Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Conselhos e dicas na compra de um J9

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Conselhos e dicas na compra de um J9

Boa noite amigos,
    Em primeiro lugar passo a apresentar-me, o meu nome é Pedro Diogo, tenho 41 anos, moro em Alfragide (Amadora) e já ando nisto do TT à cerca de 4 anitos.
    Primeiro comecei nas moto4 (atv's), mas apesar de gostar muito da sensação de liberdade que nos dão, rapidamente passei para os veículos 4x4.
    Assim, à cerca de dois anos comprei um Pajero GLX 2.5 TD de 95, o qual fui apetrechado a meu gosto (guincho, snorkel, amortecedores, pneus, mexidas no turbo e bomba, iluminação, 2.ª bateria, etc...) e que me acompanhou por muitas e fantásticas viagens e passeios, os quais culminaram, à cerca de duas semanas com a concretização de um sonho que era ir a Marrocos.
    Assim, no passado dia 17 de Abril eu e mais 27 amigos (13 carros e um ganda maluco de mota) rumamos em direcção a terras bérberes.
    Passei 16 fantásticos dias, naquilo a que posso afirmar ser A VIAGEM da minha vida (e olhem que já viajei qualquer coisa...).
    Isto tudo para dizer que no meio de todo aquele pó, areia e pedra cheguei a conclusão que necessitava de um carro maior (leia-se longo), que me permitisse mais conforto e também mais bagagem, com um pouco mais de alma, mas igualmente fiável.
    O primeiro e o último carro que me veio à cabeça foi um Toyota e sendo o HDJ 100 uma miragem, não só pelo preço como pelas exacerbadas dimensões, rápida e naturalmente encontrei aquele que entendo ser o ideal, não só pelo design, como também pelo motor e características, o belo do KZJ95.
    Apesar de muitos dos amigos me falarem no Discovery TD5, no Nissan Patrol, no Pajero longo como verdadeiras opções, a verdade é que a marca e modelo já estavam escolhidos, só precisava de encontrar o carro...
    Desde de que cheguei de Marrocos (e confesso que até lá, sempre que tinha net) que ando à procura de um, a um preço justo e que vá ao encontro do que pretendo gastar (pois será sempre um segundo carro).
    Esta semana encontrei um de que realmente gostei, pois parece-me bem conservado (para a sua idade) a nível de interiores (algo que dou algum valor, pois às vezes é mais caro arranjar os interiores do que um problema de motor...) e de exteriores.
    O carro é de 1997 e tem 262.000 KM.
    Isto tudo para vos explicar que pretendo entrar no mundo dos Toyotas e preciso muito da Vossa ajuda, nomeadamente gostaria de aprender com os Vossos conselhos no que se refere aos cuidados que devo ter ao comprar este carro.
    Não me refiro aos km pois sei que este motor é bastante fiável (embora tudo dependa de como foi tratado), refiro-me a outros aspectos que possa ter de verificar antes de o comprar... (caixa de direcção, turbo, braços, etc...)
    Amanhã vou de novo ver o carro com o M/ mecânico de confiança, o qual só "mexe" em viaturas 4x4, mas ainda assim muito agradecia a V/ opinião (aprendi muito no forúm da Mit (mitsubishi.org) e tenho muito respeito e admiração por quem sabe do que fala e educa os restantes companheiros, de forma altruísta e sem pretenciosismos, num perfeito e saudável convívio, algo que nos nossos dias já vem a ser raro.
    Tenho mais algumas dezenas de questões, quanto à dimensão dos pneus a colocar (se aumento um pouco a altura e diminuo a largura), se AT ou MUD (mas sempre BF), quais as vantagens do tão falado intercooler, quais os amortecedores adequados, onde comprar material para aqueles pequenos arranjos, onde comprar material em 2.ª mão mas em bom estado (por exemplo este carro que estou a ponderar comprar tem os dois cintos dianteiros a desfiar, e preciso de dois cintos para substituir aqueles, etc...
    Mas tudo a seu tempo, primeiro tenho de o comprar e de preferência bem!!!
    Um agradecimento antecipado pelas vossas contribuições...
    Abraço,

Re: Conselhos e dicas na compra de um J9

Ora muito bem vindo, Pedro Diogo!

