Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

    Olá malta,


    venho aqui a dar a conhecer um programa que penso ser útil para muitos daqueles que circulam pelo monte e não têm GPS mas têm um telemóvel com software Symbian (Nokia Serie N) e uma antena gps por bluetooth.


    Programa

    SmartComGps v1.5 (1.53b)

    Tutorial - http://my-symbian.com/s60v3/software...amp;fldAuto=41
    Download - http://www.wild-mobile.com/eng/download.php


    COMO COLOCAR AS CARTAS MILITARES

    Copiar os ficheiros .map devidamente calibrados no oziexplorer para a pasta "maps" do Cartão de Memoria do Telemóvel.

    Converter o ficheiro .gif ou .jpeg da carta militar para .ogf2 (utilizar o conversor que vem juntamente com o programa) e copiar o ficheiro .ogf2 para pasta "maps" do Cartão de Memoria.



    COMO CALIBRAR A CARTA MILITAR

    Ir ao menu do programa e seleccionar - Caminhos.

    Activar o modo "*Gravação Ligada".

    Circular um pouco (+/- 0,500 Km) e há medida que vai andando vai aparecer uma linha que é o percurso efectuado.

    Se a Carta Militar estiver mal calibrada vão reparar que a linha do percurso efectuado não coincide com a linha da estrada que marca na Carta Militar.

    Caso o ponto anterior se verifique ir ao menu - mapa - calibrar - transferência linear.

    com o cursor do telm arrastar a carta (esquerda, direita, cima, baixo) até que a linha do percurso gravado coincida com a estrada desenhada na carta militar. Carregar em sim para salvar a calibração efectuada.

    Após estes passos a Carta encontra-se devidamente Calibrada.


    Ir ao menu - mapa - e seleccionar "onde estou?" vão verificar que a seta já indica o ponto geográfico correcto onde estão.


    COMO CARREGAR TRACK

    O formato de tracks usado por este programa é o .plt.

    Desenhar um track no Google Earth e guardar no formato .kml.

    Utilizar este site http://www.gpsies.com/upload.do?uploadMode=convert carregar o ficheiro kml e alterar o percurso para o formato oziexplorer por fim carregar em converter.

    Copiar o ficheiro plt para a pasta "Tracks" do Cartão de Memoria do Telemóvel.

    Ir ao menu do programa - Caminhos - carregar caminho... - seleccionar o ficheiro pretendido.

    Quando for a circular se tiver o modo de gravação ligada pode depois no final gravar o percurso efectuado. Ir ao menu do programa - caminhos - salvar caminho corrente.

    O track será gravado em formato plt na pasta "Tracks" do Cartão de Memoria do Telemóvel.

    Para converter o ficheiro plt em kml podem utilizar o programa "GPS TrackMaker" ou então um executável do oziexplorer "OziMapConverter".



    WAYPOINTS

    Este programa permite adicionar way-points ou então carregar way-point criados no oziexplorer ou no google-earth.

    O tipo de ficheiro é .wpt



    Resumindo este programa tem todas as funcionalidades do oziexplorer e torna-se bastante pratico e de baixos custos.

    O único senão poderá ser o tamanho do ecrã do telemóvel.


    Testado e a funcionar em Nokia N73 com antena gps por bluetooth.

    #2
    Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

    GRANDE POST!

    Uma pergunta: há esse programa para windows mobile?

    Abraço
    CumprimenTTos,

    VITELA - sócio FLC nº 39

    Comment


      #3
      Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

      [quote author=Vitela link=topic=455.msg4232#msg4232 date=1288123737]
      GRANDE POST!

      Uma pergunta: há esse programa para windows mobile?

      Abraço
      [/quote]


      será esta aplicação?

      Comment


        #4
        Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

        [quote author=Ricardo_Ruivo link=topic=455.msg4237#msg4237 date=1288125254]
        [quote author=Vitela link=topic=455.msg4232#msg4232 date=1288123737]
        GRANDE POST!

        Uma pergunta: há esse programa para windows mobile?

        Abraço
        [/quote]


        será esta aplicação?


        [/quote]

        só é pena ser a "pagantes".

        Obrigado Ricardo
        CumprimenTTos,

        VITELA - sócio FLC nº 39

        Comment


          #5
          Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

          [quote author=Vitela link=topic=455.msg4336#msg4336 date=1288174467]

          só é pena ser a "pagantes".

          Obrigado Ricardo
          [/quote]


          tenho a versão "tratada" mas é do SmartComGps v1.5

          Comment


            #6
            Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

            [quote author=Ricardo_Ruivo link=topic=455.msg4403#msg4403 date=1288199742]
            [quote author=Vitela link=topic=455.msg4336#msg4336 date=1288174467]

            só é pena ser a "pagantes".

            Obrigado Ricardo
            [/quote]


            tenho a versão "tratada" mas é do SmartComGps v1.5
            [/quote]

            Se me a poderes enviar agracedia, tive este programa no meu antigo n73 e era impec.. obrigado

            cump

            David Paredes

            Comment


              #7
              Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

              [quote author=David_Paredes link=topic=455.msg4413#msg4413 date=1288203054]
              [quote author=Ricardo_Ruivo link=topic=455.msg4403#msg4403 date=1288199742]
              [quote author=Vitela link=topic=455.msg4336#msg4336 date=1288174467]

              só é pena ser a "pagantes".

              Obrigado Ricardo
              [/quote]


              tenho a versão "tratada" mas é do SmartComGps v1.5
              [/quote]

              Se me a poderes enviar por mail agracedia, tive este programa no meu antigo n73 e era impec.. obrigado

              cump

              David Paredes
              [/quote]

              Comment


                #8
                Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

                [quote author=David_Paredes link=topic=455.msg4413#msg4413 date=1288203054]

                Se me a poderes enviar agracedia, tive este programa no meu antigo n73 e era impec.. obrigado

                cump

                David Paredes
                [/quote]


                Eu tenho instalado no meu N73 e de facto funciona impec


                Vou enviar-te para o teu email. 8)


                cumprimentos,

                Ricardo

                Comment


                  #9
                  Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

                  boas será q isso funciona tb num htc??? tentei procurar no site mas n vi nada sobre compatibilidade...Ricardo se puderes envia-me para o mail tb...

                  abraço

                  Comment


                    #10
                    Re:Cartas Militares no Telm - Programa Smartcomgps

                    [quote author=ugarras link=topic=455.msg7281#msg7281 date=1290380423]
                    boas será q isso funciona tb num htc??? tentei procurar no site mas n vi nada sobre compatibilidade...Ricardo se puderes envia-me para o mail tb...

                    abraço
                    [/quote]

                    Agradeço o mesmo, caso tenhas o compativel para Windows Mobile.
                    Obrigado
                    CumprimenTTos,

                    VITELA - sócio FLC nº 39

                    Comment

                    A trabalhar...
                    X