Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1982 - "Seven"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1982 - "Seven"

[quote author=psou link=topic=33260.msg114256#msg114256 date=1424513231]
    Mas eu nos proximos 6 meses não lhe posso mexer por causa da garantia... o fulano que mo vendeu pintou os parafusos todos...
    [/quote]

pergunta-lhe se ele reviu os injectores ? em 6 meses acabas de comer esse motor se os injectores nao tiverem bons....

ja o tinha dito, mas por alto vou tornar a dizer.....a injecção directa é feita muito sobe o pistão, se repararem existe um buraco

no pistao. o que acontece é que por ter uma injeçao muito sobe o topo do pistao, estando esta desajustada, sendo que o

injector nao pulveriza mas sim cospe gasol, esse gasol vai "comendo" a superfície e interior do pistão, ora esse material

proveniente do pistao, fica ou torna-se um tipo de pó, esse tipo de pó material do pistao mistura-se com o oleo, que faz uma

papa dentro do alojamento dos segmentos, criando atrito e desgastes rápidos, esses desgastes trazem consigo perca de

compressão, pior que isso é que os caretos da bomba sao em aço mas o corpo da bomba nao, sendo que o oleo contaminado

com material de pistão faz uma parede desgastante entre caretos e corpo da bomba, "tampa" perdendo a bomba grande parte da

sua capacidade de lubrificar, sendo o 11b um motor rotativo entrega a alma ao seu criador !! o filtro do óleo nao tem toda

a capacidade de reter esse material proveniente do desgastes dos pistoes ficando novamente o oleo contaminado a comer

capas de biela, e toda a zona da cambota, quando a cambota ganhar desgastes e perca de pressão sendo esta responsável

por grande parte da pressão de óleo, nao apenas a bomba, o motor morre....atençao que este facto acontece em 100 mil klm

sendo que o acumular deste pastel de natas, nao acontece numa muda de oleo.........ha e tal mudo o oleo e filtro, mas o filtro

retem parte, mas nao tudo........ainda por cima temos artistas que retiram o termostato, para alem do que ja foi falado

sobre a vantagem destes lembrar que quando um motor atinge a sua temperatura normal de funcionamento e a gente lhe

dá barrote, estamos a contribuir para a saude o motor, quando o oleo atingue uma determinada temperatura, numa determinada

aceleração o oleo "limpa" todo o circuito e a rotação daquele momento limpa depósitos carbonosos.........até o assentamento de

válvulas fica melhor, entre valvula e sede.....é por isso que o carro dum acelera é na maior parte das vezes um motor bom, ao

contrario da historia enganadora do motor do velhote, que so ia ha missa, e lavar os pez ao rio, pescar e levar a freira depois

de a coçar apenas atrás do quintal da igreja hahaha...........desviado 2 klm da sua casa.......

sou da geração quando este motor saio novo, e apesar de novo em idade tive o privilegio de andar nas dynas com 0 klm pois

o meu pai tinha uma frota delas na fabrica. Já vínhamos com dynas desde a geraçao bu30 com 600 mil e mais, porque 600 mil

na minha terra equivale a um milhao ai fora...acreditem !!! e na altura as revisões eram mudar oleos e filtros, ninguém tinha

por habito rever injectores, nem havia como !!! quando as dynas 11b começaram a fritar aos 100 mil, ficamos incrédulos,

eu como era mt novo e nada percebia, ouvia as teorias da conspiração !! os motores eram abertos e reparados e mais 80 mil

estavam novamente gastos !! começou a dizer na altura pela serviço de transportes ds ilhas, que a geração nova da dyna

nao prestava, andava bem mas nao aguentavam !! neste caso a ignorância não foi uma bênção !! toca a torar 11b, e a meter

3b e b que esses eram os reis da toyota hahahaha eram assim as risadas dos donos....quando parava a dyna com 11b no

café perguntavam esse motor é daqueles tais ou é dos bons ? nao altura ninguém tratava motores por referencias, tenho um

sem velas de aquecimento dizia eu, hahahahah eu tenho dos bons, mesmo sem injectores envio-lhe um balde de gasol

a 10 metro e dou o arranque e ele pega.......hahahahaha...........para mim tem piada faz me voltar atras no tempo.....

