Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Suporte para travões disco BJ40 (traz-2ªgeração)

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Suporte para travões disco BJ40 (traz-2ªgeração)

Boas
    Aqui fica o desenho da construção dos suportes para colocar discos no eixo trazeiro do BJ40 2ª geração.
    Material utilizado:
    - Pinças Lockeed (Land Rover, Range ou Defender TD ou TD5) sem travão de mão pinças de muito boa qualidade, baratas, para os mais exigentes fazendo embolos em inox serão eternos.
    Em termos de poder de travagem são adequados ao peso do BJ40
    - Discos da frente não ventilados do BJ70/73 ou Hilux 4x4
    Começar por tornear um disco de ferro com 215mm de diametro e 14mm de espessura, um furo central de 110mm, torneando depois um pequeno rebaixo de 8mm com um diametro de 165mm conforme desenho.
    Em todos os BJs de 2ª geração que tenho feito esta adaptação existe uma diferença de cerca de 1,5mm do lado direito para o lado esquerdo, (talvez dependa da afinação da roda de croa/pinhão) mas como me tem aparecido em todos... não sei.. deve ser feitio... [smile rir-se]
    Em virtude de existir esta pequena diferença de 1,5mm o dito rebaixo de 8mm não bate certo de ambos os lados, para facilitar o trabalho faço sempre o dito rebaixo com 8mm e depois na montagem do outro lado compenso com uma vulgar anilha de 1,5 de espessura.
    Depois é só fazer a furação conforme o desenho e recortar, utilizando apenas 2 parafusos para fixação um disco dá para fazer 3 suportes, para os mais exigentes podem fazer o suporte com 3 furos de fixação fazendo duas peças com um disco.
    Quando comprar as pinças convém que tragam os parafusos de fixação, pois são de passo fino (1.25).
    - Desenho em Autocad
    http://rapidshare.com/files/30297312...%A7%C3%A3o.dwg

-Desenho em PDF (ao imprimir pode não aparecer na escala correcta)
    http://rapidshare.com/files/22159036...%A7%C3%A3o.pdf

- Em Jpeg

Desde já as minhas desculpas por qualquer erro.
    Jose Maria

Re: Suporte para travões disco BJ40 (traz-2ªgeração)

Boa informação, pena a hilux não ser igual, penso eu.
    Estou a pensar por discos a trás, e como quero subestituir os discos da frente por novos estava a pensar em por os da frente a trás, mas são ventilados, não dá? [hmmm]

Comment

A trabalhar...
    X