Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - " ? "

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1980 - " ? "

Bem-vindo e parabéns pelo bj40 novinho

Realmente a Madeira é um ninho de BJ,s

[chocadoo] [chocadoo] [chocadoo]

Abraço
    Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

Boas bem vindo .
      Esse bj está muito bom e completo ,é de montagem japonesa tem detalhes muito engracados.

Quanto ao peneu suplente se nao me engano é um Dunlop RTM originais da montagem japonesa da serie 4 enquanto os bj da salvador caetano erram equipados com os camac cg110 .

Quanto aos cubos de roda livre
      Eu ca prefiro as cubas livres [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

Re: BJ40 - 1980 prazeres

boas
        sr Nilde obrigado atensao
        pelo o que vejo voce percebe bem da coisa eu nao percebo nada de toyotas bj tanho ele a 6 meses e so tive com o bj 5 dias pois sou imigrante
        as cubas ate queria elas livres onde e quais devo comprar sera facil de mudar?
        o pneu tem razao e um DUNLOP mas o antigo dono a que me disse que era de origem o homem tem 85 anos possa ser que voce tanha razao
        este bj 40 no livrete tem escrito com ou sem cobertura e de 7 lugares mas diz antigo dono que quando o comprou nao tinha cintos mas ouve uma lei e meterao cintos a frente sera que posso tirar os cintos e andar sem sintos por exemplo se tirar a capota os cintos nao podem ser usados
        porque estao pressos a capota
        outra se ver as luzes da matricula de tras sao diferentes pois o dono diz que ela vinha montada por baixo por tras da roda tambem um pouco raro
        mas tem logica se tira a capota tambem sai as portas de tras . Se ver as fotos no saco tem uma placa que diz toyota isso vinha na porta onde levaria a matricula obrigado peco desculpa nao uso acentos nas palavras o teclado do computador e engles

Comment

Quanto aos cubos sim pode aplicar nao tenho a certeza se é so mudar os cubos ou tera de mudar mais slguma coisa tipo a omocinetica talvez pois com o cubo pode ser diferente , mas nao tenho certeza pois nunca tive um bj sem cubos de roda livre . O lenhador sabe isso melhor que eu .

Quanto a matricula ouve modelos mesmo ca em Portugal que traziam a matrícula por baixo do peneu suplente . Quanto a posição das luses nessa altura era assim .
          No meu bj mudei as para cima pois pensava que tinha sido invenção do antigo dono

Comment

Boas..
            Este carro parece que saiu da garagem sardinha..... [] [8)]
            Parabéns pelo belo exemplar que tem..... []

Cumprimentos

Comment

Boas, se não houver nada em contrario, o extriado daquele semieixo daquele eixo serve perfeitamente nos cubos livres

toyota origem que saíram na geração seguinte, é um extriado fino ao contrario dos mais antigos....que era grosso....

no entanto o cubo livre nao serve naquela manda de eixo, ou melhor serve lá mas é preciso fazer uma bolacha de 3mm salvo

erro....

pois quando montamos o cubo e apertamos o mesmo ha manga de eixo, não se consegue montar o freio do semieixo.

a solução passa por fazer uma bolacha que é facil e montar, ou passa por mudar as mangas de eixo para mangas de eixo de

travões de tambor da primeira serie ou segunda serie que vinham com cubos livres.... Portanto as mangas de eixo daquela

geração que traziam a bolacha são diferentes das mangas de eixo da primeira geração cubo livre e segunda geração todas elas de

travão de tambor...

abraço

Comment

obrigado sr lenhador
                estou um pouco confuso
                se for estriado fino e facil acho que tem 36 estriado
                se for o outro e esquecer e melhor nao mexer
                o bj foi rejestado em janeiro de 80 ou seja o modelo sera de 1979