depois resolvi que havia de perceber a razao de ser dos 11b, e junto com um amigo torneiro muito mais experiente do que eu

lá se chegou a esta conclusao, nao foi preciso ser um mecanico toyota a dizer !! que de facto havia conselhos por parte das

lojas toyota a aconselhar a revisao dos injectores a cada 50 mil verdade....isso foi claramente esquecido pelos donos dos carros..

esquecido nao eles "cag@r"am.........fica a ideia e uma pequena historia no sentido de ajudar....ja tive meia duzia de 11b

e todos puxavam desalmadamente e nunca cederam 1 mm.........atenção nunca tive turbo neles....

essa tua garantia poderá ser uma faca de dois gumes !! o 11b é para mim o melhor motor que por ai anda....

as vezes antes comprar uma base cansada, reparar como deve ser do que pagar top dolar por um suposto bom 11b....

um abraço

Comment

Obrigado pela tua excelente explicação, mas vou meter o motor a trabalhar e depois vou ver o k faço, eu em 6 meses também faço poucos km...
      Agora a minha prioridade é por a máquina a trabalhar, pelo que estou a perceber vou ter de alterar o diâmetro do escape... e tenho duas dúvidas em relação à montagem, a válvula electrica que tem na bomba injectora para que serve? Onde ligo o retorno do gasóleo?

Quero ver se no próximo fds já rola...

Abraço

Comment

[quote author=psou link=topic=33260.msg114280#msg114280 date=1424567664]
        Obrigado pela tua excelente explicação, mas vou meter o motor a trabalhar e depois vou ver o k faço, eu em 6 meses também faço poucos km...
        Agora a minha prioridade é por a máquina a trabalhar, pelo que estou a perceber vou ter de alterar o diâmetro do escape... e tenho duas dúvidas em relação à montagem, a válvula electrica que tem na bomba injectora para que serve? Onde ligo o retorno do gasóleo?

Abraço
        [/quote]

a valvula é o corte de gasol, e a sua abertura .....portanto liga e desliga o motor na chave. o retorno tem que ser feito ao teu

tanque...o retorno tem que ser feito sempre na parte mais baixa do tanque.....se o teu mecanico perguntar porque nao por cima ?

depois explico te que agora vou dormir..... [smile rir-se] entre a saida do gasol e a entrada da bomba tens que meter

uma "mama" é uma expecie de bomba em borracha, usada em mecânicas PSA para sangrar.....podes sempre usar um filtro

com sangrador próprio fica ao vosso critério...se reparares essa bomba ao contrario das bombas em linha nao tem bomba

sangradora mecânica...

abraço

Comment

[quote author=psou link=topic=33260.msg114280#msg114280 date=1424567664]

Abraço
          [/quote]

Porquê? Os motores não são da mesma cilindrada? A menos que metas um turbo é que é importante aumentar.

Comment

A saída do colector é de 60 mm, não é necessário aumentar o diâmetro do escape?

Comment

escape do 40 é muito restrito mesmo para um motor B, pelo que terás a ganhar se fizeres uma linha de 60 para o 11b.

atenção ás panelas !! usa uma algo libertina [] num bj com 11b que tive em tempos fiz um escape de 60 logo ha

saida do coletor ficou a respirar bem....outra coisa é o filtro de ar, ou alteras esse de fabrica, ou mete outro, um bom filtro

que ja usei era dos land rover defender 300tdi, ou dos UMM alter 2.5 aspirado.

abraço

Comment

Isso vai ficar um canhão pelo que estou para aqui a ver [8)]

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=33260.msg114265#msg114265 date=1424539021]

...as dynas 11b começaram a fritar aos 100 mil
                  ...
                  [/quote]

Marco, aqui em Angola as dynas 280 aterram muito... e o pessoal diz que ah e tal a "cabeça" do motor parte pois não é feita para as temperaturas daqui,...
                  mas depois de ler o que escreveste num deve ser bem assim...
                  Lá diz o ditado: quandum um gaijo num sabe dançar diz c'o sobrado é que está torto..

