Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Problemas CVjoint?

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Problemas CVjoint?

Boa tarde.
    Preciso da vossa ajuda.

O meu Land Cruiser HZJ73 de origem veio equipado com cubos roda livre electrico, mas quando o comprei a luz de Hub Lock no quadrante não parava de piscar, e o botão hub lock não respondia. A solução que eu encontrei foi de instalar um conjunto de cubos com os respetivos bloqueio de roda livre e retirar a lampada do quadrante que me estava a incomodar.
    A instalação correu lindamente (o cubo de roda do eletrico é mais curto do que do manual).
    O problema começou num dia quando vi que é uma boa ideia de vez em quando andar alguns KM com o cubo bloqueado para lubrificar as partes internas do eixo da frente, fui colocar em pratica a recomendação. No asfalto, em linha reta, e sem ligar o 4X4, coloquei o roda livre na posição "lock" e ao andar o carro pendia para um dos lados, a direção ficou dura. Novamente coloquei em FREE e fui para a terra repetir o processo, e aí quando dava para virar um bocado sentia um barulho "clunk clunk clunk".
    O mecanico disse que era os CVjoint que foram à vida.E lá mandei vir um par de CV Joint (referencia correta). A instalção correu bem, boa lubrificação com a massa apropriada, mas ainda continua com a direção pesada com apenas o cubo bloqueado, sem ligar o 4x4, mas sem o barulho "clunk clunk clunk". Em terra ainda consigo virar com alguma dificuldade, mas em asfalto nada.

Fiz alguns testes para ver se o cubo e rodas estavam a bloquear e a soltar corretamente (Em 2WD levantei e bloqueei a roda esquerda e ao gira-la o veio rodava, ao desbloquear o cubo e girar a roda o veio não girava, tubo bem. Fiz o mesmo na outra roda, tubo bem).

Alguem já passou por essa experiência? Apenas com a roda na posição LOCK, não deveria ter nenhum efeito na direcção, pois não?

Realço que o problema foi constado apenas com a roda livre na posição "lock", mas sem ligar o 4x4. Na posição "free" consigo virar tranquilamente, é o meu carro do dia-a-dia.
    Ah, o meu 73 tem Lockers frente e trás.

Desde já obrigado.

O que são lockers? (Bloqueio de diferêncial? , auto-blocante ? )

Comment

Bloqueio diferencial. Igual a este: Clica para uma versão maior

Nome:	Diff lock.jpg
Visto:	57
Tamanho	6,4 KB
ID:	362239

Comment

Ok, Bloqueio de diferêncial de origem de accionamento eléctrico.

É normal ter esses sintomas, se o bloqueio de diferêncial da frente estiver ligado. (ou encravado na posição ligado).

Na minha opinião "Não se deve" andar com o bloqueio da frente ligado e virar a direcção. (só em caso de necessidade absoluta).
        Last edited by green; 02-05-2017, 16:38.

Comment

Obrigado Green (Sr. Cuiser).
          Há alguma forma de, caso o bloqueio de diferêncial da frente estiver ligado ou encravado na posição ligado, resolver a situação?
          Seria o caso de ir para um piso de terra solta, bloquear os cubos, ligar o 4x4 e os bloqueio de diferencial, andar uns metros a baixa velocidade, desligar e ver se "ficou livre" ?

Penso que o funcionamento normal é poder ter os cubos na posição lock em 2wd, poder virar tranquilo, e quando for necessário accionar o 4X4, e se for absolutamente necessário, bloquear os diferenciais.

Comment

Quando se vira a direcção, as rodas têm velocidades de rotação diferentes uma da outra. (numa curva a roda de dentro precorre uma distância inferior à roda exterior).

Se o bloqueio estiver ligado ou encravado na posição de dif. bloqueado, o que acontece é que a roda de um lado "quer" andar à mesma velocidade de rotação da roda do outro lado (é como não ter diferencial), isto quando os cubos estiverem em Lock.
            .

Comment

Green (Sr. Cuiser).
              Ontem levantei uma das rodas do eixo da frente usando o macaco, com os cubos na posição Lock, em 2wd, tentei girar a que estava no ar e ela não girava, ou seja, não havia o efeito diferencial. O bloqueio de diferencial está encravado na posição ligado.
              Fiz o mesmo teste atras, e a roda que estava no ar girava, e depois bolqueava quando ligava o bloqueio traseiro, e voltava a girar quando desligava o bloqueio.

Enfim, o problema já está identificado, agora é tratar da solução.

Obrigado pela atenção Green (Sr. Cuiser).

Comment

A trabalhar...
              X