazer sapatos...lololol

ja passou aqui em casa alguns... e neste momento o meu pai tem uma ford f250 com 5 e mais over drive...é de 2006 [8)]

abraço

Comment

[bjos] [bjos] [bjos] sweet... É o V8? 5.4 ou qualquer coisa assim? Isso é que deve de ser um motor... (desculpem o off-topic)

Comment

[quote author=axf link=topic=31868.msg54766#msg54766 date=1340323315]
                [bjos] [bjos] [bjos] sweet... É o V8? 5.4 ou qualquer coisa assim? Isso é que deve de ser um motor... (desculpem o off-topic)
                [/quote]

sim é v8 a gota...cilindrada na verdade nao sei....chegou ha dias e ainda nao a explorei bem...

por ex: tenho aqui um amigo que tem uma ford v8 diesel, com uma caixa com 8 vl...uma 1 super reduzida, depois 1,2,3,4,5, R e O.V

esta caixa é manual, e é uma ford f-350 super duty ...é 4x4 e é usada para trelas de cavalos, e pequenas maquinas como tratores

e bubketes etc...caixas ha muitas... [smile rir-se]

abraço [smile rir-se]

Comment

o 100 é um grande jipe...grande em tudo!!!

eu trocava qualquer 100 por um 95d4d sem hesitar.

o 100 é sempre automático....

o 95 gasta menos 5lt\100km, anda muito mais em autoestrada e é mais facil conduzir... em todo terreno e em cidade

deve pagar menos de selo... menos seguro...

mas é opiniao minha...

Comment

HDJ100.. Tal como disseram antes, é grande em tudo! As manutenções são necessárias e a estima também, caso contrário torna-se um prejuízo (como qualquer carro). Como é um topo de gama, paga-se bastante pelas manutenções/peças.
                    Os livros dizem: 204CV às 3400rpm; 460N.m logo às 1400rpm. Tem 2650Kg.

O meu é de 5/98. Suspensão hidráulica, Cx PRND21 c/ overdrive, com quase 170MKm. Até hoje sem problemas. Tudo Ok.
                    Quando se conduz um 100 automático (sem experiencia em Cx autom.) fica-se desiludido/desconfiado com a entrega da potência. Estamos habituados a trabalhar com a Cx. 3ª e 4ª são mudanças que gozamos. O mesmo carro com cx manual já parece um fogetão. Depois de sabermos utilizar a Cx automática em toda a potencialidade, já mudamos completamente a ideia. Para o tipo de carro que é, a Cx. automática assenta-lhe que nem uma luva. O que muda é a gestão da intensidade induzida no acelerador e o principio de funcionamento da Cx.

A Cx PRND12 é composta por: P (parque); R (marcha atrás); N (neutro / desengatado); D (marcha para frente, totalmente livre); 1 (limitada a 1ª velocidade); 2 (limitada à 1ª e 2ª velocidade). Depois existe uns botões para: accionamento de overdrive (gestão de velocidades intermédias), Power Eject (permite esticar as mudanças ao máximo), e um outro para arranque em 2ª velocidade (neve, lama, areia,..).

Comparar consumos depende muito da zona e trajecto que se faz. No Alentejo é tudo recto, no Minho sobe e desce, etc..
                    Antes do 100 tive um 95 de 1996. Bebiam mais ou menos o mesmo até aos 120-140km/h.

1) Em velocidade máxima a espremer o carro até ao tutano, pata a fundo:
                    Exemplo real: A3 Braga-Porto, depósito atestado:
                    - HDJ100 em 39Km gastou cerca de 19litros (+/-) [:-[ [smile rir-se]. Passou os 200Km/h e numa subida acentuada aguentou-se sempre acima dos 190 [8)] quase 50 Litros aos 100. Mas tem power e estabilidade... bebe o que quisermos. Transmite muita segurança pois a suspensão adapta-se ao andamento automáticamente (descendo o ponto de gravidade) e manualmente (ajustando carga aos amortecedores; 4 pontos desde o mais soft até ao mais rigo).
                    - KZJ95 em 39Km gastou quase 10 litros. Chegou a passar os 180Km/h e na mesma subida baixou ligeiramente os 160Km/h. Não tem a mesma estabilidade que o 100.. nem qualquer comparação possivel. Na mesma corrida, o 95 faz suar um pouco mais.

2) Condução normal (nem depressa nem devagar):
                    - KZJ95 gastava uma média de 13 a 14 litros;
                    - HDJ100 cerca 15 a 16 litros.

3) Minimo dos minimos:
                    - KZJ95 quase 11 litros;
                    - HDJ100 quase 12 litros.

Quanto a suspensão, apenas poderei falar do modelo c/ susp. hidráulica.
                    Não sofre dos mesmos males que o modelo pneumático e comporta-se lindamente.
                    A gestão de altura pode ser feita automatica ou manualmente em 3 posições: baixa, média e alta. Tem um sistema de segurança que, a partir dos 30Km/h o modo manual fica desactivo (independente de estar ligado ou desligado).
                    Não sabendo dizer medidas com precisão vou admitir que a diferença da posição média para a alta são 8cm. No monte, acionando as redutoras, a suspensão levanta automáticamente. Com cruzamento de eixos, inclinações frontais e laterais, a suspensão aumenta mais 4cm mas não actuando da mesma forma nos 4 pontos de suspensão. Quando 2 levantam os outros 2 mantêm ou baixam ligeiramente. A suspensão obtém a sua posição através de uns sensores.. quando obrigamos o carro a estar alto, mas o ponto x no sensor está abaixo do esperado, ele volta a subir.
                    Quanto a isto poderá haver pessoal com o assunto mais fundamentado, pois nunca me importei em ir ao pormenor. Mas a gestão automática neste assunto é fabulástica.

É sem duvida um carro para OFF ROAD (diferente de trial). No Minho não há muitas zonas para explorar um HDJ100: muita pedra, caminhos estreitos e muitas inclinações (proximo de trial). Sitios no Minho onde se consegue puxar pelo potencial do carro são os corta-fogos, onde sobe com bastante à vontade, não precisando de esgravatar para puxar +/- 2700Kg de carro.

Isto já vai carregado de off-topic [ahhhhhh] []

CumprimenTTos,

VITELA - sócio FLC nº 39

Comment

A trabalhar...
                    X