Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ70 -1994 - "Gil-3000"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: KZJ70 -1994 - "Gil-3000"

http://www.google.pt/search?safe=act...60.X5g_Rz4a2Tg
    KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

[quote author=Godzillaz link=topic=32772.msg96676#msg96676 date=1394535504]
      http://www.google.pt/search?safe=act...60.X5g_Rz4a2Tg
      [/quote]
      Obrigado Godzillaz.
      Entrei no Face deles e é so pessoal a reclamar :azn:

Comment

[quote author=Gil-3000 link=topic=32772.msg96628#msg96628 date=1394486665]
        [quote author=DanielAlexandre link=topic=32772.msg96612#msg96612 date=1394479919]
        Vais por +5 a mesma ou vais para as 7.5 ou 10?
        [/quote]
        Queria +10cm mas não está fácil arranjar amortecedores para o KZJ. Molas até se encontram, mas amortecedores só encontrei +5cm.
        [/quote]

Amortecedores é ainda mais fácil de encontrar do que molas... Tem é que ser de uma gama superior, e consequentemente mais cara.
        É preciso é saber-se como procurar. Não se pode chegar e procurar por "amortecedor toyota +5cm"... Os que se encontram com essas características, são amortecedores de "prateleira" que são feitos para kit's bolt on. Amortecedores esses de usar e deitar fora, como é o caso dos Old Man Emu que tem agora montados.

Se formos para uma gama de amortecedores superior, como a King, Bilstein e Fox(pra mim, as únicas 3 marcas com credibilidade a preços +/- acessíveis), já tens todos os tamanhos de amortecedores. Mas, como estava a dizer, é preciso saber o que procurar. Estas marcas não se preocupam em fazer amortecedores para cada carro especifico, preocupam-se sim em fazer amortecedores que funcionem bem, e com qualidade . Ultimamente já estão a fazer kit's bolt on's, mas isso já vem por acréscimo, ou por empresas que desenvolvem os amortecedores para esses kit's.
        Nesses amortecedores, os tamanhos estão escalonados por curso, e não pelo tamanho total. 6"/8"/10"/12"/14", etc de curso! Por exemplo uns bilstein com 10" de curso, a dimensão total abertos é de 65cm. Se forem 12" de curso, já tem 79cm...
        Perante isto, para saber qual se adequa ao carro, neste caso o kzj70, basta fazer medições à compressão e extensão do eixo, e ver qual o curso que se adequa mais. Seja com molas de origem, +5cm, +10cm ou +50cm!

Estes amortecedores têm também a vantagem de serem totalmente reconstruíveis, e 100% afináveis. Daqui a uns anos, quando se começar a notar fadiga nos amortecedores, uma revisão de 30€ em óleo e vedantes resolve, e fica-se outra vez com amortecedores novos.
        Quanto à afinação, para quem diz que isso é mariquice, fica este video, do antes e depois de uma afinação efectuada pela OffRoadProjects

AUTOFREAK CRAWLER FIRST SHOCK TUNING SESSION

Essa afinação varia muito de carro para carro, e conforme a taragem das molas, peso do carro, etc etc
        Acho que não adianta grande coisa meter uns amortecedores deste tipo sem a devida afinação.. Que é o que tem acontecido com a malta que mete os terrafirma/profender/semex. São mais baratos, mas depois não há ninguém que os afine, e acaba-se com um conjunto de suspensão desadequado ao carro em que está montado. Já para não falar na durabilidade e facilidade de arranjar peças de manutenção.

Cumps

Comment

[quote author=JotaJor link=topic=32772.msg96716#msg96716 date=1394567604]
          [quote author=Gil-3000 link=topic=32772.msg96628#msg96628 date=1394486665]
          [quote author=DanielAlexandre link=topic=32772.msg96612#msg96612 date=1394479919]
          Vais por +5 a mesma ou vais para as 7.5 ou 10?
          [/quote]
          Queria +10cm mas não está fácil arranjar amortecedores para o KZJ. Molas até se encontram, mas amortecedores só encontrei +5cm.
          [/quote]

Amortecedores é ainda mais fácil de encontrar do que molas... Tem é que ser de uma gama superior, e consequentemente mais cara.
          É preciso é saber-se como procurar. Não se pode chegar e procurar por "amortecedor toyota +5cm"... Os que se encontram com essas características, são amortecedores de "prateleira" que são feitos para kit's bolt on. Amortecedores esses de usar e deitar fora, como é o caso dos Old Man Emu que tem agora montados.

Se formos para uma gama de amortecedores superior, como a King, Bilstein e Fox(pra mim, as únicas 3 marcas com credibilidade a preços +/- acessíveis), já tens todos os tamanhos de amortecedores. Mas, como estava a dizer, é preciso saber o que procurar. Estas marcas não se preocupam em fazer amortecedores para cada carro especifico, preocupam-se sim em fazer amortecedores que funcionem bem, e com qualidade . Ultimamente já estão a fazer kit's bolt on's, mas isso já vem por acréscimo, ou por empresas que desenvolvem os amortecedores para esses kit's.
          Nesses amortecedores, os tamanhos estão escalonados por curso, e não pelo tamanho total. 6"/8"/10"/12"/14", etc de curso! Por exemplo uns bilstein com 10" de curso, a dimensão total abertos é de 65cm. Se forem 12" de curso, já tem 79cm...
          Perante isto, para saber qual se adequa ao carro, neste caso o kzj70, basta fazer medições à compressão e extensão do eixo, e ver qual o curso que se adequa mais. Seja com molas de origem, +5cm, +10cm ou +50cm!

