Aviso
Colapsar
Não há avisos ainda.
BJ73 - 199? - "..."
Colapsar
X
-
Boa tarde pessoal, tenho este nj 73 que aos poucos tenho estado a transformar, está com motor kzt com geometria e mais gasoleo, com pneus 33 rechapados. Já chega para passar onde os patrois não passam
Nesta fase vou partir para os bloqueios e tou indeciso por bloqueios ou autoblocantes...Na minha zona temos atasqueiros e uns serros...não tem pedra.
Estou tambem a pensar por pneus 35 e gostava de dar mais aço ao motor...gostaria de saber a vossa opinião...se devo de ficar pelo turbo e gasoleo ou se posso fazer algo mais.
Abraço
-
Um bloqueio atrás parece-me a operação mais consensual e mais fiável. Uma vez que a utilização é por lamaçais, mais sentido fará. Dependendo se a tua máquina tem eixo flutuante ou não, permite ou não a troca dos respectivos diferenciais e/ou bloqueios.
Durante 5 anos usei um bloqueio tipo lock-right (aussie locker, que agora chama-se LOKKA) atrás e LSD á frente. Cumpria.
Sobre o motor será conveniente montar um intercooler e uma linha de escape dimensionados em função da carga do turbo.
- Likes 1
Comment
-
Obrigado pela tua mensagem...tou só com LSD atras. Estava com a ideia de colocar ao contrario, autoblocante atras e bloqueio à
frente...isto para não perder direção. Mas o
que me aconselhas te faz sentido
Não sei até q ponto é q faz sentido o intercooler,praticamente não faço alcatrão...e escape tenho pouco...60 de diametro de inox com 40cm de comprimento.
Peço desculpa se estou a dizer uma barbaridade...não sou grande conhecedor,tenho feito algumas coisas com base em algumas opiniöes e pesquisa...sempre com muita vontade de aprender
Comment
-
Boas,
Adoro o conceito KZT73!

Vou seguir o teu tópico com muita atenção...
Concordo com o filipefalcão. Para já, põe intercooler com ventoinha (para não estalar a cabeça) e só depois é que deves pôr mais carga!
escape de 60 com 40cm de comp de parece-me curto, deve reduzir o binário... mas como o motor tem muito pode ser que não tenha falta... não sei, mais solto fica, agora se estraga o turbo e o motor...

Abraço curioso"""'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
_________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________
- Likes 1
Comment
-
O que pensas fazer nos diferenciais é como eu tenho neste momento. Bloqueado á frente e lsd atrás. Em trialada e principalmente zonas pedregosas como aqui no Minho/Alto Minho é mais eficaz.Publicado por Antonio bj73 kzt Ver PublicaçãoObrigado pela tua mensagem...tou só com LSD atras. Estava com a ideia de colocar ao contrario, autoblocante atras e bloqueio à
frente...isto para não perder direção. Mas o
que me aconselhas te faz sentido
Não sei até q ponto é q faz sentido o intercooler,praticamente não faço alcatrão...e escape tenho pouco...60 de diametro de inox com 40cm de comprimento.
Peço desculpa se estou a dizer uma barbaridade...não sou grande conhecedor,tenho feito algumas coisas com base em algumas opiniöes e pesquisa...sempre com muita vontade de aprender
Contudo nem tudo são rosas. Ao fim de 4 ou 5 tardes de tt, parti uma ponteira de transmissão. Pneus 33". Optei por meter duas da Longfield.
A direcção assistida também se mostra insuficiente com a frente bloqueada. Abri mais a passagem de óleo, ficou melhor, mas não chega. Neste momento só ligo 4x4 em absoluta necessidade; caso contrário o óleo aquece demais e fico sem direção. Desfiz uma correia da direção assistida nova em 3 meses.
O escape largo vai servir para libertar mais calor do motor. O intercooler mete ar mais frio e com mais oxigenio no motor, queimando mais gasóleo= mais potência. Com ventoinha melhor.
Pressões de turbo altas arrebentam os motores todos, se pensas em fiabilidade e durabilidade do motor, brinca com o débito, e deixa o turbo no minimo possível.
- Likes 1
Comment
-
Conheço bem o Minho...normalmente passo sempre 1 semana de ferias aí em cima!
Os terrenos aqui são completamente diferentes...areia, barro e os serros que subimos raramente tem pedra...resumindo, muito atasqueiro! Anda-se muito com as 4 ligadas, de repente ficas atascado do nada..por isso é que a rapaziada usa muito pneus grandes...é tudo 35 para cima.
Pelo que percebi a melhor solução é colocar ARB nos 2 eixos...mas é caríssimo, no mínimo 1800 euros para fazer a festa. Uma coisa é certa, tenho que evitar problemas de direção e o autoblocante à frente deve ficar fora de questão.
Já comprei um intercooler e uma ventoinha eléctrica para colocar juntamente com o viscoso( ventoinha origem)), não tenho problemas de aquecimento mas vou colocar o radiador de óleo e o intercooler junto do radiador de agua. Ou seja vou puxar o radiador de agua para mais perto do viscoso e com isto vou ficar com espaço à frente para colocar o intercooler, radiador de óleo e a ventoinha para dar uma boa ajuda à circulação do ar. É claro que tenho que ter cuidado para não tapar em excesso o radiador de agua com o intercooler e o rad óleo.
Tenho um turbo 22/60 vk preparado por uma casa que prepara muitos turbos para a XS 5 e outros que competem em Trial, turbinas mfs, etc...com umas ligeiras alterações, ficou muito bom juntamente com um toque na bomba...neste momento está a fazer 1.6 bares e mexe-se muito bem. Sinceramente 1.6 bares não acho muito...anda muito jipe aqui com 2 para cima.
Isto tudo sem aquecimento...é muito raro o ponteiro da temperatura chegar a mais de meio...tem que ser muito mas muito apertado...e recupera rápido.
Relativamente ao escape vou colocar também de inox, mas com 70 de diâmetro e mais comprido.
Vou colocar umas fotos mais tarde...
Comment
Comment