Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Óleo vegetal usado

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Óleo vegetal usado

[quote author=axf link=topic=32218.msg61954#msg61954 date=1350003394]
    pjvo,

O processo que descreves é quase o processo de transformação para biodiesel. Sinceramente, se vais ter tanto trabalho, mais vale fazeres mesmo biodiesel!

Relativamente ao PH, usa-se soda cáustica ou lixívia pura mas isso é na produção do biodiesel, para óleo vegetal directo não sei...

Sugiro que percas uma ou duas horas no youtube a ver uns tuturiais!

Abraço,
    André Ferreira
    [/quote]

Concordo, embora fazer biodiesel nem sempre é 2+2=4, aliás no meu caso até foi 2+2= incêndio [smile rir-se] devido aos vapores do álcool metílico.

Umas vezes sai bem, outras vezes sai gelatina, enfim a experiência e a fonte do óleo vão ditar muito o sucesso. Só o usares óleo de girassol ou soja já pressupõe diferenças nos aditivos.

Aconselho-te vivamente a regularmente meteres uns litros num «Pequeno produtor de biodiesel» e guardar a factura caso contrário os agentes da lei podem apreender-te a viatura.

Creio que no brazil fazem o biodiesel a partir das sementes de girassol em bruto, nem sequer fazem óleo primeiro. Trituram-nas e espremem-nas e adicionam o álcool e outras cenas para lhes extrair o óleo. Existe muita literatura cibernáutica sobre esse assunto (se perceberes brasileiro claro [smile rir-se])

Comment

[quote author=axf link=topic=32218.msg61954#msg61954 date=1350003394]
      pjvo,

O processo que descreves é quase o processo de transformação para biodiesel. Sinceramente, se vais ter tanto trabalho, mais vale fazeres mesmo biodiesel!

Relativamente ao PH, usa-se soda cáustica ou lixívia pura mas isso é na produção do biodiesel, para óleo vegetal directo não sei...

Sugiro que percas uma ou duas horas no youtube a ver uns tuturiais!

Abraço,
      André Ferreira
      [/quote]

Mas para fazer biodisel ainda tenho que ter custos com o metanol e outros aditivos, no caso do óleo vegetal é apenas trabalho braçal, mas vou ver no youtube o que é que encontro. Já vi pessoal que diz que só filtra e depósito com ele, mas gosto muito do meu motor e bomba injectora para colocar óleo com água e sal no seu interior, a longo prazo não é bom de certeza.

Abraço

Paulo Oliveira

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=32218.msg61872#msg61872 date=1349949615]
        O óleo vegetal novo comprado em tambores de 208ltrs não deve ser muito caro.
        E é muito mais saudável para a bomba inj. do que com restos de rissóis.
        Convém instalar um radiador de gasóleo na linha de retorno, pois o gasóleo aquece no processo de injecção e retorna quente ao depósito, oxidando e contaminando o gasóleo que lá está.

Eu uso biodiesel á uns 3 anos no vm4 e num golf gtd sem problemas.
        [/quote]

Mas aqui no meio do atlântico (Açores) não posso comprar biodiesel, assim só tenho três alternativas, ou o fabrico, ou uso óleo vegetal usado, ou continuo a pagar fortunas para passear no jipe.
        Já agora conheces alguma empresa que venda o óleo em bidões? É que mesmo com o custo do transporte pode ser preço que justifique.

Abraço

Comment

[quote author=pjvo link=topic=32218.msg61972#msg61972 date=1350036402]
          Mas para fazer biodisel ainda tenho que ter custos com o metanol e outros aditivos, no caso do óleo vegetal é apenas trabalho braçal (...)
          [/quote]

Pá, não é bem assim... E o custo dos filtros e da energia para aquecer o óleo? E ainda a questão do PH? Não julgues que vai ficar barato...

Se não vais fazer tudo isto mais vale comprares óleo novo porque o custo da reparação dos injectores e da bomba injectora pode ser superior à diferença de preço dos combustíveis...