Estes amortecedores têm também a vantagem de serem totalmente reconstruíveis, e 100% afináveis. Daqui a uns anos, quando se começar a notar fadiga nos amortecedores, uma revisão de 30€ em óleo e vedantes resolve, e fica-se outra vez com amortecedores novos.
          Quanto à afinação, para quem diz que isso é mariquice, fica este video, do antes e depois de uma afinação efectuada pela OffRoadProjects

AUTOFREAK CRAWLER FIRST SHOCK TUNING SESSION

Essa afinação varia muito de carro para carro, e conforme a taragem das molas, peso do carro, etc etc
          Acho que não adianta grande coisa meter uns amortecedores deste tipo sem a devida afinação.. Que é o que tem acontecido com a malta que mete os terrafirma/profender/semex. São mais baratos, mas depois não há ninguém que os afine, e acaba-se com um conjunto de suspensão desadequado ao carro em que está montado. Já para não falar na durabilidade e facilidade de arranjar peças de manutenção.

Cumps
          [/quote]

os Profender tem afinação e reparação como qualquer outro amortecedor XPTO
          no final de 2013 eu e um amigo XS5 fizemos a revisão dos meus coil. facil barato e bem menos que 30€ foi só mão de obra e oleo para acabar de atestar
          aproveitamos e trocamos umas anilhas de afinação para que o xaruto fica-se mais macio, ganhou-se algum conforto sem prejudicar a estabilidade
          por muito bons que sejam os amortecedores de marca conceituada ainda não me convenceram que valem os € que custam a mais

Comment

[quote author=A C link=topic=32772.msg96751#msg96751 date=1394586118]os Profender tem afinação e reparação como qualquer outro amortecedor XPTO
            no final de 2013 eu e um amigo XS5 fizemos a revisão dos meus coil. facil barato e bem menos que 30€ foi só mão de obra e oleo para acabar de atestar
            aproveitamos e trocamos umas anilhas de afinação para que o xaruto fica-se mais macio, ganhou-se algum conforto sem prejudicar a estabilidade
            por muito bons que sejam os amortecedores de marca conceituada ainda não me convenceram que valem os € que custam a mais
            [/quote]

Nem mais!! Concordo na íntegra!!
            Eu tenho Profender 2.0 e estou super satisfeito, assim como grande parte dos amigos que ando regularmente.
            Aliás, já experimentei um GR Y60 com Bilstein 7100 e um Wrangler Rubicon com FOX 2.0 e, apesar de veículos diferentes, não justificam a grande diferença de €´s.
            Quanto à revisão dos amortecedores, a MasterTT tem todos os componentes necessários para a mesma, inclusive óleo e vedantes, pelo que qualquer problema é fácil a resolução.
            Os meus amortecedores foram feitos e afinados para o meu KZJ70, pois não há especificos para o mesmo.
            Pessoalmente, relação PREÇO / QUALIDADE não há melhor no mercado.
            CumprimenTTos

Comment

Viva,

Sobre amortecedores posso falar um "bocadinho" com conhecimento de causa porque não deve haver muita gente a ter gasto mais dinheiro do que eu e a ter tido mais coisas do que eu num 4x4 "street legal"!

A diferença de euros duma marca premium como Bilstein, KING, Fox, RaceRunner, Radflo, etc, etc para uma marca "chinoca" como é o caso justifica-se com os anos e com o tempo e também com o desempenho deles... As rótulas são de baixa qualidade, o óleo também, até os anilhos e os pistons sofrem um desgaste anormal quando comparado com outro tipo de material de qualidade superior.
              É curioso ver-se aqui o pessoal a falar que revisionou os amortecedores e tinha todo o material disponível, quando na realidade se devia perguntar era se os amortecedores tinham uso que justifica-se essa revisão - Andei 5 anos com uns Bilstein 7100 e fiz cerca de 35.000 kms de muitas provas de navegação - são 7 horas sempre a andar, como sabem - e quando os tirei para vender apenas troquei uma rótula, simplesmente porque achei que tinha ligeira folga... Os amortecedores foram vendidos em 2010 e encontrei-os há tempos no Alentejo ainda impecáveis e sem terem tido qualquer tipo de intervenção ou revisão! Noutro caso, com uns King 2.5, ganhamos um Portugal Navigation Series (6 provas) + um Campeonato Nacional de Navegação (+ 6 provas) e mais umas provas e Marrocos pelo meio e foram vendidos sem se lhes mexer em nada para trocar por uns Bilstein 9100!!

