Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Primeiro, os 12v equipados com o motor 1HD-T foram comercializados até 1994 e os 24v com o motor 1HD-FT de 1995 em diante.
Não existem 12v nacionais, no entanto é possível encontrar alguns 24v uma vez que a Salvador Caetano passou a aceitar encomendas.
Quanto às diferenças a nível de motor diz-se que o HDT (12v) é mais descontraído numa condução de dia a dia face ao HDFT (24v), isto porque o HDT é mais disponível em baixas rotações, mais binário a menor rotação. Contudo o HDFT respira melhor em rotações mais altas. A diferença de potência são 5cvs.
O HDT "sofre" de uma questão de manutenção adicional que é a troca das capas de bielas, Big End Bearings, a cada 100.000Kms. Esta questão prende-se com um fenómeno de cavitação. No entanto não é nada de dispendioso, 100€ compram as capas e 2/3 horas chegam para a troca.
A nível de chassi os anteriores a 1994 vêm equipados com barras de tracção mais grossas, com travões mais pequenos, o que faz com que travem consideravelmente pior, e alguns com jantes 15''. Os de 1994 vêm com a travagem idêntica aos mais recentes 24v, barras de tracção grossas e jantes 16''. Os 24v viram as suas barras de tracção ficarem mais finas.
Não sei anos ao certo mas também há diferenças a nível dos eixos traseiros uns vinham com semi-floating e outros full-floating.
A nível de interiores o HDT não tem airbags sendo o volante e tablier diferente do 24v.
O forro do tejadilho também é diferente, no mais antigo é em tecido sendo no mais recente uma tela estufada se me faço entender.
Creio que o mais recente traz melhor som, tenho ideia de trazerem seis colunas, duas no tablier, duas nas portas da frente e duas na porta de trás, o meu trazia apenas duas colunas no tablier, de 10cm....
No exterior diferem apenas na grelha da frente, o antigo tem a inscrição "TOYOTA" enquanto o mais recente tem o "bean with a hat"
Além das diferenças inerentes à evolução ao longo dos anos também existem muitas outras que se prendem com o mercado onde o 80 comercializado originalmente. Por exemplo o meu é da versão de "mercado frio" não vem com A/C, tem aquecimento para os bancos de trás, arranque a 24volt e uma cortina que desce em frente ao radiador. Versões de outros mercados, por exemplo, trazem A/C à frente e atrás, frigorífico na consola central, arranque 12v, sub-tanque... etc..
Bom dia Sr loucao
Coloquei a questão pois estou mesmo decido a comprar um 80 e como não sabia as principais diferenças nada como colocar a quem sabe...
Perguntei também porque já vi vários anteriores a 1995 em que lhe colocaram a mecânica do 24v
De qualquer forma muito obrigado pelo seu esclarecimento e espero muito em breve me juntar a família
Cumprimentos
A meu ver a troca pela mecânica de 24v prende-se com a maior disponibilidade de material no mercado europeu, o que também tende a tornar os custo um pouco mais reduzidos.
Comment