Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Óleo vegetal usado

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Óleo vegetal usado

Boa tarde,

Estou a preparar a utilização de óleo vegetal usado como combustível na percentagem de 50% de óleo e 50% de gasóleo (que está caro como ouro).

Pelo que vi e li em vários sites e foruns, cheguei ao seguinte processo:

1º - Recolha do óleo em restaurantes e pizzarias (já tenho cerca de 120 l em casa)

2º -Colocação em bidões para apuramento das impurezas (já estão a decantar à cerca de 30 dias)

3º - Filtragem do óleo (vou comprar flitros, apesar de ter lido que uma perna de calças de ganga faz bem o serviço)

4º - Lavagem do óleo para remoção do sal e outras impurezas

5º - Aquecimento do óleo para remoção da água (decantar demora muito), um truque para ver se não tem água é colocar uma gota de óleo numa frigideira quente, se fizer barulho ou tiver bolhas ainda tem água.

6º - Correção do PH

Relativamente a este ponto é que não encontrei muita informação, alguém me sabe dizer qual o PH que devo ter para juntar ao gasóleo? E quais os produtos a usar para realizar essa correção?

Alguém já efectuou estas operações? Correu bem? vale a pena?

Para mim tem vantagens e desvantagens:

Prós:

- Economia (fica o depósito cheio com metade dos €€€€)
    - Ecologia (menos emissões)
    - Dizem que o motor fica com um trabalhar mais suave

Contras:

- Trabalho com a recolha e processamento do óleo
    - Investimento inicial em filtros
    - ???

Agradeço as vossas ideias e opiniões

Re: Óleo vegetal usado

qualquer duvida/truque fala com o infernal_cruiser, que durante anos andou a oleo.
    BJ40 - So mystic and divine

Comment

Usa filtros pra filtrar, podes usar 2 filtros, o primeiro d 10 micron e o segundo e 1 micron, qualquer casa d piscinas tem isso, metes o sistema das piscinas.
      O teste d frigideira fazes c 1 litro+-, uma gota n é nada, evaporava-se antes d cair na frigideira.
      Pra correção d PH tens k ter um medidor d PH, mas esta parte só posso dizer pra ires até ao fórum nova energia.
      Já agora, k jipe tens?
      Ex-UMM Alter Turbo
      Ex-BJ73 VM
      Ex-BJ73 3B
      Ex-Patrol GR Y60
      Ex-HJ60
      Ex-4Runner
      Actual BJ73 3B
      Actual KZJ95

Comment

Infrnl_Crusr//JBatista, obrigado pelas dicas, estava sem saber onde ia procurar os filtros.

Quanto ao Ph penso que nas farmácias se compra um kit de fitas, deve resultar, mas vou ver no forum que recomendaste.

P.S.: Tenho um Bj40, com motor 3B e turbo

Comment

O óleo vegetal novo comprado em tambores de 208ltrs não deve ser muito caro.
          E é muito mais saudável para a bomba inj. do que com restos de rissóis.
          Convém instalar um radiador de gasóleo na linha de retorno, pois o gasóleo aquece no processo de injecção e retorna quente ao depósito, oxidando e contaminando o gasóleo que lá está.

Eu uso biodiesel á uns 3 anos no vm4 e num golf gtd sem problemas.

Comment

boas,

essa do radiador de gasoleo nao sabia [] sempre a aprender...

Comment

Ou então realimentas o retorno, ou seja, d volta pra bomba injectora.
              Oh filipefalcao, és tu k fazes o bio?
              Ex-UMM Alter Turbo
              Ex-BJ73 VM
              Ex-BJ73 3B
              Ex-Patrol GR Y60
              Ex-HJ60
              Ex-4Runner
              Actual BJ73 3B
              Actual KZJ95

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=32218.msg61872#msg61872 date=1349949615]
                O óleo vegetal novo (...) é muito mais saudável para a bomba inj. do que com restos de rissóis.
                Convém instalar um radiador de gasóleo na linha de retorno, pois o gasóleo aquece no processo de injecção e retorna quente ao depósito, oxidando e contaminando o gasóleo que lá está.
                [/quote]

100% de acordo.
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

pjvo,

O processo que descreves é quase o processo de transformação para biodiesel. Sinceramente, se vais ter tanto trabalho, mais vale fazeres mesmo biodiesel!

Relativamente ao PH, usa-se soda cáustica ou lixívia pura mas isso é na produção do biodiesel, para óleo vegetal directo não sei...

Sugiro que percas uma ou duas horas no youtube a ver uns tuturiais!

Abraço,
                  André Ferreira
                  "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=Infrnl_Crusr/JBatista link=topic=32218.msg61923#msg61923 date=1349986412]
                    Ou então realimentas o retorno, ou seja, d volta pra bomba injectora.
                    Oh filipefalcao, és tu k fazes o bio?
                    [/quote]
                    Não, compro numa empresa certificada aqui perto. Vendem entre 30 a 35 cêntimos mais barato que na bomba.
                    Os preços estão indexados ao gasóleo rodoviário; erradamente a meu ver até porque se o comercializassem abaixo do preço do gasóleo agrícola tinham muito mais venda.

Comment

A trabalhar...
                    X