Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Amo Portugal - Parque Nacional da Peneda Gerês

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Amo Portugal - Parque Nacional da Peneda Gerês

Meus amigos mais algumas informações:

"Caros amigos

Pelo terceiro ano consecutivo a AMO Portugal, promove a iniciativa de voluntariado de "Vigilância e Prevenção de Incêndios Florestais no Parque Nacional Peneda-Gerês" as inscrições já se encontram disponiveis no site da AMO Portugal ou através do link:

http://www.amoportugal.org/pt/local/parque/03001

Este ano foi alargada a área de vigilancia para o planalto de Castro Laboreiro e o vale da Peneda, tendo sido assegurado o alojamento gratuito para os voluntários destacados no Parque de Campismo de Lamas de Mouro, devido à distancia, isolamento e área de intervenção aconselhamos os voluntários que se inscrevam para Lamas de Mouro / Castro de Laboreiro que disponham de meio de transporte próprio (aconselhado veiculo TT ou BTT) para locomoção no Planalto de Castro de Laboreiro.

Período do voluntariado de 1 de Julho a 30 Setembro (sendo alargado a Outubro se houver necessidade).

Para qualquer esclarecimento adicional encontro-me à distancia de um telefonema.

Sem mais de momento despeço-me com a minha mais elevada estima.

Carlos Evaristo
    Coordenador e relações públicas AMO Portugal
    TLM: 919000693
    Email: carlos.evaristo@amoportugal.org
    FACEBOOK: http://www.facebook.com/carlos.evaristo65"
    Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Caros amigos está aberta aqui uma pequena brecha no sentido que todos queremos.

Neste caso o protocolo existe e está em vigor à dois ou três anos, no meu caso já me inscrevi como voluntário e tenho as credênciais necessárias para puder circular nas zonas onde vou fazer a patrulha, ainda não tenho a informação toda mas pelo que sei fornecem dois ou três trajectos à escolha para se percorrer, tudo dentro do parque, portanto com as devidas autorizações.

Esperemos que esta ideia seja bem aproveitada e dê frutos, pois todos temos a ganhar.
      Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Boas amigos, venho desta forma deixar o meu feedback sobre esta iniciativa, que embora necessite de alguns ajustes, penso que vai no sentido do que todos nós pretendemos, um país melhor vigiado nas alturas críticas e uma possibilidade de fazermos o que gostamos dentro da lei.

Aspectos positivos:
        - Interligação com o SEPNA e com os GIPS, comunicamos o início e fim da vigilância e as zonas por onde vamos andar, se houver alguma situação anómala ou de risco aparente, apenas temos de comunicar por telefone, se eventualmente eles necessitarem de alguma vigilância na zona onde estamos para uma situação ocasional (sempre sem intervir), eles comunicam;
        - Parceria com os parques de campismo (Lamas do Mouro, Vidoeiro e Cerdeira), em que para acções de 3 ou mais dias, não se paga alojamento para acampar;
        - É-nos permitido circular dentro do parque mesmo nos locais com barreiras ou permitidas apenas a naturais ou residentes;

Aspectos negativos:
        - Má organização entre os elementos, pois o pessoal do parque PNPG não tinha grande conhecimento do assunto;
        - Os responsáveis pela iniciativa no parque de campismo deviam dar informações sobre pontos de vigia, cartas militares da zona, trajectos possíveis, a mim não me deram qualquer informação e apenas diziam que podia andar nos caminhos onde as viaturas ligerias andam (ora se assim fosse não rpecisava de credenciais a identificar-me);
        - Não nos é fornecido qualquer equipamento de comunicações e no meu caso as chamadas eram feitas para telemóvel (nem no 112 nem no 117 me davam respostas sobre nada), e portanto tive esse custo de pelo menos 2 chamadas diárias;
        - O protocolo não abrange a isenção das taxas de aparcamento no parque de campismo, portanto tem de se pagar para se ter a viatura no parque, o que não faz muito sentido pois sem ela não podemos patrulhar.

Desta forma penso que a iniciativa é de louvar, devia ser estendida a outras áreas florestais, no entanto parece-me que ainda continua a haver problemas de autoridade entre quem manda em quê, no entanto tanto o SEPNA como os GIPS tinham conhecimento da iniciativa e deram as informações que necessitei. Esta vigilância permite-nos ainda conhecer novas zonas, sentir que podemos ser úteis e fazer a diferença para prevenir uma catástrofe, e dessa forma espero puder participar mais alguns dias, ainda este ano!

