Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor B - Pressão do óleo

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor B - Pressão do óleo

Boas,

Já há algum tempo que estava para medir pois o manómetro de origem sempre andou muito em baixo.
    Arranjei um manómetro daqueles dos balões de água e medi.

Ao ralenti, frio tenho 4 Bar , quente 0,7. No manual diz que o minimo é 0,3 Bar [hmmm] . O que acham destes valores?

Cumprimentos,
    Filipe

Re: Motor B - Pressão do óleo

Boas, sao valores muito baixos, frio teria que andar nos 5/6 e a quente dentro dos 2 kilos ao relanti.....em estrada e em aceleração devia andar

nos 4 kilos mais coisa menos coisa...esse valores a quente sao demasiado baixos, e podem por em risco a morte do motor, sendo que

para já os desgaste excessivos ja existem ! o que se faz no teu caso é aumentar o ralenti, de forma a fazer a quente 1 kilo ao relanti...

conselho é abrir e reparar antes que o mesmo morra, se morrer antes de ser reparado, a reparação pode ser super dispendiosa..

para já podes mudra para um oleo mais espesso, compra um aditivo de referencia e aumenta o relanti....

abraço

Comment

Boas,

Sim sem duvida que vou ver o que se passa, acho estranho é o manual dizer que 0,3 é aceitável pois também falei com um sr amigo que é mecânico e ele disse-me que devia andar com 1 Bar no minimo, 0,3 é muito pouco.
      No manual, uma das causas prováveis de baixa pressão é a válvula relief da bomba de óleo, esta em baixo junto ao cárter.
      Vou começar por ai, antes de ver da bomba de óleo, capas etc [:-\] mas tou a ver que o puto vai encostar à box [:'(]

Cumprimentos,
      Filipe

Comment

Boas Fmarques,

Estamos com o mesmo problema...também o meu tem sempre o ponteiro muito em baixo.

Vou postar aqui o que acabei de postar no tópico do meu.

Que válvula é essa de que falas?

[]

Comment

O sonho do comum dos mortais... Um bj40 zero quilómetros [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Ora, o que me atormenta é precisamente aquele ponteiro mais à esquerda... [huhuhuh]

No momento das fotos, o carro estava com o motor quente. Tinha acabado de levar óleo novo, 15w40 e filtro do óleo original Toyota.

É um facto que o ponteiro da pressão do óleo, a quente e ao ralenti, cola à esquerda. [hmmm]

Em andamento, ali aos 90kms/h, anda um bocadinho abaixo do traço do meio.

É verdade que, no manual oficial do motor B, a Toyota diz que a pressão mínima, a quente e ao ralenti, é de 0,3kg/cm2, mas o risco de gripar aquilo tudo é assustador...

A frio está tudo muito bem. A quente é que a pressão vem por ali abaixo...

Ainda não consegui medir a pressão com um manómetro externo, mas deve estar mesmo muito no limite mínimo.

[]

Comment

Eis o que diz o manual:

Comment

Boas,

O meu também já teve zero km [smile rir-se] , agora ja tem 7000 [8)] [smile rir-se].

A válvula de que falo é a válvula de pressão mencionada no teu manual, hás-de ver uma página que tem os componentes da bomba de óleo, está la identificada, supostamente só abre quando a pressão de óleo excede os 6 Bar mas vai-se la saber se aquilo não está a dar passagem (se bem que não acredito muito mas pronto).

O óleo que uso é Galp Formula 15w40, o filtro tem 2000km, o turbo não tem fugas.

