Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Inversão do ponto fixo da mola - J4

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Inversão do ponto fixo da mola - J4

Boas Pessoal,

Vejo que muito gente faz esta modificação nas molas, ou seja, inverter os brincos e colocar os móveis atrás e os fixos à frente.

Qual é a vantagem de fazer isto ??

Eu no meu estou a pensar em colocar OME. Mesmo com molas OME esta modificação melhora alguma coisa ??

Obrigado

Abraços,

Diogo

[quote author=TINTTAS link=topic=66.msg1336#msg1336 date=1286743270]
    Ora os discos ja montados

Os rolamentos que levou foi para a cx de transferencias

Alguns pormenores das molas da frente

[/quote]

Re: Inversão do ponto fixo da mola - J4

No meu caso achei que a alteração foi das melhores coisas que fiz, ficas com um cruzamento muito maior e conformo sem comparações

Atenção que terás de fazer alterações no veio de transmissão
    SÓCIO FUNDADOR Nº1

Comment

boas caro amigo , por acaso gostava de saber qual é essa alteraçao , neste caso tem de se cortar um pouco ao veio de transmição serto [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

abraço

Comment

[quote author=Nilde link=topic=66.msg64114#msg64114 date=1352723393]
        boas caro amigo , por acaso gostava de saber qual é essa alteraçao , neste caso tem de se cortar um pouco ao veio de transmição serto [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

abraço
        [/quote]

tens de cortar sim mas....vamos ver se explico com exemplo

na imagem não da para ver mas vou tentar explicar;
        1º cortei o estriado do veio e depois acrescentei,
        2º soldar o estriado no cardan que aperta na caixa
        3º mudar a parte "femea" do estriado para o cardan que aperta no diferencial, para que o estriado não fique a bater na caixa
        SÓCIO FUNDADOR Nº1

Comment

ok acho que percebi abraço [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

Boas Pedro..
            Em primeiro lugar quero dar-te os parabéns aí pelo teu "lança labaredas" grande maquina.. excelente mesmo..
            Quanto á tua alteração da suspensão da frente já falamos pessoalmente sobre o assunto, pois está um trabalho muito bem feito.
            Quanto ás vantagens da coisa já poderei ter uma opinião um pouco diferente
            A minha opinião pessoal: (opinião meramente pessoal que vale o que vale)
            Vantagens:
            - Melhor angulo de ataque na frente (penso ser a unica vantagem)
            Desvantagens:
            - Nas travagens e nas descidas acentuadas a distancia entre eixos tende a diminuir, ou seja o eixo recua, o que dá sensação de o carro querer levantar a traseira o que dá a sensação de diminuir a estabilidade, com as molas na posição original (brincos á frente) nas travagens e nas descidas acentuadas a distancia entre eixos tende a aumentar o que dá a sensação de mais estabilidade.
            Quanto ao conforto depende de como o trabalho é feito, na alteração se diminuirmos a distancia entre pontos de mola fica muito mais confortavel, mas isso também se consegue alterando a mesma distancia na versão original, brinco com bastante inclinação.
            Quanto á transmissão da frente pode te de ser cortada ou não, tudo vai depender onde ficam os pontos das molas e da posição das mesmas, invertidas ou não..
            Quanto á posição das transmissões ainda hoje estou para saber qual a posição correcta... [smile rir-se]
            Segundo o manual mas muito resumidamente (só encontro uma figura) diz que a parte da luva deve ficar virada para a frente, ou seja na transmissão de traz a luva ficaria do lado da caixa de transferencias, na transmissão da frente a luva ficaria do lado do diferencial, estará esta informação correcta ????? não sei... Green dá aí uma ajuda
            Seguindo esta teoria a transmissão da frente do Wild Cat estaria montada ao contrario... estará mesmo ?????
            Acredito que esta alteração resulte pois existe originalmente em varios modelos de carros mas eu numca a faria num carro meu
            Daniel.. não vou acreditar que tenciones alterar o Bjotinha.. [smile rir-se] [smile rir-se] outros projectos concerteza.. abraço

