Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "O batedor"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1980 - "O batedor"

Viva,

Depois de algum tempo de interregno, conseguimos concluir a aplicação da direção assistida e o upgrade para caixa de 5 velocidades! Pois bem, no que respeita à caixa de velocidades ficou tudo impeck, já em relação à direção assistida estou com um problema por resolver que não sei bem a origem dele nem como o resolver, e por isso peço a vossa ajuda para o tentar resolver... [hmmm]

A caixa e bomba de direção que apliquei eram de uma Hilux. Pois bem sucede que tudo montado no sitio, quando viro a direção para a direita ou para a esquerda, pouco ou muito, ouve-se um barulho estranho vindo da bomba da direção [:'(]! É certo que tenho pneus 33 montados, mas ainda assim não acho normal esse ruido que parece ser da bomba em esforço quando solicitada para acionar a caixa de direção!

A duvida é porque é que faz esse barulho? ... e antes que alguém pergunte, sim tem óleo! Será a bomba de direção avariada? Bomba não aconselhável para pneus 33? Alguma coisa mal montada?

Agradeço os vossos comentários e experiencias na aplicação deste conjunto, para tentar resolver o problema...

Cumprimentos.

João Laranjeira

Comment

1º Quantas vezes verificaste o nível do óleo ? [smile rir-se]

É que depois de montar e meter o óleo ao nível convém mexer bem o volante para que todo o circuito seja preenchido e depois voltar a acrescentar óleo.

2º Há oleo no chao ?

3º Não está nenhum tubo trilhado ?

4º a direção está leve ou está dura ?

Comment

Boas,

Talvez seja ar do circuito... vê lá as questões do colega dalbuquerque.

Abraço,

Rui Ponte
        TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

[quote author=Rui Ponte link=topic=33372.msg116732#msg116732 date=1427236359]
          Boas,

Talvez seja ar do circuito... vê lá as questões do colega dalbuquerque.

Abraço,

Rui Ponte
          [/quote]

x3..........

a direçao tem que ser virada ao limite para ambos os lados, devagar, e com a tampa do reservatório fora, para sair o ar.....

ver se a correia é certa, e se está devidamente esticada...

cumprimentos

Comment

Boa tarde;

No meu BJ, com caixa de direção e bomba da Hilux, inicialmente, depois de aplicada, não fazia qualquer barulho. Posteriormente, começou a fazer barulho quando virava as rodas, Detetei que o tubo que levava o óleo do reservatório para a bomba estava achatado pois era muito maleável. Apliquei-lhe um tubo de borracha mais rija e ficou perfeito, não se vê qualquer achatamento. No entanto, o barulho nunca mais desapareceu, mas como acontece só nas manobras e a direção continua leve não me preocupei. Também tenho pneus de 33", não experimentei ainda com outros mais estreitos. O reservatório está cheio de óleo e aproveitando a dica do Marco (Lenhador) vou experimentar a virar as rodas ao máximo para um e outro lado e com o reservatório aberto para ver o que acontece.

Obrigado

Abraço assistido
            Francisco Dias

Comment

Viva,

Pois é pessoal, depois de ler as vossas dicas atentamente, e seguir os vossos conselhos, especialmente o do Lenhador, parece que o problema foi resolvido quase na totalidade, e digo quase, porque só este fim de semana é que o vamos experimentar a sério, mas pelo que falei com o meu pai, parece ser que o barulho desapareceu!!!! Ainda assim, se por ventura voltar a aparecer ou persistir, estamos a estudar a possibilidade de reduzir o tamanho da poli da bomba, por forma a aumentar o debito da mesma quando solicitada! Se se justificar claro... é só uma ideia que não sei se resultara mas pior não deveria ficar.

Não posso deixar de agradecer a todos, as dicas, e a partilha de conhecimentos! Já não é novidade para mim a disponibilidade dos membros deste grande fórum em ajudar, pois já li e aprendi muito com todos!!Mais uma vez obrigado.

Próximo passo é a instalação de travões de disco com travão de mão no eixo traseiro... vamos ver como corre.
              João Laranjeira

Comment

A trabalhar...
              X