Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 VM o mal amado...

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Vou dar uma modesta opinião, não sobre os VM´s, porque não possuo nenhum, mas dos motores Toyota, quando andei a procurar um BJ73, fugia dos VM´s como o diabo foge da cruz, hehe, porque toda a gente falava mal deles, a própria diferença de preços era grande, mas queria um motor "supostamente" fiável, pois, o que é certo e que e apesar de ter quase 400000 km, muito provavelmente terá de levar a cabeça, pois ha mais de 5 anos que cria ar no circuito de refrigeração e cada vez pior, mais de 100 km e o reservatório fica cheio e a deitar agua fora, pelo tempo que o sintoma dura duvido da junta, pois tive um UMM atmosférico e a junta queimou e foi numa questão de poucos meses e ter necessidade de a trocar,
    o meu VX, comprado está quase a fazer 22 anos, portanto NOVO na minha mão, tem actualmente pouco mais de 200000 km, sempre mais que bem cuidado, pressões de turbo de origem, apenas um "cheirinho" de gasóleo dado no compensador do turbo, que nem faz quase fumo nenhum, e sem abusos na condução, há uns dois anos e pouco para cá os mesmos sintomas do Bj, ar que vai ganhando no circuito de refrigeração, em principio ainda pensei ser uma eventual fuga que havia na ligação á torneira da soufagem, como mudei a correia de distribuição, mudei tudo relacionado, bomba de agua, termostato para 76º, o radiador levei-o para casa para o limpar bem, viscoso levou óleo de 10000 e um pouco de 15000 cst para "atestar", ficou praticamente trancado, ou seja o motor trabalha um pouco mais fresco, numas voltas que fiz á posteriori, o fenómeno persiste, ou seja provavelmente cabeça a começar a dar sinal de passagem,
    até no RAV4 num forum espanhol já li relatos de juntas e cabeças estaladas em carros com menos de 100000 km, o meu tem 75000 km e a agua misteriosamente já desceu um pouco,
    portanto motores fiáveis ? pois, claro que a nível de performance são magníficos com as respectivas diferenças ( 3B e KZT ),
    só a titulo de exemplo,
    a minha irmã tem um Kia Sportage de 2001, com motor Mazda e também mais de 200000 km e 0 problemas no motor em si claro, porque no resto aí não tem comparação nenhuma, o meu pai, um Mercedes 200 CDI de 2001 com mais de 250000 km e também 0 problemas de motor,
    ou seja começo a duvidar da suposta fiabilidade dos motores da Toyota o que me deixa obviamente triste e possivelmente com a carteira bem mais vazia.se optar pelas respectivas reparações

peço desculpa pelo "testamento" hehe..
    Land Cruiser para sempre.

Comment

Boas, O J73 que fui ver estava um lastima... um 3B morto... que nem sequer o consegui ver a trabalhar porque nem pegou... enfim... o 3B até pode ser o melhor motor do mundo mas "parido" passa a ser 1000x pior que um VM ehehehehehehe.
      Para nao falar da chaparia que estava toda podre e escondida de uma pintura feita á trolha.(nao tirando o mérito a quem é um bom trolha!!!!)
      Os motores todos eles são bons desde que bem tratados e eu tenho o exemplo do carro mais velho que tenho um Renault 19 1.9 turbo diesel que passa de 600 mil com TUDO original carro de grandes grandes coças e ainda hoje está um relógio e tem um motor que dá gosto ver... nem uma babazinha de oleo, nao gasta oleo nao aquece nao dá qualquer problema e pros dias de hoje ainda dá cartas na estrada!!! é meter gasoil e andar!!!!
      Renaults nao volto a ter nunca mais, mas este posso afirmar que é um grande carro!!
      Dos toytoas que tenho com mais kms o Corolla D4D 1.4 já vai nos 350 mil até hoje ZERO problemas.

Bem, nesta fase como me quero manter fiel absoluto á toyota, vou procurar outra alternativa ao 73... não quero andar com trocas de mecânicas nem alterações... Ou volto pra outro projecto de BJ40 ou um KZJ70 VX...
      Obrigado pelos vossos comentários.

Comment

Boas.
        Não sei qual é o valor que pretendes gastar, mas a semana passada tava um kzj73 no olx de sonho. Acho que ias gostar... O anúncio já não se encontra disponível.

Abraço

Comment

Não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera...
          Espera um pouco, pode ser que apareça um 73 em bom estado, ao teu gosto.

Comment

Claro filipe. Eu é que tava com a pica toda agora de arranjar mais um toy, Mas ja tenho mais outro projecto em mãos para os próximos 2, 3 meses. Entretanto tambem tenho o Disco td5 para tirar todos os acessórios TT que na altura instalei, porque por muito equipado que esteja nunca vai ser um TT verdadeiro... muito plástico e muito fio electrico.eheheheeheh. pra passear nao precisa de paneleirices TT .
            Depois disso vou voltar á carga dos BJs ou KZJ ou um corolla KE20 que ando á procura que foi do meu pai...

Quanto ao 73 que foi o tema do topico, continuo a achar que é uma carro muito fixeeeee bem restauradinho...
            No Adventure camp se andarem por lá os 73 vou cuscar para tirar mais uma opiniões.

Um abraço

Comment

Alguém que tenha um 73 com 2 LT (substituto do VM) que se pronuncie por favor.... ando com ideias outra vez...

Comment

Conheci um indivíduo que tinha um. Não estava muito satisfeito, pois ainda por cima a embraiagem ficou a patinar. O 73 é pesadão e tem mais perdas por transmissão que o lj.
                Há um membro do fórum, de Braganga salvo erro, que está a instalar um D4D 2.4 no bj73 dele.

Comment

Isso é k era!!!!!!!! Meteres o 2KD
                  Ex-UMM Alter Turbo
                  Ex-BJ73 VM
                  Ex-BJ73 3B
                  Ex-Patrol GR Y60
                  Ex-HJ60
                  Ex-4Runner
                  Actual BJ73 3B
                  Actual KZJ95

Comment

Sem duvida uma optima opção!
                    Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Entretanto a saga continua e já fui ver mais 3 BJ73 e cada qual o melhor.... tudo escavacado... nada que se aproveite... esta malta F#$&&de tudo e depois mete na net á venda como novo..... dassss em fim...

Um dos 73 era original 3B mas com turbo adicionado. Até estava relativamente bem instalado e notei que o motor abafava-se com o turbo lá metido...
                      Outro um VM mt estragadito de carroceria mas o motor trabalhava mt bem e nota-se que tem muita alma o motor... mesmo nada a ver com um B ou 3B... e sabe Deus como o motor estaria...

Este motorzinho VM bem afinadinho por quem saiba ainda dava cartas....
                      Neste momento estou + inclinado para os VMs. comprar, andar até morrer e depois logo se vê!!

Acho que o B e 3B tb nao é motor para o 73!!!! 1KZT é o motor certo pro 73! É caro mas resolve-se o problema de uma vez...

mais umas questões, alguém aqui tem 73 com pneus 33? os pneus roçam em alguma coisa em cruzamentos sem alterar os brincos originais?

Comment

A trabalhar...
                      X