Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Rodagem motores

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Rodagem motores

Boas,

Tenho lido umas coisas acerca deste assunto e as opiniões variam muito.
    Há quem defenda que se deve fazer a rodagem sem nunca passar das x rotações, sempre devagar, idealmente mantendo a mesma rotação por muito tempo fazendo um rodagem de 1000 ou 2000 ou mesmo mais kms.

Outros dizem que devido à qualidade dos novos metais e à maquinaria moderna de maior precisão usada nas rectificadoras, o despolimento das camisas é feito com uma precisão tal que quase não é necessário fazer rodagem e os segmentos acamam passados poucos kms. É ligar o carro, deixar aquecer, fazer umas puxadas quase a fundo até meia rotação, deixar arrefecer, fazer isto 3 ou 4 vezes (ciclos de calor) e depois é dar barrote e conduzir normalmente com o mesmo andamento que vamos dar ao carro.

O que têm a dizer deste assunto?

Cumprimentos,
    Filipe

Num carro novo creio que não é preciso fazer rodagem, embora eu evitaria abusos no início. Não são só os segmentos que estão sujeitos a fricção.
    Se fôr um motor antigo retificado, recomendo vivamente a fazer uma longa rodagem.

Comment

Boas,

Tambem já muito ouvi sobre isto, mas no meu entender a precaução neste casos deve ser regra....com calma e nada de conduções agressivas....

aBJraços TT
      Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Pois também me têm dito para andar sempre devagar mas depois o que um gajo le ai por esses foruns da corrida... Ah e tal se andarem muito devagar os segmentos nao assentam bem e fica a gastar oleo...
        Eu tou a montar um 11B do zero, camisas novas, capas, segmentos etc. Apos termos pressão de oleo, quando pegamos o motor pela primeira vez, devemos deixar um bocado ao relantim ate aquecer ou temos logo que acelerar um bocado? É que ja li tanta coisa que n sei o que esta certo e como nunca fiz isto...

Comment

Se fosse no meu carro, deixava a trabalhar ao ralenti até atingir a temperatura de funcionamento e durante os primeiros 2-3 mil km não abusava na rotação.
          Não desfazendo para o trabalho que foi feito, não é uma retificação de fabrica, mesmo que seja feita com pistões, segmentos e camisas compradas na marca. O material comprado hoje na toyota não tem qualidade do material aplicado de origem.

Comment

Pois e este nem é toyota, é concorrência.
            E a montagem do turbo, é aconselhavel fazer so depois da rodagem ou pode ir ja?

Comment

Eu nunca montaria um turbo no período de rodagem, no motor atmosférico de origem.
              Um turbo aumenta consideravelmente as temperaturas de funcionamento do motor. Os pistões e segmentos já estão a trabalhar justinhos com as camisas, se lhes deres muita dilatação (calor) pode agarrar.
              Eu até consideraria aplicar o turbo depois de uma longa rodagem; 5-10 mil quilómetros.

Comment

Boas,
                É isso que vou fazer, depois afinações de gasoleo pressoes etc ja se torna uma rodagem mais complicada. O turbo logo monto.
                Obrigado pela ajuda.
                Cumprimentos

Comment

A trabalhar...
                X