Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Óleo do circuito da direcção - J9

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Óleo do circuito da direcção - J9

Bom dia.
    Num kzj95 de 1998 qual a especificação do fluido de origem?
    O fluido que actualmente tenho no vaso apresenta uma cor amarelada.... nada de vermelho nem de verde ou azul.
    Qual a melhor especificação na eventualidade de querermos prugar o fluido antigo e repormos novo fluido.
    Existem incompatibilidades quimicas entre diferentes especificações de fluidos como o AFT e o CHF202... Não querendo derreter algum componente cpom produtos da reacção de compostos incompativeis espero pelas vossas dicas. Obgd

Re: Óleo do circuito da direcção - J9

Boas Amigo Fabiao

Ao fim de mais de um ano c'anda por aio, se mostrar a biatura na garagem dos 90 ficar-lhe-ia bem [smile rir-se] [smile rir-se]

Não é obrigatório mas enriquecer a "garagem" aqui da casa dá (ainda) mais vontade aos experientes (que não é o meu caso) de responder.

Abraço fotogénico
    Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

Re: Óleo do circuito da direcção - J9

Boa noite,

Na altura, o membro Fabião fez-me esta pergunta por PM e eu respondi. Agora publico porque o procedimento pode dar jeito a mais alguém...

[quote author=axf link=action=profile;u=59 date=1424696298]
      [quote author=Fabiao link=action=profile;u=7628 date=1424682236]
      Ola
      Trabalho maravilha e fotos super.
      TEnho o nivel do oleo de direcção do meu kzj95 baixo, quero acertar mas nao faço a mais pequena ideia qal e a spec... estava a espera que fosse vermelho ja que li algures que a spec é o AFT... mas parece-me mais amarelado..... sabes dizer-me qul o oleo adequado.... ou vai de prugar tudo e colocar novo? e nesse caso qual a melhor recomendação para este bichinho
      [/quote]

Bom dia!

De facto, o fluído correcto é mesmo ATF, concretamente DEXRON II ou III. E sim, é vermelho... se o que lá está é amarelo não é o indicado mas também pode ser simplesmente o ATF já velho (neste caso seria mais acastanhado do que amarelo). O ideal é trocar o óleo todo e depois vigiar para ver se o nível não desce; se descer é porque tens uma fuga! E, nesse caso, em princípio será necessário reparar a caixa (muito comum).

Para trocar o óleo todo:
      - retirar o máximo possível do óleo que esteja na vaso com auxílio de uma seringa;
      - elevar a frente do jipe;
      - desligar o tubo do retorno ao vaso e ligá-lo a um recipiente para recuperar o óleo velho (se necessário acrescentar o tubo);
      - tamponar a entrada desse tubo no vaso;
      - atestar o vaso com óleo novo;
      - ligar o motor e virar a direcção totalmente para ambos os lados enquanto se acrescenta óleo novo no vaso (idealmente ter um assistente ou umA assistente jeitosa [smile rir-se] para virar o volante enquanto acrescentas o oleo);
      - o processo termina quando o óleo que sair pelo tubo do retorno apresentar a cor viva do óleo novo.

Abraço e bom trabalho!
      André Ferreira
      [/quote]
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

A trabalhar...
      X