Abraço
                  Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

[quote author=tiago.a link=topic=33260.msg114322#msg114322 date=1424642335]
                    Isso vai ficar um canhão pelo que estou para aqui a ver [8)]
                    [/quote]

Se ficar a andar já não é mau... ahahah

Comment

[quote author=Figas link=topic=33260.msg114326#msg114326 date=1424645667]
                      [quote author=LENHADOR link=topic=33260.msg114265#msg114265 date=1424539021]

...as dynas 11b começaram a fritar aos 100 mil
                      ...
                      [/quote]

Marco, aqui em Angola as dynas 280 aterram muito... e o pessoal diz que ah e tal a "cabeça" do motor parte pois não é feita para as temperaturas daqui,...
                      mas depois de ler o que escreveste num deve ser bem assim...
                      Lá diz o ditado: quandum um gaijo num sabe dançar diz c'o sobrado é que está torto..

Abraço
                      [/quote]

a 280 é uma dyna de luxo, alias a melhor dyna vendida em portugal da sua geração !!! por acaso gosto de dynas, ainda

ha poucos meses tinha uma bu30, e uma 250 mas vendi !! por aqui também partem as cabeças, mas isto so aos 500 mil,

cabeças em ferro 16 valvulas 4100 c.c precisa de um bom arrefecimento, no caso da dyna 280 o defeito ja nao estará na

injecção, mas num radiador em alumínio com favos desfasados super limitado a uma cilindrada de mais de 4 mil c.cubicos.

esse radiador apesar dos favos desfasados, uma mais valia para alem do alumínio pois o os radiadores de alumínio aquecem

mais depressa mas tambem arrefecem mais depressa, para alem de que mantém melhor a temperatura ao contrario do

radiador tradicional que aquece mas aumenta sempre a temperatura.....a toyota fez um radiador com uma configuraçao de

favos acertada, sendo que os favos desfasados permitem uma melhor entrada de ar, e uma libertação de calor superior.

o problema é que os eng da toyota e nao sei porque fazem um radiador para a 280 em alumínio mas com caixas plásticas,

ora essas caixas sao cravadas, e teem tendência a quando o motor passa os 300 mil a ganharem "folga" pingando agua para

o chao, como o reservatório da agua nao funciona na dyna 280, sendo este um defeito deles e posso prova-lo ha toyota

e nem tenho o 9 ano, [smile rir-se] a malta parte do principio que tem agua no radiador, ora um carro carregado ao calor

com um viscoso de ventoinha pequeno, pouco dimensionado a um motor de carga de mais de 4 mil c.cubicos as cabeças tem

que partir !! todas partem sempre entre o 3 e 4 cilindro, sendo que ha dias uma partiu no 2, e partem sempre entre sedes de

valvulas.....a toyota digo eu um pacovio de aldeia, tem que conseguir equilibrar a agua entre os 4 cilindros, o que acontece

medido por nós com pistola lazer, o 4 cilinro encontra-se sempre mais quente, porque a agua ao percorrer os 4 cilindros

chega sempre mais quente ao 4 cilindro. sendo esta uma das causas das rachas das cabeças. outro defeito para terminar que

isto está off topico e ninguem quer saber disto para nada está na fraca capacidade e deficiente caixa de filtro de ar da 280, sendo

este um defeito que vem da geraçao da dynas 300 e da WU95. estas somas todas, e mais algumas não são toleráveis na

toyota. se calhar eles estao certos as coisas tem que partir para se vender peças....

com toda a modéstia, desde a geraçao bu30 até ha dyna 250, 300, 280 e 400 e 95 com o melhor de todas eles fazia a melhor

3500 de carga do mundo !!! 3500 e 7500 kg. esqueci me de dizer o radiador 280 nao tem capacidade de litragem, mas se o

quiserem meter num bj40 ficam sonho....já o fizemos....

abraço

Comment

A trabalhar...
                      X