Relembro ainda que esta iniciativa pode ser levada a cabo de carro, de bicicleta ou a pé, havendo por isso alternativas para todos os gostos.

Comment

Como, infelizmente, é habitual, as entidades publicas não sabem bem quais as suas tarefas. Quando se coloca uma questão mais especifica ninguém sabe responder.

Já com a inscrição no ICNF e respetivas licenças para criação de espécies inseridas no programa CITES acontece isso. Ligas para lá e se te atenderem nunca sabem tirar-te as dúvidas.

Mas o que vale é a persistência do povo português, que quando quer, consegue tudo. Tal como tu, andaste a ligar para tudo e várias vezes e lá conseguiste.

Na minha opinião este programa é espetacular e deveria de existir um a nível nacional para que as florestas / matas / bosques nacionais fossem vigiados. Se o estado não coloca as suas entidades a realizar tal tarefa ao menos que proporcione a vigilância ao comum cidadão voluntário.

Acredito que os jipeiros, tal como os betetistas e os caminhantes ao andarem pela natureza fazem as sua fiscalização e quanto mais não seja, a sua presença assídua faria com que o numero de incêndios baixasse, pois, estas pessoas são defensoras da mesma e não fariam nada para a prejudicar.

Vítor, existem algumas falhas que já enumeraste mas de certo haverão mais, mas nada é perfeito, e o facto de já teres as credenciais e de pelo menos não pagares o teu lugar e o da tenda no parque de campismo já não é mau.

Há que louvar esta iniciativa e quem se inscreveu, comentar os pontos positivos e os negativos junto da devida entidade para que exista a melhoria continua até chegar perto da perfeição.

Vítor, dou-te os meus parabéns pelo empenho e por estares a partilhar connosco os desenvolvimentos!!

Comment

Obrigado Tiago, de facto é uma excelente oportunidade também para a malta do TT como nós, e claro, quantos mais voluntários forem mais sucesso teremos em chegar onde queremos.
            Segundo soube pela associação este ano esteve bem mais fraco que nos anos anteriores, sendo esta a terceira edição, no entanto se cada um de nós ajudar no que pode, seremos muitos. Eu já tenho a segunda fase marcada, dois dias noutra zona do parque.

Comment

Aproveita e tira umas fotos da máquina em ação para partilhares aqui no fórum com o pessoal

Comment

Boas amigos, 2ª fase de vigilância aos incêndios concluída, desta vez na zona de Lamas de Mouro / Castro Laboreiro.

Nesta fase fomos para o terreno duas viaturas e felizmente conseguimos identificar um pequeno foco de incêndio que graças à nossa pronta comunicação foi combatido por algumas baldadas de um helicóptero e não causaram prejuízos de maior!

De louvar a simpatia com que fomos recebidos pela porta do PNPG de Lamas de Mouro, pelos serviços de turísmo/museu de Castro Laboreiro e pelo sapador florestal que em pleno combate a um incêndio nos deu as indicações necessárias para podermos maximizar o efeito da nossa vigilância, indicando-nos as zonas mais problemáticas e sem vigilância nesta altura, agradecendo o nosso esforço para os ajudar!

Aqui ficam algumas fotos do trabalho deste fim de semana, que após cerca de 500km percorridos em dois dias, uma grande parte fora de estrada, nos deixaram cansados mas com a sensação de dever cumprido, e de que realmente podemos fazer a diferença simplesmente fazendo aquilo que gostamos!

Espero que com estas palavras consiga mover esforços para que mais elementos se juntem a nós, pois todos temos a ganhar!

Comment

E porque as equipas também têm de comer, porque não produtos da zona?!

À chegada ao ponto de encontro, um incêndio lavrava já desde a noite!

Já controlada a frente de fogo, seguimos para a zona de vigilância quando avistamos um pequeno incêndio, prontamente combatido pelos meios aéreos!

A área ardida, felizmente sem grandes prejuízos!

Comment

Nice! Bom trabalho Vítor! [8)] [8)]

E mais uma vez obrigado pela partilha da experiencia e das fotos []

Esta época ainda vais a mais alguma vigilância?

Comment

E para terminar....

Comment

A trabalhar...
                      X