Sim, concerteza que quem vende terá o material para resolver qualquer tipo de problema, mal era, eu é que prefiro é não ter nenhum tipo de problema

Desenganem-se também quando se diz que andam no trial e que lá são muito bons e aprovam, porque no tipo de trial que temos efectivamente os amortecedores tem pouco ou nenhum desgaste e pouca ou nenhuma importância... é um trial curto (pouca duração em termos de horas), pouco rápido, e acima de tudo assente em pneus grandes, portanto grande parte do amortecimento é feito pela borracha dos pneus e não pelos componentes de suspensão...quase arrisco a dizer que a maioria está lá apenas para servir de elemento de ligação entre o eixo e e o chassis. Só me "lembro" duma prova de "trial" onde os amortecedores foram de facto importantes ( KING OF PORTUGAL) e vi um capotanço espectacular dum toyota que montava uns desses amortecedores e que não fizeram o seu trabalho, caso contrário, o condutor tinha ido "buscar" o carro e o capotanço não teria acontecido!

Os tailândeses da Profender, Semex ou Terrafirma, como lhe quiserem chamar porque é tudo a mesma coisa, tem de facto uma grande penetração de mercado por um motivo simples: PREÇO - preço final e preço de revenda que liberta boas margens para as oficinas (quando digo boas, posso dizer que um mecânico ganha 4x mais num kit de amortecedores profender do que num kit de amortecedores Bilstein 7100, tendo o primeiro até um PVP mais barato) Isto é obviamente o factor que mais pesa hoje em dia, e naturalmente que o mecânico vai dizer maravilhas deles !!!

Comparações sobre amortecedores e desempenho não se fazem a andar 5 minutos num carro e dizer " ah e tal, o meu parece melhor e mais confortável e aguenta mais"... Fazem-se no mesmo carro, com o mesmo setup, no mesmo local, com horas e horas, com analise de resistência de material, com testes de temperatura em shock dyno para ver qual cavita mais depressa, etc, etc... A olho nu também se conseguem tirar algumas conclusões, basta colocar lado a lado uns e outros que se fica logo a perceber o filme todo E isto será o suficiente para convencer a maioria dos utilizadores, ou pelo menos os mais experientes e exigentes, por isso é que se nas nas provas mais exigentes as marcas premium continuam a prosperar!

Vejam, como exemplo, aqui um teste pouco aprofundado e mesmo assim com conclusões bem legítimas e fundamentadas (não tem a marca aqui em questão, mas dá para ver o filme)...

http://overlandjournal.com/blog/wp-c...4/02/44-45.jpg

Fora isto, há pela net diversas fotografias e questõs sobre problemas reportados principalmente com o tipo de material de qualidade inferior dos amortecedores que se fala aqui,...E sim, também haverá fotos de kings, fox e bilstein partidos...o que preocupa é o grau de "falhanço"... é que ter uma dúzia de amortecedores num universo de milhões que se venderam que "falharam", é bem melhor do que ter meia dúzia deles com problemas num universo de apenas centenas que se venderam, porque faz com que percentualmente o número de falhas seja exponencialmente maior...

É curioso ver, por exemplo, numa busca na net por "broken bilstein shock", uma marca que tem cerca de 500 modelos para aplicações muito diferenciadas - carros, motas, utv, suv, offroad e linha racing de todos estes, e que equipa quase tudo o que é carro e participa em quase tudo o que é corrida, aparecem 4 ou 5 fotos

Sobre os outros que aqui se falam, arranjo já duas:

Isto são só os meus "2 cêntimos" de ideia, sem interesse comercial no assunto!
              Agora há uma máxima velha e universal: a qualidade paga-se, paga-se bem, e por norma vale cada cêntimo!!

Abraço

Comment

Amén! []

Comment

O tuga tem sempre aquela máxima de valorizar o material..
                  Já parece quando os procomp estavam na moda(contra mim falo, mas tinha 16 anos...), que custavam 90€ cada um, mas o valor de revenda era 1/3 do preço.. Para 90€ era um amortecedor muito fraco, mas se calhar por 30€ já não eram assim tao maus... valiam o que custavam...

Com a internet e a informação que está disponível hoje em dia, acho que só "cai" quem quer... basta uma breve pesquisa de fonte credivel para se tirar conclusões. Não é como no tempo dos pais e avós que tinham que aprender com os próprios erros.

Cumps

Comment

Boas..... josecamorim seja bem vindo ao FLC.... [] se possível apresenta-te e ha tua maquina...ou mesmo o teu espaço comercial...

cumprimentos

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=32772.msg96773#msg96773 date=1394635296]
                      Boas..... josecamorim seja bem vindo ao FLC.... [] se possível apresenta-te e ha tua maquina...ou mesmo o teu espaço comercial...

cumprimentos

[/quote]

É mais um re-bemvindo... Tinha um post sobre a minha máquina no antigo fórum e tinha escrito muitas coisa por lá... neste novo é que apenas tenho passado por cá para espreitar e tenho sido pouco interventivo A ver se num bocadinho apresento o Landinho!!

Não tenho por hábito postar nada sobre as minhas actividades comerciais nos fóruns, e neste caso aqui, uma vez que em nada contribui para a marca Toyota, acho mesmo desnecessário !!!

Abraço,

Comment

A trabalhar...
                      X