Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Passatempo fotográfico "Vá para fora cá dentro"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Passatempo fotográfico "Vá para fora cá dentro"

Sem dicas quem conseguiria adivinhar esse local? e bom dar algumas pistas para que as pessoas se possam interessar.. isto e a minha opiniao... na verdade nem sabia que existiam moinhos de maré... como funcionam ja me parece mais facil de la chegar....

[quote author=smno link=topic=224.msg10800#msg10800 date=1292437607]
    um membro disse que era no sado - certo
    o green disse que tinha uma coisa que se movia - certo

ora como 1+1=2
    só complementei a resposta sendo um pouco mais preciso

agora um aparte, e o que eu vou dizer não deixa de ser uma opinião pessoal, acho o passatempo muito interessante e desde já louvo a iniciativa, contudo acho que, colocar-se uma fotografia de um lugar recóndito do nosso pais e depois andar com pequenas dicas até que alguém acerte não vejo grande piada

coloquei esta imagem - porque acho que se trata de um lugar bonito e tem inserido um moinho de maré, que pouca gente sabe o que é e muito menos como funciona

força continuem
    [/quote]

Comment

Caro smno,

não levas a mal que esta malta é brincalhona e gosta da borga....

Peço-te que coloques mais uma foto de local de interesse e deixo aqui uma descrição do local.

Moinho de Maré da Mourisca

O Moinho de Maré da Mourisca é um moinho de maré localizado no estuário do rio Sado (Setúbal), numa zona de sapal e salinas, e de antigos arrozais.

No seu interior, uma inscrição em pedra mostra a data de 1601, o que coloca a sua construção original pelo menos no início do século XVII.

Este moinho, situado junto à localidade de Mourisca, é um exemplo do recurso às energias renováveis e não poluentes.

De moinho a ecomuseu

A cessação progressiva da utilização para que foi concebido, substituído por novas técnicas e novos circuitos de produção, levou à degradação do edifício.

A Reserva Natural do Estuário do Sado procedeu à sua recuperação, nele funcionando actualmente um Ecomuseu — Centro de Educação Ambiental.

Este Centro, para além de uma exposição permanente sobre a reserva, natural, apresenta informação sobre as actividades tradicionais ligadas à moagem, ao fabrico do pão e ao sal e inclui uma sala de audiovisuais.

A organização «Esteiros» realiza festas anuais que contribuem para manter o moinho.

Está em projecto, que ainda não foi possível concretizar, o reinício da moagem de cereais no moinho e o fabrico do pão nos fornos da padaria que existe no local.

Fonte: Wikipedia.org

Comment

Então cá vão
        Esta é do outro alçado onde se pode ver as saídas da água e onde estão colocadas as pás (penso que é assim que se chamam), no momento em que foi tirada a foto a maré tava completamente vaza.

Nesta segunda é visível o pequeno porto palifitico (o mais conhecido é o de da Carrasqueira) que está encostado ao moinho.

Uma última nota no estuário do Sado e do Tejo existiram em tempos vários destes moínhos, hoje restam poucos e este é provavelmente o que apresenra melhor estado de conservação e como já foi dito com um núcleo museulógico.

1 abraço

Comment

Obr.

Muito bom mesmo. Todos os dias se aprende...

Agora pf. indica a quem passas a vez.

E de preferência indica alguém do Sul, dos Açores ou da Madeira que estes murcões do Norte são uns monopolizadores.... ;D

Abr.
          PMike

Comment

por acaso também sou murcão, mas acho que tens razão, isto está um bocado monopolizado
            se o RUIDESOUSA estiver por aí siga senão outro do sul ou ilhas

Comment

Calma , calma .

Eu sou mais ou menos do sul ;D por isso ca vai:

Quero o nome de onde a foto foi tirada.
              [s]Tambem pode ser o nome de uma das 35 localidades que estao ao fundo[/s]

Comment

É na região do Oeste?

Comment

Afirmativo

Comment

Será no Cadaval?

Comment

Nao é no Cadaval.
                      Uma dica , no local onde foi tirada a foto existe uma igreja.

Comment

A trabalhar...
                      X