Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Adaptação de travão de montanha - J4

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Adaptação de travão de montanha - J4

Boas, estou nos preparativos para montar um no meu BJ40, ando na colecta das peças para o fazer.....tentarei arranjar uma maquina foto para

meter umas fotos, devido as inclinações acentuadas da ilha, com atrelado de carro atrás deixa falta...

Se alguém tive conhecimento de causa que mande as suas ideias....

Entretanto tenho um de uma Opel campo, esperando apenas vir um travão de uma dyna 300, para resolver qual o melhor...

abraço

Re: Travao de montanha BJ40

e essa coisa que queres meter , vai ser electrica ou mecanica ? vais tapar os gases ao animal ? [hmmm] [hmmm]

Comment

Boas, existem pelo menos 3 tipos, todos eles envolvem mecanica e electrica, temos o sistema conhecido como retarder dos camioes... utiliza um sistema que actua na cabeça do motor, actuando sobre a abertura das válvulas de escape,reduzindo a velocidade...

eléctrico funciona utilizando campos magneticos gerados pelo proprio movimento do veículo obrigando este a abrandar diminuindo asim o esforço dos travões tradicionais..este sistema é usado t nos camioes, este sistema de campos
      existe na caixa de vl...ou diferencial...e pode ir até 4 posiçoes...de 1 a 4 cada uma trava X...

o sitema de escape funciona através do bloqueio parcial da saida de escape obrigando o motor a reduzir a velocidade pois os gases de escape ao terem dificuldade a serem expelidos para fora dos cilindros obrigam todo o movimento da cambota a ser menor e por conseguinte "travando" o jipe..vou utilizar este sistema, no entanto nao será tao simples assim, nao basta tapar metade do escape para abrandar o jipe...
      se assim o fosse o motor nao durava muito [smile rir-se]

ha medida que for fazendo vou explicando, no entanto apenas vou copiar o sistema das toyotas dynas, simplificando o mesmo....
      uma vez que existem varios actuadores, e desactuadores do travao, desde a embraiagem, a aceledor etc...

abraço

Comment

Dissertando sobre o 3º tipo de travão de montanha que mencionas, impedir os gases (calor) de sair do motor não será contraproducente (apesar de ser usado com sucesso em muitos modelos)?

O meu raciocínio é este: Vamos numa subida a puxar (aquece do motor) e quando começamos a descer (arrefecimento do motor) impedimos que os gases (calor) saiam do motor, prolongando o aquecimento.

Quando este método é equipamento de série de um motor, este já terá o sistema de refrigeração (da água e do óleo) dimensionado tendo em conta o travão motor.

É só uma opinião.

Comment

Aqui chamamos de travão de motor e é muito comum nos camiões. É muito utilizado, principalmente em descidas com peso...

É uma borboleta pneumática que atua no escape. Aliás, os camiões mais antigos que não tinham descompressor da bomba injetora, paravam o motor com este sistema.

A questão que o Filipe coloca tem lógica. Talvez seja por estas razões que o radiador da Dyna seja muito maior que os Land Cruisers.

Abraço,

Rui Ponte
          TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=33430.msg87957#msg87957 date=1384176738]
              Dissertando sobre o 3º tipo de travão de montanha que mencionas, impedir os gases (calor) de sair do motor não será contraproducente (apesar de ser usado com sucesso em muitos modelos)?

O meu raciocínio é este: Vamos numa subida a puxar (aquece do motor) e quando começamos a descer (arrefecimento do motor) impedimos que os gases (calor) saiam do motor, prolongando o aquecimento.

Quando este método é equipamento de série de um motor, este já terá o sistema de refrigeração (da água e do óleo) dimensionado tendo em conta o travão motor.

É só uma opinião.
              [/quote]

Boas, percebo o teu ponto....no entanto os gases nao ficam retidos a 100%. existem varias borboletas, algumas até

tem dois buracos, caso por ex da scania 111, e a 141 etc etc....

de facto a borboleta fexa completamente os gases, ficaste a pensar para onde sairiam os gases todos, alem da libertação

de calor, assim de repente é assim....este travao em questao tem uma mola, que é vencida gradualmente pela acumulação

excessiva de gases...dentro do motor, se nao motor ia ha vida...por onde sai os gases ? [smile rir-se]nao podemos andar 20

klm sempre

em cima do travao de montanha, trazemos o camiao, ou etc

ha rotaçao da mudança, sendo que na rotaçao certa o travao deixa de trabalhar, porque o próprio motor faz travao ha sua

rotaçao...quando o camiao ou etc embala ele actua por segundos, e volta a abrandar novamente para a rotaçao certa...

quando a acumulaçao é X a valvula liberta parcialmente os gases...os gases quentes em descida nao aumentam....se bem

que todo o circuito de refrigeração é que faz essa funçao..tenho em casa uma canter 7500 kg com este sistema, quando

ando carregado, uso o mesmo apenas para trazer o motor á sua rotaçao, e por breve momentos....existem 3 sensores

um no acelerador, embraiagem, e um manual na coluna direçao, o da culuna liga e desliga o travao montanha, os outros

dois, o do acelerador mal aceleras a borboleta abre, vacuo, mal carregas na embraiagem o mesmo.....no meu caso

leva apenas um interuptor no tablier, enquanto precionado fexa a borboleta, mal tirar o dedo abre a mesma....simples...

na verdade ainda nao cortei ao meio um sistema deste, ( parte escape ) para ver como funciona a 100%, tambem nao fui

pesquisar a net, nem vou.....perde a piada... [smile rir-se] vai ir por carolice e em causa de duvidas anormais [smile rir-se]

entao vou perguntar a quem saiba mais que eu....tenho a ideia que o sistema de escape travao montanha, pode ser

alterado tipo uma valvula wasgate de um turbo....mas.......a wastegate abre uma janela que desvia a pressao do motor

para o escape sem passar pelo turbo....quero tentar isso no travao de montanha....vamos ver.... :angel:

os novos sistemas de montanha vieram substituir este velho sistema, conserteza este nao seria o melhor....

os atrelados de matricula, quase todos teem travao de enercia, mas eu quero meter um de montanha no bj....gosto de

ouvir aqueles sons todos [smile rir-se]....RUI o radiador nas dynas sao melhorou quando entrou o 15bft, dyna 280 porque na

geraçao dyna 250, os radiadores teem a mesma capacidade ...até ha vista sao mais pequenos, ou melhor mais extreitos..

um abraço

Comment

Boas, o descompressor que serve para desligar o BJ40, se for acionado com o carro em andamento tambem o desliga??? Ou acontece como em muitos camiões que o descompressor quando levas o camião engatado faz travão e quando parado e desengatado desliga o motor???

Comment

nao conheço esse sistema, mas duvido que queiram desligar um camiao carregado.... [smile rir-se] travoes a ar..

menos lubrificação...etc etc...

no bj40 desliga o motor....

abraço

Comment

Serão descompressores diferentes.
                    Nos camiões, principalmente mais antigos, o descompressor serve de travão de montanha.
                    Por isso é que perguntei se o BJ desliga se for em andamento.

Comment

A trabalhar...
                    X