Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
sabendo que o objectivo não é, nem nunca será ter um verdadeiro TURBO, mas sim ver se naquelas pequenas subidas qu'um gaijo tem de baixar a um 3' se o gaijo segura a 4'
Assim que souber de algo público, assim fica uma opinião fundamentada e não opinar sobre coisas que (na realidade) não conheço por nunca ter visto (ou reportado de alguém que vou / utilizou) a funcionar ao vivo e a cores
"Ensaiei o turbo eléctrico e depois a turbina, e não existem diferenças significativas.
O turbo é de instalação mais complexa, pois é necessário um interruptor no tablier ou no pedal de acelerador, que foi a opção escolhida, um interruptor tipo variador que alimenta o turbo quando acelera e desliga quando largo o pedal de acelerador, assim o turbo não funciona quando está ao ralentim.
A turbina monta-se em 2 minutos no local onde o tubo de aço liga os dois elementos de borracha na admissão, a turbina funciona com a aceleração, quanto mais aceleras mais rápido ela anda e pára quando páras de acelerar.
Ensaio realizado com o meu BJ45 sem quaisquer preparação extra de motor, em autoestrada, estradas nacionais e municipais de média e alta montanha.
Para os que conhecem o meu BJ45 sabem que ele anda bem.
Portanto no primeiro teste em autoestrada, as subidas fazem-se numa velocidade um pouco mais elevada que de hábito, mas nada de extraordinário.
Primeiro teste a sério na subida de Belcodene (aparentemente bastante ingreme), onde de hábito começo a 110 Km/h e acabo a 75 em 3ª, com o turbo ou a turbina começo a 110 Km/h e acabo a 90 em 4ª.
Nas estradas nacionais rapidamente ultrapasso os limites legais, um regalo.
Pequena estrada municipal de montanha de baixa altitude (Combes de Lourmarin ,monter plateau d'Albion), para os que conhecem, de hábito faz-se em 2ª - 3ª - 2ª, com o turbo ou a turbina é sempre em 3ª mesmo nas curvas mais apertadas.
Pequena estrada municipal de montanha (monter de CREVOUX col du parpallion), de hábito na altitude de 1.400mts começa a ter problemas (de respiração) mesmo em 3ª, com o turbo ou a turbina é calmamente em 3ª e mesmo em 4ª onde anteriormente não passava da 3ª.
Os consumos em trajecto misto são de menos 2 litros aos 100 (120-130 em autoestrada e 90-110 em nacionais e 70-90 em municipais.
Em autoestrada ainda não fiz o cálculo de consumos, mas dado os km feitos e a forma como os mostrador de combustível baixa, não há grandes diferenças, mas ando mais rápido e numa velocidade mais constante (bati o meu record).
E não esquecer a subida de mées na autoestrada de Sisteron em 4ª!!!
Com o turbo ou a turbina consegue-se um algo mais, mas nada a ver com um verdadeiro turbo."
E é isto, ver se meto uma turbina no meu pra dar o meu testemunho…
Abraço quase turbinado
Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres
Parece uma solução interessante para quem quer apenas compensar a menor entrada de ar (vs gasóleo) em subidas ou altitude.
Em motores diesel, dado não ocorrer detonação como nos gasolina (quando entra muito ar e pouca gasolina), não irá comprometer a fiabilidade.
Apenas recomendo a que seja instalado o mais longe possível do bloco, para evitar aquecimentos que possam destruir o mecanismo. Não esquecer que se partir, os cacos vão parar ao motor.
Atenção ao dimensionamento, pois se fôr muito pequeno, quando desligado, faz de restritor.
Comment