Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

caixa de velocidades BJ73

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

caixa de velocidades BJ73

Boa tarde

necessito de alguma ajuda, pois estou com uma duvida enorme.

Vou tentar ser o mais claro possível, para colocar a minha duvida.

A pouco tempo troquei o motor VM do meu BJ73, por um 15BFT, ao qual tive de fazer algumas alterações para apertar a caixa ao motor. entretanto partiu o veio primário da caixa. veio este que a Toyota diz que já não produz desde 2005, e que não tem nenhum em stock. (depois de alguma pesquisa encontrei um veio igual na Austrália).

Mas resolvi ir comprar um caixa nova, depois de algumas chamas um senhor tinha uma, que era do motor VM, e que me fazia um espetacular preço, caixa de velocidades e transferências.
    decide ir hoje buscar a caixa, quando vejo a caixa era exatamente igual, mudando o estriado do veio, este tem mais estrias e mais finas. ok tudo bem terei de mudar o centro da embraiagem.
    O senhor que me vendeu disse que esta caixa era de aplicação direta pois era de um motor B, como sabia que as caixas do motor B eram de aplicação direta, e depois de olhar para a eclouche de embraiagem fiquei na duvida. mas pronto avancei com a compra.

quando chego a oficina, e começo a analisar deparo-me que o veio primário era cerca de 45 mm mais comprido que o meu. outro problema, mas mais uma vez nada que nao se resolva, prolongo as estrias e corto 45mm ao veio, correto?

agora as minhas duvidas são as seguintes:
    eu querendo repara a minha caixa antiga mas a Toyota não tem o veio primário, sera que devo comprar um veio igual a caixa que comprei e fazer as mesma intervenção? ou mando vir o veio da autralia, e terei de ficar com duas embraiagem diferentes?

como poderei identificar a referencia do veio da caixa que comprei?

e os BJ73 saíram com dois modelos de caixas ou mais, ou sera esta caixa de um outro TLC?

espero ter sido explicito, nas informações dadas e nas duvidas?

aguardo opiniões

cumprimentos

Re: caixa de velocidades BJ73

Boas,

Os BJ73 em Portugal, sairam no inicio com o motor 3B , e mais tarde com o motor VM.

Os veios primários das caixas são diferentes. No caso dos 73 com motor 3B, os veios são mais compridos (e a cloche tambem), com mais estrias, e estrias mais finas. No caso dos motor VM, veios mais curtos, com menos estrias, e estrias mais grossas. Podendo existir outras diferenças conforme o ano.

Muitos dos motores VM foram depois substituídos pelos proprietários por motores B , 3B, 11B, 2LT, etc.

Alguns tocaram motor e caixa, outros trocaram só motor e modificaram disco e cloche, e outros ainda trocaram motor, trocaram o veio primario da caixa + disco + cloche.

O veio primario que tem nessa caixa que comprou talvez seja de um 73 3B .
    Existem veios primarios + curtos tambem com estriado fino, de algumas Dynas).

Quanto aos veios primarios nas caixas acopoladas os motores VM, eles são iguais aos encontrados nas caixas dos HJ60 e HJ61.

Comment

Boas

Obrigado pela informação Green.

também passeia noite a pesquisar e de facto existe três tipos de veios.
      um que e igual ao meu antigo, para todos os BJ73 motor VM
      um outro, que e igual a caixa que comprei, mas para BJ40 e BJ73 do ano 84 ate 86, com motor B, e ainda um outro exactamente igual, mudando o diâmetro do veio a seguir as estrias, e este para motores B a seguir ao ano 86.
      se estiver enganado, podem corrigir-me.

eu tenho varias hilux e dynas de 2006 para a frente, e tem esse mesmo estriado com veio curto, mas muda o carreto, sendo este relativamento de menor diâmetro.

deve mesmo existir alguma dyna, por acaso sei de um tipo que tem bastantes caixas toyota, irei de ter quir ir procurar, e ver se tenho sorte.

obrigado

Comment

Boas,

é quase isso. Existem umas pequenas diferenças conforme o ano. No forum "antigo" tinha colocado em tempos uma foto comparativa. Essas diferenças estão tambem relacionadas com o retentor e com a tampa dos rolamentos onde esta alojado o retentor.

de 84 a 10/85 (3B e VM)

de 10/85 a 03/87 (3B e VM)

e de 03/87 a 01/90 (3B e VM) e de 01/90 a 05/93 (VM)

Comment

A trabalhar...
        X