Depois de verificar essa válvula o próximo passo é ver bronzes, casquilhos, bomba de óleo []

Cumprimentos

Comment

Boas, esses manómetros de origem com 30 anos são pouco fiáveis !! antes de se pensar em reparações verificar valores riais com

um manómetro credível...ligar o manómetro e medir pressão ao longo do bloco zona do filtro de oleo e em todos os parafusos rosca gaz

e não apenas nas zonas de interruptores. Talvez alguns nao saibam mas esse manómetro de pressão de óleo do quadrante bj40, é facilmente

pirateado, sendo possível mete-lo a fazer a pressão que desejamos....mesmo tendo o motor cansado !!

no meu bj40 não perdi tempo a comprar manómetro novo, nem tao pouco o sensor "bilo" original....

meti um sensor do motor 11b , estes trabalham com luz avisadora, fiz uma instalação e meti uma luz avisadora, portanto fica

tal como num carro recente, ligamos a chave a luz está ligada, ele pega ela apaga em função da pressão..depois como não era suficiente

meti um tubo directo do circuito do óleo directamente a um manómetro, manómetro esse que custou dois euros, e nao passa de um manómetro

comprado na venda da esquina, usado nos motobombas ou cilindros caseiros para medir pressão de agua...e acreditem o oleo nao estraga

o mesmo, pelo menos o meu tem 4 anos sempre impek....ha quem tenha tubo em cobre, eu tenho tubo plástico dos bloqueios ARB.

e uso por precaução um parafuso dentro do cinzeiro, atenção nao confundir com tabaco caseiro hihihi [smile rir-se] em caso de fuga

basta retirar o tubo e respectivo adaptador e meter o parafuso para poder chegar a casa sem andar a nadar em óleo...pois como sabem

se o tubo partir e o oleo sai....nao percebo porque é que um manual toyota, diz como referencia 0.3, o meu motor B, faz 0.7, tendo que

subir relanti para fazer 1 kilo, para andar mais descansado !! mas eles é que percebem disso....

pvc, pede emprestado uma sonda, e se nao bastar, um quadrante e testa....vais ficar contente quando perceberes que o teu motor nao tem

problemas de pressao.... mas sim problemas de idade [smile rir-se] outra cena nao se arranja por ai umas copias desse manual ? [smile rir-

se] tenho um com muitos anos em português

mas diferente desse.... :angel:

abraço

Comment

[quote author=FMarques link=topic=34379.msg102983#msg102983 date=1403486551]
                  Boas,

O meu também já teve zero km [smile rir-se] , agora ja tem 7000 [8)] [smile rir-se].

A válvula de que falo é a válvula de pressão mencionada no teu manual, hás-de ver uma página que tem os componentes da bomba de óleo, está la identificada, supostamente só abre quando a pressão de óleo excede os 6 Bar mas vai-se la saber se aquilo não está a dar passagem (se bem que não acredito muito mas pronto).

O óleo que uso é Galp Formula 15w40, o filtro tem 2000km, o turbo não tem fugas.

Depois de verificar essa válvula o próximo passo é ver bronzes, casquilhos, bomba de óleo []

Cumprimentos
                  [/quote]

na minha opinião nao é facil saber se as válvulas dão passagens aqui e ali....melhor comprar logo novas.....uma válvula quando

dá passagem a 100% o motor vai ha vida rápido....ja vi acontecer. em 99% casos perca de pressão está associados a desgastes...

abraço

Comment

Bomba oleo motor B (1974 - 09/1977)

http://www.partsbase.org/toyota/land...ge-1-oil-pump/

Bomba oleo motor B (09/1977 - 09/1980)

http://www.partsbase.org/toyota/land...-1-oil-pump-2/

Bomba oleo motor B (09/1980 ---> )

http://www.partsbase.org/toyota/land...eu-1-oil-pump/

Valvula e mola (nº 15131 e 15132 respectivamente).

Segundo manuais da marca, existem mais uma ou duas destas válvulas limitadoras de pressão, no suporte do filtro de oleo e arrefecedor...

http://www.markerink.org/WJM/HTML/J4...-23_25p_07.jpg

http://www.markerink.org/WJM/HTML/J4...-23_25p_08.jpg

Comment

A trabalhar...
                    X