José Maria

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=66.msg64129#msg64129 date=1352739984]
              ...
              Quanto á posição das transmissões ainda hoje estou para saber qual a posição correcta... [smile rir-se]
              Segundo o manual mas muito resumidamente (só encontro uma figura) diz que a parte da luva deve ficar virada para a frente, ou seja na transmissão de traz a luva ficaria do lado da caixa de transferencias, na transmissão da frente a luva ficaria do lado do diferencial, estará esta informação correcta ????? não sei... Green dá aí uma ajuda
              ...
              [/quote]

Boas quanto a mim as luvas (parte fêmea do exteriado) ficam do lado da caixa de transferência, tanto à frente como atrás, ficando a parte mais robusta do veio de transmissão, na parte mais baixa , junto ao diferencial (ponto mais sujeito a encontros com outros objectos (pedras / troncos, etc.)).

Alem disso, no veio da frente a luva ao ficar para cima, fica mais distanciada da travessa da caixa de velocidades, pq nesta zona tem menor diâmetro (digo isto olhando para o caso dos BJ40 até 1980 (travessa por baixo da cloche e portanto mais à frente).

Comment

boas amigo Gilberto , quanto ao bjotinha é para ficar como está [smile rir-se] [smile rir-se] apenas perguntei por coriosidade , estive a falar com o guardiao sobre este assunto e fiquei curioso quanto a cena do veio de transmiçao , eu tinha ideia que en termos de direçao ficaria mais estavel mas nao tinha penssado nos contras . realmente vendo do teu ponto de vista acho que fico adepto da tua ideia [smile rir-se] [smile rir-se]

abraço

Comment

Marcos..
                  Também sou da tua opinião acerca da posição das transmissões.. sempre as montei assim
                  Mas no manual aparece isto:

Mas não encontro indicação se é referente á transmissão da frente ou de traz ou se é para as ambas..
                  Antes da minha ultima viagem tentei resolver uma ressonância que tinha (e continua) no eixo, transmissão ou diferencial da frente.. com as 4 ligadas, em desacelaração ouve-se uma ressonancia acentuada, afinei diferencial, verifiquei folgas da caixa transf., cruzetas novas, transmissão no torno para verificar empenos mas não resolvi o problema e numa das tentativas virei a transmissão com a luva para o lado do diferencial mas tudo continuou com antes..
                  Só me faltou mandar calibrar a transmissão, mas com as folgas (mesmo minimas) que as luvas normalmente teem nem sei se valerá mesmo a pena calibrar..
                  Secalhar é mais um feitio e não um defeito do BJ40... [smile rir-se]
                  Green .. por curiosidade vê se encontras aí pela tua biblioteca mais alguma informação sobre a posição das mesmas..

Abraço
                  José Maria

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=66.msg64140#msg64140 date=1352746206]
                    Marcos..
                    Também sou da tua opinião acerca da posição das transmissões.. sempre as montei assim
                    Mas no manual aparece isto:

Mas não encontro indicação se é referente á transmissão da frente ou de traz ou se é para as ambas..
                    Antes da minha ultima viagem tentei resolver uma ressonância que tinha (e continua) no eixo, transmissão ou diferencial da frente.. com as 4 ligadas, em desacelaração ouve-se uma ressonancia acentuada, afinei diferencial, verifiquei folgas da caixa transf., cruzetas novas, transmissão no torno para verificar empenos mas não resolvi o problema e numa das tentativas virei a transmissão com a luva para o lado do diferencial mas tudo continuou com antes..
                    Só me faltou mandar calibrar a transmissão, mas com as folgas (mesmo minimas) que as luvas normalmente teem nem sei se valerá mesmo a pena calibrar..
                    Secalhar é mais um feitio e não um defeito do BJ40... [smile rir-se]
                    Green .. por curiosidade vê se encontras aí pela tua biblioteca mais alguma informação sobre a posição das mesmas..

Abraço
                    José Maria
                    [/quote]

Boas Gilberto,

Essa figura só tem a ver com o posicionamento dos "graisseurs".

Quanto à ressonancia, como tens o posicionamento dos cardans?

Vou ver se encontro mais info.

Comment

A trabalhar...
                    X