Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Aumentar ângulo de viragem dos nossos toys

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Aumentar ângulo de viragem dos nossos toys

Por vezes desvalorizado, um reduzido diâmetro de viragem é sempre útil. E uma vez que nos toyotas as juntas homocinéticas permitem operar a um maior ângulo do que a manga de eixo, será interessante aproveitar a mobilidade desta última ao máximo.
    Para isso retirei as tampas em plástico dos limitadores de direção e apertei os parafusos (chave 14mm) ao máximo, até ficarem encostados á porca (17mm). Só aqui já notei uma boa diferença, mesmo em condução em cidade. Notei também que os batentes nesta posição só fazem batente de um lado, quer por deficiente construção ou algum empeno do material.
    Testei em 4x4 e não senti nenhuma grilada por parte das homocinéticas (tenho da Longfield), pelo que decidi ir um pouco mais além.
    Retirei as porcas de 17mm dos batentes, e apertei-os um pouco mais.
    A próxima coisa a limitar é um dos parafusos de 10mm que seguram o feltro que isola a manga de eixo. Decidi substituir os 8 que poderiam embaraçar por uns parafusos umbrako:

Esta alteração permitiu ir um pouco mais além, mas pouco.
    Uma vez que tenho o ponto fixo da mola á frente, e as próprias molas estão rodadas 180 graus para chegar o eixo á frente 5cm, as barras de direção estão a trabalhar muito justas e, com esta alteração, a que está junto ao eixo fica a tocar na bola de diferencial.
    Só alterando a barra de direção é que conseguirei aumentar mais.

Cumprimentos.

Re: Aumentar ângulo de viragem dos nossos toys

Isso será práctico nas cidades, mas em TT puro, não sei se as homocinétrica iram a aguentar.

[huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh]

No Bain Jorest reduzi o ângulo de viragem.

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=MD TT link=topic=35397.msg124462#msg124462 date=1445430434]

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

MD TT
      [/quote]

Reduziste porque senão os bogger ficavam a bater nas molas hehe! []

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=35397.msg124465#msg124465 date=1445430668]
        [quote author=MD TT link=topic=35397.msg124462#msg124462 date=1445430434]

MD TT
        [/quote]

Reduziste porque senão os bogger ficavam a bater nas molas hehe! []
        [/quote]

Não foi isso, porque o sistema de travagem que coloquei fiquei com mais 5cm para cada lado.

[] [] [] [] [] [] [] []

MD TT
        $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Testei em tt e estrada. Em ambas as situações evita muitas manobras, principalmente em inversão de marcha.
          Neste tipo de situações...

[]
          ...sinto muito mais confiança pois ao conseguir virar mais a direção para o lado que se vai tombar, estabiliza mais o carro.

A andar despachado em estradões, permite corrigir uma ou outra situação em que se entra depressa demais numa curva. Isto tem o reverso da medalha, que é o capotar mais facilmente. Pelo menos senti que levantei uma das rodas traseiras num gancho mais apertado em estrada.
          Estou satisfeito com a alteração. De futuro vou ver o que posso alterar na barra de direção para não a bater na bola do diferencial e permitir mais alguns graus de viragem.

Quanto ás homocinéticas, o conjunto que tenho permite um ângulo de trabalho de mais de 45 graus:

Como a manga de eixo desmontada só permite 41º:
          ,
          e com o vedante de feltro apenas 35º:
          ,
          creio que vou estar dentro dos limites de fiabilidade.

Comment

Bom topico!!
            Todo-Terreno, Património e Turismo Cultural
            http://deserraemserra.8forum.biz
            http://www.culturaventura.pt

Comment

A trabalhar...
            X