Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ95 - 1998 - "Smurf"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: KZJ95 - 1998 - "Smurf"

Eh pá...

O melhor é avançar já com a costoleta antes que os restantes membros se lembrem do mesmo [smile rir-se]

João Henriques
    Obrigado pela dica. Também já vi essa medida, mas parecem-me um pouco estreitos (à vista), principalmente os BF MT.

Godzillaz
    Hoje levantei-me com vontade de ir à procura do motor da antena, mas acabei por não ter tempo. Fica para outro dia.

Entretanto andei a mimar o Smurf com a instalação do CB:
    - Como não gosto de ver o CB pendurado lá deitei mãos à obra. Consola central toda fora, corte de um lado e costuda do outro e radio CB lá ficou na sua nova casa (no ultimo compartimento da consola central)

Depois de um trabalhinho de alta precisão, eis a surpresa durante a montagem... Pois é meus caros, o rádio estava ao contrário [:'(]

Nota importante para quem queira fazer este trabalhito, a parte arredondada é para CIMA [smile rir-se]

Comment

lolol deixa lá, acontece aos melhores [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

aBJraços TT
      Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Hehehhe Amigo errar é humano [smile rir-se] [smile rir-se]
        Devagarinho devagarinho se vai ao longe...

Abraço
        .

Comment

Olha, afinal é o meu vizinho... [] Então nunca mais disseste nada? Mas afinal compraste o carro quando? Já foste com ele a Marrocos ou ainda tinhas o Pajero?

[quote author=Martins link=topic=32644.msg70542#msg70542 date=1360198328]
          2. Molas
          2.1. molas mais altas - solução mais cara, mas mais limpa. Li relatos de quem não gosta da rigidez
          2.2. espaçadores - solução mais barata com a vantagem de manter a rigidez de origem.
          Vi a partilha do AXF para os espaçadores da frente, mas questiono-me como fez para solucionar o comprimento dos pernes, existem à venda ou é necessário sair de um torneio?
          [/quote]

Sim, os pernos têm de ser alterados. Os originais saem bem, estão cravados por um estriado. Mandei fazer num torneiro (o mesmo que me fez os espaçadores)...

3. Amortecedores
          não queria mexer já porque eles estão bons, quando rebentarem decido-me
          [/quote]

Olha, com todo o respeito, acho que estás no caminho errado. Se subires o carro mantendo os amortecedores originais vais perder curso de suspensão, que benefício retiras daí?

É preciso ter muito cuidado quando alteramos um carro senão acabamos com um carro pior do que quando começamos...

5. Rodas
          5.1. espaçadores 25 ou 30 mm - mantém o ar original e são mais baratos (li que anda por cá algum companheiro que os tem bons)
          5.2. jantes com offset - ainda não percebi que offset usar, aparentemente as originais têem +20, pelo que pela mesma lógica dos espaçadores, as jantes devem ficar com offset -5 ou -10 no máximo?
          [/quote]

Correctíssimo!
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=Godzillaz link=topic=32644.msg70552#msg70552 date=1360237817]
            4. Depende do que queres fazer ao jipe e quanto queres gastar...os 265/75 são os que não obrigam a um documento da Toyota e averbamentos no DUA...como está dentro dos 5% de tolerância...
            [/quote]

Atenção, amigo, que esta informação não está correcta! Toda e qualquer medida deve ser legalizada através de averbamento no livrete! Mesmo que seja equivalente à original... (ex. 31x10.50 é equivalente ao 265/75R16). A confusão que geralmente se faz é que na IPO é dada uma tolerância de 5% relativamente à medida legal mas fica anotado na folha de inspeção. Se te cruzares com um sr. lei daqueles chatinhos vens para casa com um papelinho verde a mais (e outros papelinhos verdes a menos! [smile rir-se]). A bófia não quer saber se difere 5% ou 20%!

Comment

[quote author=Martins link=topic=32644.msg70572#msg70572 date=1360271419]

Pneus
              não fazia ideia que a Toyota aprova os 285/75 para o KZJ95, assim ainda fico mais pensativo, até porque a diferença de preço entre as duas medidas ronda os 10€/pneu.

