Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Duvida eixo vm num bj73

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Duvida eixo vm num bj73

Boas pessoal, venho aqui pedir a vossa ajuda numa duvida.
    Eu tenho um bj73 vm (motor ja toyota felizmente) e tive recentemente uma homocinetica partida. Por precaução fui verificar a outra e estava rachada, pelo que acabei por substituir. A malta com quem ando acha estranho eu ter partido aquilo com o uso que dou ao jipe, pelo que ando a tentar perceber se o problema pode ser outro que nao desgaste do material. Fiz um teste e com a transmissão em H2, bloqueando os cubos de andas as rodas, quando uma esta parada no chao e a outra levantada, a mesma nao roda... Tinha ideia que devia rodar... Estou errado? Obrigado desde ja...

Re: Duvida eixo vm num bj73

Boas, isso foi provavelmente resultados de um passado com pouca manutenção !! lembrar que esses carros tem mais de 20 anos

e tiveram alguns donos, para tua sorte o dono antes de ti era super cuidadoso, no entanto para trás dele não se sabe !!!

desculpa nao percas tempo com essas teorias, a única coisa que deves ter em atenção, é o afino e o limitador da Direcção,

convém em modo 4x4 tt nao ter as rodas a virar muito, pois a aranha da homocinetica quando muito virada tem tendência

a quando e em exforço a rachar, as esferas sobrepovoem-se e racham a homocinetica...desde que tenhas um afino correcto

da Direcção, e la dentro graxa tá se bem !!

abraço

Comment

Ok marco obrigado, vou ter mais atenção nessas situações, so pensei que pudesse estar a escapar kk coisa

Comment

Já li em qualquer lado que a massa lubrificante preta (lítio) torna a homocinética menos propensa a quebras, não me perguntes porquê.
        As homocinéticas toyota permitem uns 42-44 graus na transmissão, e a carcassa/eixo que a envolve permite apenas 38-40º precisamente para evitar esse problema. Contudo comungo do que disse o Lenhador, quanto menos em esforço ela trabalhar melhor.

Comment

Duvida eixo vm num bj73

Obrigado Filipe, eu nisso vou andar mais atento para nao andar com direção virada ao máximo. Estranhei foi o facto de sem ter a manete das transferencias engatada as quatro, tendo os cubos bloqueados, pensei que as rodam girassem independentes, o que no meu caso nao acontece...

Comment

tu tens dois LSD nesse carro nao te esqueças...e estão "reforçados" [] mas as rodas não podem andar por igual....

esse LSD faz diferencial !! em terra faz o teste e vai entender....

a massa a base de lítio, quando a homo faz centrifugaçao parte da massa sai ficando alojada

dentro na ponta da bola, do eixo onde trabalha ....quando para o carro ela cai por gravidade novamente na homo....se fosse

gracha, a mesma ficava colada as parede do eixo, e nao lubrificava a homo como deve ser...sendo que a de lítio permite

melhor lubrificação, menos atrito, e nao aquece....

abraço

Comment

A trabalhar...
            X