Quanto às tuas questões, os KZJ95 são carros muito fiáveis e duráveis! Penso que não há nada de especial a chamar a atenção que o teu mecânico não saiba. Quero dizer que não há nada de particularmente propenso a dar problemas neste modelo, é só avaliar o estado geral! Assim, espero que possas brevemente criar o tópico de apresentação da tua máquina. (essa ou outra igual, desde que seja um land cruiser! [])

Abraço,
    André
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Caro André,
      Agradeço muito as tuas palavras.
      Acho que vou fechar este fás negócio com um de 1997, que está bastante aceitável no geral.
      Claro que necessita de uma revisão profunda, enfim, acho que está a precisar de alguma atenção e carinho...
      Uma das coisas que vai com toda a certeza necessitar serão pneus.
      Estava a pensar nuns BF Mud, apenas estou indeciso nas medidas, ou 265/75 R16 ou 255/85 R16.
      Queria ganhar um pouco de altura e penso que com os 265/75 já vou ganhar alguma, pois os originais são 265/65.
      Mas não sei se ei de colocar os 255/85, pois são um pouco mais estreitos, mas bem mais altos...mas por outro lado também penso se não será altura a mais que me irá trazer problemas nas cavas das rodas, com o roça roça...
      Enfim estou confuso!!! :blank:

Já agora tens alguma experiência com alguma destas medidas?

Obrigado pela força e pelos ensinamentos,
      Um abraço,

Comment

Olá Pedro, tenho experiência com essas e outras medidas mas infelizmente tenho más notícias pra ti: nenhuma cabe sem alterações! [] A medida mais pacífica que apresentas é 265/75R16 que, com um pouco de altura e uns toques no alinhamento de direção se resolve. Para mim, a medida que transforma estes carros em grandes máquinas é precisamente a 255/85R16 mas já implica forçosamente algum corte de chapa à frente. Há também uma medida muito popular do mesmo diâmetro, que é 285/75R16 mas aí o corte ainda terá de ser maior e o esforço da mecânica será também superior, sem dúvida.

Sugiro que procures no fórum, porque já há muita info sobre o assunto, inclusivamente muitos posts meus, pelo que não me queria estar a repetir mais uma vez. Já agora, uma pequena correção: a medida original é 265/70R16 e não 265/65...

Se precisares de alguma coisa está à vontade, afinal estamos perto... O meu nº é o 917524366. Boa sorte com a compra! []

Abraço,
        André Ferreira
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas tardes,

Sou novo aqui no forum, quis apresentar-me e ao meu kzj90 mas não consegui carregar as fotos [:-\]. Problemas com o meu browser talvez.

Aproveito este tópico, já que falam do mesmo assunto, para pedir ajuda aqui à malta experiente. Sou maçarico nestas adanças.

Tenho um kzj90 com tudo original e coloquei pneus Cooper Discoverer STT 265/75 R16. O problema apesar de não ser grave, irrita-me profundamente, pois numa descida inclinada ao curvar apertado, a roda roça na pala. Já li vários post aqui no forum a falar do assunto mas para quem tem outras jantes. Eu tenho as originais e queria uma opinião sff.

O que fazer, sem ter que tirar a pala? espaçadores, tacos nylon, bolachas, o que é isso? Subir a suspensão, como? Alinhamento da direção apenas, resolve?

Obrigado,
          Abraço a todos.

Alexandre.

Comment

Com essa medida é sugerido subir a suspensão ou com nova suspensão mais alta ou colocando tacos nas molas que tens.

Para essa medida de pneus julgo não ser necessário cortar abas.

Comment

Boas abmik e se es novo por aqui sejas bem vindo a esta casa. Não te esqueças de fazer a tua apresentação mesmo sem fotos (por agora)
              Respondendo ao teu assunto deves consultar o tópico que fala sobre este tema, pois lá esta magnificamente explicado por quem entende do assunto. Todavia se consultares a minha apresentação (azimutte) iras encontrar de uma forma rápida solução para o teu problema
              Abraço

Comment

Obrigado pessoal.

azimute, excelente! a solução na tua apresentação esclareceu-me completamente as ideias. Obrigado.

PS: Como ponho fotos aqui no forum? Quis fazer apresentação mas não sei como por as fotos com a [ img ] [ / img ] ... ?!

Comment

Boa noite e muito bem vindo ao forum, o sitio certo dos LandCruisers.

Para colocar fotos, logo no Quadro de suporte tens este tópico:

Vamos ficar à espera de conhecer mais um J9...

Abraço
                  - Quem cá está é que está bem...
                  - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
                  http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

Comment

Para pores fotos aqui tens que carregar a mesma num alojador de fotos eu uso o photobucket.com e depois metes o código respetivo entre [img][/img]. Ok?

Comment

A trabalhar...
                    X