Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor 2L-TE

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor 2L-TE

Boas,

Acabei de adquirir um BJ73 a um familiar que possuia uma oficina de mecânica. Há alguns anos ele substituiu o motor original (VM 5cil) por um Toyota 2L-TE (Comprado em inglaterra, não sei ao certo porquê..)

Tenho vindo a pesquisar e não tenho visto nada de bom sobre este motor. No entanto, não tenho para já possibilidade de o trocar por um motor B, e gostaria de saber antes de mais, a vossa opinião sobre o mesmo e também o que devo procurar visualmente para saber ao certo o estado do motor e o que devo mudar preventivamente para tentar garantir a fiabilidade do motor.

Para já estou a pensar mudar o filtro de óleo, gasoleo, filtro de ar e óleo. Meter um intercooler e um radiador de óleo ajuda/vale a pena neste motor?

Um abraço e desde já o meu muito obrigado!

Re: 2L-TE

O motor é bom, pode é revelar alguma falta de potência e binário no BJ73. Se está a funcionar em boas condições porquê mexer?

Comment

Tenho lido bastante sobre a elevada probabilidade de rachar cabeças neste motor. A longo prazo gostava de meter um motor que fosse menos propenso a esse (ou outro) tipo de problemas.

Neste momento gostava era de saber o que fazer preventivamente no dito cujo, para além do que já referi.

Obrigado []

Comment

Já agora, o manometro da pressao do oleo e da temperatura do motor não estão a funcionar. Já li que o da temperatura pode ser por nao ter termostato ou ter o mesmo colado, mas o da pressão do oleo apenas li que poderia ser um desajuste do manometro em si.

Alguma ideia sobre isto?

Obrigado mais uma vez

Comment

O meu VM de 4 cilindros também dizem ser uma desgraça e anda impecável há 220mil kms.

Verifica se o termoestato está bom, se a bomba de água tem sido mudada nos intervalos devidos, se o radiador está desentupido (tirar e varejar é o ideal), e mudar o óleo siliconado do viscoso da ventoinha se tiver. No meu caso levou 3 bisnagas desse óleo compradas na toyota, se precisares dou-te a referência.
          Se a água do sistema de refrigeração tiver ferrugem muda-a. Se ficar ferrugenta em poucos dias podes ter o bloco enferrujado por dentro. Volta a sangrar o sistema, atesta com coca-cola, vai dar uns gazões para aquecer e descolar a ferrugem toda, volta a drenar a coca-cola e põe líquido de refrigeração adequado.

Comment

[quote author=d.piedade link=topic=34623.msg107834#msg107834 date=1413382644]
            Já agora, o manometro da pressao do oleo e da temperatura do motor não estão a funcionar. Já li que o da temperatura pode ser por nao ter termostato ou ter o mesmo colado, mas o da pressão do oleo apenas li que poderia ser um desajuste do manometro em si.

Alguma ideia sobre isto?

Obrigado mais uma vez
            [/quote]

Podem ser fichas desligadas.

Comment

Ok, vou tentar ver isso! A água do radiador tem ferrugem sim, o mecanico a que costumo ir disse-me para não mexer até reparar o radiador porque pode destapar fugas que estão actualmente tapadas com ferrugem, isto é verdade?

Quanto às fichas, estou a tirar o manual de serviço do bj e vou tentar ver isso então.

Mais uma vez obrigado!

Comment

Se a ferrugem está a tapar fugas isso deve estar mesmo violento! [smile rir-se]
                Segue o conselho dele.

Comment

Ok, obrigado!! Está um pouco violento sim, não foi muito bem tratado mas agora vou tentar recuperá-lo, espero é que não me dê muitas dores de cabeça..

Comment

Re: Motor 2L-TE

Bem vindo....

meter um motor B agora não será trabalho, motor por motor antes esse, apesar de o B ter outra durabilidade, é

muito pastelão, e comilhao de gasol. que caixa de VL tem agora ?

para ver a saude do motor, é medir taxas de compressão, se tudo tiver ok, é mudar todos os oleos, inclusive como disse o

filipe o do viscoso, e rever todo o sistema de arrefecimento, na minha opinião não seguia o conselho do mecânico, eu lavava

o circuito, e metia agua boa, depois quando começa-se a verter pelas relas, bomba, tubos, mudava tudo. assim é um trabalho

como deve ser, evitando a troca de cabeça mais cedo, para alem claro de uma fiabilidade para viagens etc em descanço

emocional [smile rir-se] revia injectores filtros etc e tá a andar....

boa sorte

Comment

A trabalhar...
                    X