De qualquer forma, neste momento já é proibido circular com OVD acima de uma determinada percentagem, não sei bem qual... Aqueles gajos andam sempre à cata de novos impostos... Estamos tramados com "F" grande!
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

quanto custa um bidão de biodiesel?
            BJ40 - So mystic and divine

Comment

[quote author=axf link=topic=32218.msg61975#msg61975 date=1350038193]
              [quote author=pjvo link=topic=32218.msg61972#msg61972 date=1350036402]
              Mas para fazer biodisel ainda tenho que ter custos com o metanol e outros aditivos, no caso do óleo vegetal é apenas trabalho braçal (...)
              [/quote]

Pá, não é bem assim... E o custo dos filtros e da energia para aquecer o óleo? E ainda a questão do PH? Não julgues que vai ficar barato...

Se não vais fazer tudo isto mais vale comprares óleo novo porque o custo da reparação dos injectores e da bomba injectora pode ser superior à diferença de preço dos combustíveis...

De qualquer forma, neste momento já é proibido circular com OVD acima de uma determinada percentagem, não sei bem qual... Aqueles gajos andam sempre à cata de novos impostos... Estamos tramados com "F" grande!
              [/quote]

Pois mas esses custos tinha sempre com o biodiesel mais o metanol, além disso aqui nos Açores eles ainda não fazem testes ao que está no depósito a GN* não consegue sequer detectar se andas com gasóleo agrícola, é todo da mesma cor.

Quero de facto fazer bem feito, não estou para dar cabo ou da bomba ou do motor

Comment

[quote author=Poltergueist link=topic=32218.msg61984#msg61984 date=1350041393]
                quanto custa um bidão de biodiesel?
                [/quote]

X2

Comment

Isto é assim:
                  Eu passo por uma brigada da gnr que (pelo cheiro) tem argumentos legais para afirmar que eu circulo com óleo vegetal ou biodiesel, logo não estou a pagar imposto sobre produtos petrolíferos (engraçado que o óleo vegetal não é petrolífero), portanto apreendem-me a viatura. Creio que no local não fazem qualquer teste.
                  Depois medem a quantidade total de litros de combustível no depósito e informam a quantidade de €€€s de imposto a pagar.
                  A única maneira de fazer prova do contrário é ter uma factura/recibo de compra de biodiesel de um «Pequeno produtor de biodiesel».
                  A gnr não quer saber se usaste apenas 2 ou 4 garrafas de óleo fula, partem do princípio que é a totalidade do gasóleo no depósito.
                  Mais a coima claro.

O biodiesel nos «Pequenos produtores de biodiesel» anda indexado ao gasóleo das gasolineiras, entre 1,15 e 1,25€ o litro. Alguns vendem a vulso, outros apenas quantidades de 100 litros para cima.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=32218.msg62007#msg62007 date=1350048188]
                    Isto é assim:
                    Eu passo por uma brigada da gnr que (pelo cheiro) tem argumentos legais para afirmar que eu circulo com óleo vegetal ou biodiesel, logo não estou a pagar imposto sobre produtos petrolíferos (engraçado que o óleo vegetal não é petrolífero), portanto apreendem-me a viatura. Creio que no local não fazem qualquer teste.
                    Depois medem a quantidade total de litros de combustível no depósito e informam a quantidade de €€€s de imposto a pagar.
                    A única maneira de fazer prova do contrário é ter uma factura/recibo de compra de biodiesel de um «Pequeno produtor de biodiesel».
                    A gnr não quer saber se usaste apenas 2 ou 4 garrafas de óleo fula, partem do princípio que é a totalidade do gasóleo no depósito.
                    Mais a coima claro.

O biodiesel nos «Pequenos produtores de biodiesel» anda indexado ao gasóleo das gasolineiras, entre 1,15 e 1,25€ o litro. Alguns vendem a vulso, outros apenas quantidades de 100 litros para cima.
                    [/quote]

Então a única escapatória aqui nos Açores é o gasóleo agrícola ou para as pescas que é exactamente igual, da mesma cor e tudo. Esse eles não tem maneira de provar...

Comment

As autoridades testam a presença de gasóleo agrícola enfiando uma vareta no depósito de combustível. Ela muda de côr pois o gasóleo agrícola tem um reagente próprio. O de pescas não sei.
                      Havia quem adaptasse dois depósitos no carro aqui á uns anos, mas como agora até os verdadeiros agricultores têm dificuldade de acesso ao gasóleo agrícola isso desapareceu.

Comment

A trabalhar...
                      X