Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Selecção e adaptação de motor - J7

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Selecção e adaptação de motor - J7

Bom dia a todos,

o meu motor foi a vida (motor B), parece que partiu qualquer coisa na cambota! Resumindo fica + ou - ao preço de meter um motor novo. Queria aproveitar para meter algo mais recentes mas preciso de ajuda para saber que tipos de motor posso adaptar a um BJ73 com caixa do VM.

Desde já obrigado pela ajuda

Abraços

Re: bj 73 "Foi-se o coração...."

Boas, aproveitando as peças que já tinha montado com o motor B, pode usar vários motores....ou seja é tirar o B e meter outro da

mesma geração B. o melhor na minha opinião preço qualidade é o 11B. Pode meter um 3b, pode meter um 14b, pode meter

13b-t. Depois pode meter um 15bf-t mas ai ja precisa refazer apoios de motor, cloge de caixa etc.....tem também o kz-t

que pode montar, mas também precisa de refazer apoios de motor e união entre esse motor e caixa vm....

destes todos o mais facil de montar seria o 11b, pois ja tem a papa toda feita que era a do B que morreu !! o 11b nao é turbo,

é um aspirado de injecção directa, dentro da mesma cilindrada do motor B. Existem duas gerações destes motores a primeira

com bomba em linha, bloco pintado de vermelho, e a 2 geração bloco azul de bomba rotativa, este da segunda geração é

melhor para quem pretende montar um turbo, e retirar mais alguma performance !! se os euros nao forem problema

e depende dos gostos, e do uso que pretende dar ao jipe, o melhor motor para meter ai seria um KZ-T. Motor leve, potente,

muitas peças ao dispor, motor com consumos bons fiável etc. para gastar menos e ficar bem servido era um 11b, para

gastar uns bons euros e ficar com um motor ha homem seria o 15bf.t da dyna 280, o 15bf.t é um motor com mais de 4000 c.c

16 valvulas, que gosta de comer !! nao é motor de rotação, mas é fiável !! veja pelo forum existe muita informação !!!

o que é que aconteceu ao certo ao seu B ?

cumprimentos

Comment

O Lenhador já disse tudo...entre uma série de motores da série B até à adaptação de um KZT...existe uma panóplia de possibilidades.

VW Taro (Toyota Hilux LN105) & Land Cruiser KDJ125 & Land Cruiser BJ73 3B

Comment

Boas,

Andava eu pelas estradas do norte, quando a agulha do óleo começou a variar muito e deu-se um estalo, de seguida o motor começou a bater mal (tac, tac, tac,....), parei numa oficina local e o mecânico disse-me que o barulho vinha da cambota. supostamente, a bomba não lubrificou adequadamente alguma peça e partiu. eu mudei o óleo e filtros pouco tempo depois da compra pq a ultima muda foi feita em 06-2012. Causa do problema da bomba de óleo, provavelmente apanhou restos de óleo mais denso e não conseguiu fazer o seu trabalho.

Isto tudo é apenas hipotético uma vez que o carro ainda anda (com barulhos estranho) e ainda não desmontei o motor devido aos supostos valor 1500€ de compostura mínima ao qual me lava a pensar que seria melhor comprar outro motor.

tb tenho o carter amolgado que verte ligeiramente algum óleo (mais uma bonificação do antigo proprietário talvez....)

Obrigado pelos vossos comentários.

Comment

quase que diria que nao foi da cambota, mas uma pre camara da injecção que partiu.....

boa sorte...

Comment

Boas pessoal

Encontrei um 3B acho eu.... 3500cm3, 4 cilindros de 95 por 1000 chapas, acham que o valor é razoável? tb encontrei um 3500cm3, 6 cilindros turbo por 1300, nao sei o k ei de comprar.......

Help! [:-[ [:-X] [:-[ [:P] [8)]

Comment

que motor é o de 6 cl designação ? pela cilindrada deve ser um H com turbo aplicado....

se o 3b tiver completo e em bom estado vale os 1000 até porque de 95 pode ser bomba rotativa....digo eu !!

abraço

Comment

Ola,

O de 6 cil não sei quase nada, o outro sei que é de uma dyna acidentada desmontado numa sucata de um colega, tem + ou - 120000kms e que esta em perfeitas condições. Só o vou ver amanhã.... algum cuidado a ter?

Abraço []

Comment

motor usados sao sempre um risco.....que todos nós corremos !!

tira fotos, mete a trabalhar.....e ariscar .....

o problema maior é acreditar em 120 mil.....

abraço

Comment

O 6 cilindros era outra "finesse" mas se o 3b está mesmo bom será menos arriscado e trabalhoso de encaixar no sítio.

Comment

A trabalhar...
                    X