Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Solução para reforçar eixos high pinion.

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Solução para reforçar eixos high pinion.

Li num fórum estrangeiro que algumas equipas usam valvolina 250W nos eixos high-pinion para evitar que partam o grupo cónico.
    Algumas só os usam quando é uma mais valia dependendo da prova, se não forem necessários usam os eixos normais. Isto em eixos americanos.
    A equipa pioneira no uso desta valvolina para tirar stress da mecânica high pinion foi a Millermotorsports se não estou em erro. As outras começam a copiar.

E se resultará em algo positivo nos nossos de 8" também não sei, mas pelo menos fica a informação.

Cumprimentos.

Re: Solução para reforçar eixos high pinion.

qual é a vantagem ?

abraço

Comment

A meu ver nenhuma, mas se fazem isto em competição é porque resulta.
      A única experiência que tenho em valvulinas diferentes foi quando mudei a do eixo onde tenho o aussie locker de 90w sintética para 140w mineral. E fez diferença no accionamento, ficou muito mais suave.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=34640.msg108087#msg108087 date=1413662048]
        A meu ver nenhuma, mas se fazem isto em competição é porque resulta.
        A única experiência que tenho em valvulinas diferentes foi quando mudei a do eixo onde tenho o aussie locker de 90w sintética para 140w mineral. E fez diferença no accionamento, ficou muito mais suave.
        [/quote]

deve ter uma razão lógica, resta perceber qual !!

vamos estudar isso [smile rir-se]

abraço e obrigado pela partilha...

Comment

O óleo evita que as engrenagens encostem aço com aço. Portanto o pinhão primeiro exerce pressão na valvulina e esta na corôa.
          Talvez ao ser extremamente espessa tenha um efeito de distribuição de pressão mais amplo.
          Em vez de o esforço ser feito numa área (onde o pinhão encosta aos dentes da corôa) de 20cm2 talvez fique em 22 ou 24cm2. Estes valores são em jeito de exemplo, estou apenas a especular.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=34640.msg108096#msg108096 date=1413711844]
            O óleo evita que as engrenagens encostem aço com aço. Portanto o pinhão primeiro exerce pressão na valvulina e esta na corôa.
            Talvez ao ser extremamente espessa tenha um efeito de distribuição de pressão mais amplo.
            Em vez de o esforço ser feito numa área (onde o pinhão encosta aos dentes da corôa) de 20cm2 talvez fique em 22 ou 24cm2. Estes valores são em jeito de exemplo, estou apenas a especular.
            [/quote]

seja óleo 80 ou 120 nunca encosta entre peças....se existisse o encosto directo existia o desgaste....

não tenho de forma nenhuma conhecimentos técnicos que me permita avaliar esta ideia, no entanto é preciso alguma

tolerância mecânica para uma boa lubrificação, sendo que o óleo 250 deve ser quase como graxa....digo eu !!

temos um DIF, que deve levar óleo com uma certa viscosidade que visa uma boa lubrificação, sendo que um bloqueio ou um

dif tem pequenas passagens de oleo....por aqui nos eixos toy quando usam high-pinion metem é o bujao mais alto, eliminando

o bujao de origem...mas também falo de eixos normais..ja temos por aqui varios samurais com eixos toy high pinion...

será que no usar esse oleo, nao alteram os canais de lubrificação internos ?

abraço

Comment

Aparentemente tem a ver com o facto de o pinhão não estar submerso em óleo como os eixos de 9,5", por exemplo, gerando problemas de aquecimento e partindo mais facilmente. O óleo mais espesso de arrefecer/lubrificar melhor as peças.

Comment

A trabalhar...
              X