As minhas principais preocupações são a nível mecânico (esforço de motor, caixa e homocinéticas), e os cortes que poderão ser necessários fazer para que eles fiquem bem nas cavas.
              Já vi alguns que aparentemente couberam somente com um lift de 2" na suspenção e outros que tiveram de adicionar um body lift de 1,5". Acabei por ficar na dúvida, e suponho que a diferença esteja no tamanho dos cortes.
              [/quote]

Não te preocupes muito com a mecânica. No início eu também me preocupava mas a pouco e pouco fui constatando que o material é muito bom e depois, a verdade é que o juizínho e a calma no pé direito é que vão poupar o material.

Relativamente aos lift's, eu aconselho subir pouco estes carros (3 a 4cm é o ideal) porque na realidade não adianta de nada subir, subir, subir; ele roça por trás e não por cima (estamos a falar da frente) e o que é preciso é dar o máximo de avanço (caster) possível no alinhamento de direção. Ora, por razões que são complicadas de explicar aqui, quanto mais se sobe a frente de um J9, menos caster é possível obter. Donde eu aconselho subir 3/4cm e pedir ao técnico para dar aprox. 0º de camber e o máximo possível de caster, em torno dos 3º00. Depois testa-se o carro e logo se vê quanto é necessário cortar. À partida é só uma união entre 2 painéis da carroçaria que são soldados por pontos; corta-se e depois faz-se um cordão de soldadura. Eu aconselho fazer esse trabalho numa oficina que trabalhe bem com TIG ou semi-automática (MIG) porque pode ficar muito bonito. Já vi soluções caseiras de martelo e acho horrível.

Resta avisar que, quanto mais largura, pior. Pneu muito largo (285mm) + espaçadores ou off-set... pode tornar-se complicadote! A medida que mais gostei até hoje, tanto de ver como conduzir foi 255/85R16. Tem as mesmas 33" de diâmetro que os 285 mas mantém a largura de origem.

Abraço

Comment

[quote author=Godzillaz link=topic=32644.msg70605#msg70605 date=1360330925]
                Boas Martins,

Como o AXF poderá confirmar, esse desacerto no snorkel deriva de terem feito cópia do modelo australiano, onde a caixa do filtro fica do lado oposto...mas o AXF e Netcruiser sabem como resolver isso com as famosas Thermo-Guns [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
                [/quote]

Não faças confusão, amigo... Isso do modelo australiano é relativamente aos acessórios de montagem serem errados para o nosso modelo, porque nós compramos sempre snorkels para o modelo a gasolina, uma vez que o modelo a diesel australiano tem a admissão do lado oposto.

Os snorkels espanhóis (www.snorkels.es) são tortos porque são made in china. Um verdadeiro Safari Snorkel é impecável, basta ver os carros dos membros "dreamer", "MINHOCA", etc., mas o preço também é muito diferente. Eu arrependi-me, mas com muito trabalho e paciência ficou mais ou menos...

[quote author=Godzillaz link=topic=32644.msg70627#msg70627 date=1360348451]
                [quote author=João Henriques link=topic=32644.msg70626#msg70626 date=1360346898]
                Outra medida q se esquecem e q fica mt bem nos 90/95, é o 255-85-16... é só uma sugestão.
                [/quote]

[hmmm] [hmmm] [hmmm]

Não conheço nenhum com essa medida [:-\] Não se arranja por aí umas fotonites dum J9 com uns desses [hmmm]

E será que também roçam [hmmm] devem roçar com 85% de 255mmm de flanco [:-X]

Abraço desconhecido
                [/quote]

Em breve vais ver um... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

Oh axf n me digas k vais tirar os teus pneus d bicicleta?? [smile rir-se]
                  Ex-UMM Alter Turbo
                  Ex-BJ73 VM
                  Ex-BJ73 3B
                  Ex-Patrol GR Y60
                  Ex-HJ60
                  Ex-4Runner
                  Actual BJ73 3B
                  Actual KZJ95

Comment

[quote author=Infrnl_Crusr/JBatista link=topic=32644.msg70853#msg70853 date=1360657635]
                    Oh axf n me digas k vais tirar os teus pneus d bicicleta?? [smile rir-se]
                    [/quote]

rsrsrs pneus de land rover! rsrsrs Vou, mas só pra experimentar os outros..

Abraço fininho!

Comment

Ok.
                      Tenho aqui uns 36 k podes experimentar. [bjos]
                      Ex-UMM Alter Turbo
                      Ex-BJ73 VM
                      Ex-BJ73 3B
                      Ex-Patrol GR Y60
                      Ex-HJ60
                      Ex-4Runner
                      Actual BJ73 3B
                      Actual KZJ95