Boa tarde,
Estou a preparar a utilização de óleo vegetal usado como combustível na percentagem de 50% de óleo e 50% de gasóleo (que está caro como ouro).
Pelo que vi e li em vários sites e foruns, cheguei ao seguinte processo:
1º - Recolha do óleo em restaurantes e pizzarias (já tenho cerca de 120 l em casa)
2º -Colocação em bidões para apuramento das impurezas (já estão a decantar à cerca de 30 dias)
3º - Filtragem do óleo (vou comprar flitros, apesar de ter lido que uma perna de calças de ganga faz bem o serviço)
4º - Lavagem do óleo para remoção do sal e outras impurezas
5º - Aquecimento do óleo para remoção da água (decantar demora muito), um truque para ver se não tem água é colocar uma gota de óleo numa frigideira quente, se fizer barulho ou tiver bolhas ainda tem água.
6º - Correção do PH
Relativamente a este ponto é que não encontrei muita informação, alguém me sabe dizer qual o PH que devo ter para juntar ao gasóleo? E quais os produtos a usar para realizar essa correção?
Alguém já efectuou estas operações? Correu bem? vale a pena?
Para mim tem vantagens e desvantagens:
Prós:
- Economia (fica o depósito cheio com metade dos €€€€)
- Ecologia (menos emissões)
- Dizem que o motor fica com um trabalhar mais suave
Contras:
- Trabalho com a recolha e processamento do óleo
- Investimento inicial em filtros
- ???
Agradeço as vossas ideias e opiniões
Estou a preparar a utilização de óleo vegetal usado como combustível na percentagem de 50% de óleo e 50% de gasóleo (que está caro como ouro).
Pelo que vi e li em vários sites e foruns, cheguei ao seguinte processo:
1º - Recolha do óleo em restaurantes e pizzarias (já tenho cerca de 120 l em casa)
2º -Colocação em bidões para apuramento das impurezas (já estão a decantar à cerca de 30 dias)
3º - Filtragem do óleo (vou comprar flitros, apesar de ter lido que uma perna de calças de ganga faz bem o serviço)
4º - Lavagem do óleo para remoção do sal e outras impurezas
5º - Aquecimento do óleo para remoção da água (decantar demora muito), um truque para ver se não tem água é colocar uma gota de óleo numa frigideira quente, se fizer barulho ou tiver bolhas ainda tem água.
6º - Correção do PH
Relativamente a este ponto é que não encontrei muita informação, alguém me sabe dizer qual o PH que devo ter para juntar ao gasóleo? E quais os produtos a usar para realizar essa correção?
Alguém já efectuou estas operações? Correu bem? vale a pena?
Para mim tem vantagens e desvantagens:
Prós:
- Economia (fica o depósito cheio com metade dos €€€€)
- Ecologia (menos emissões)
- Dizem que o motor fica com um trabalhar mais suave
Contras:
- Trabalho com a recolha e processamento do óleo
- Investimento inicial em filtros
- ???
Agradeço as vossas ideias e opiniões
] sempre a aprender...
Comment