Comment

[quote author=bj40 prazeres link=topic=35491.msg127128#msg127128 date=1451845446]
                  obrigado sr lenhador
                  estou um pouco confuso
                  se for estriado fino e facil acho que tem 36 estriado
                  se for o outro e esquecer e melhor nao mexer
                  o bj foi rejestado em janeiro de 80 ou seja o modelo sera de 1979
                  [/quote]

basta tirar a tampa da bolacha e ja se consegue ver o extriado.....se for extriado fino que deve ser voçe consegue montar um cubo

livre de origem toyota serie 40, mas tem que mudar a manga de eixo, ou fazer uma bolacha tipo expaçador para montar

o cubo de origem !! temos aqui um membro no forum Marco silva ele percebe do assunto, se calhar uma vez que voçe

fosse ha madeira encontravam-se e o Marco explica lhe ao vivo....inclusive o Marco tem um bom mecânico..... o Marco é da

Madeira. peço desculpa de nao lhe explicar melhor, mas tambem nao sei escrever melhor....

nao me trates por sr que o sr esta no céu [smile rir-se]

MarcoS se puderes ajudar o homem era fixe []

um abraço

Comment

Boas,

Antes de mais, muito parabéns pela máquina. Da próxima vez que vier à Madeira, temos que combinar para nos encontrarmos que quero ver essa máquina ao vivo!

Quanto às suas questões relativamente aos cubos, eu não mudaria para cubos livres. Muito possivelmente, o modelo que tem, foi importado da Venezuela, onde eles não punham os free wheel hubs. Ao invés punham esses que tem aplicados no seu 40. Isto é a minha opinião (que vale o que vale), mas deixava como está (original). Pessoalmente acho piada a esse tipo de cubos e o 40 só tem a ganhar em ter esses pormenores específicos, que o tornam unico.

Quanto às jantes, qualquer jante de furação japonesa (de 6 furos) poderá dar num Toyota, mas tem que ter em atenção o offset (quão saida a jante é), pois sei por exemplo, de alguns modelos de jantes Mitsubishi que apesar de terem a furação igual às da Toyota, não podem ser usadas devido a terem um offset muito pequeno e quando tentamos por nas rodas da frente, elas batem nos terminais das barras de direcção.

Quanto à questão do conta kilometros, e conforme já foi cá dito, se o ponteiro treme muito, deve-se normalmente a problemas no cabo que ou tem falta de lubrificação ou está a dar as últimas. Nestes casos, como sou preguiçoso mudo o cabo e resolvo o problema. A Toyota ainda vende cabos desses.
                    Saliento que, mesmo com um cabo novo e conta kilometros a funcionar na perfeição, o ponteiro do conta-kms treme sempre qualquer coisa, já que estando ligado à caixa de transferências, reage à mais pequena alteração nas rotações do motor, logo se treme pouco, é normal. Se treme muito, é mudar o cabo.

Quanto a direcção assistida e travões de disco, pode aplicar sem problemas. Isto é, novamente, uma questão pessoal: prefere manter original-original ou fazer algumas pequenas "actualizações". Sem dúvida é mais confortável com direcção assistida. Quanto aos travões de disco, digo que uns travões de tambor (como vem de origem), devidamente afinados, travam tão bem quanto os de disco, com a vantagem de cá na Madeira, com o constante travar a fundo nas descidas, é melhor tambor do que discos, novamente, desde que devidamente afinados.

Sem dúvida, temos que combinar encontrarmo-nos quando cá voltar à Madeira. Teria muito gosto em ver esse animal!

Se tiver mais dúvidas, esteja à vontade, que a malta cá ajuda!

Locked and Low'd

BJ40 1982 3.000cc B - Troiano: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,429.0.html
                    BJ45 1982 3.500cc 3B - Urso Polar: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32324.0.html

Comment

ser importado explica as bolachas nos cubos...pelo ano de 79 em portugal ja havia os livres...digo eu !!

não é fácil ver um 40 nesse estado em território nacional sem ter sido restaurado...

abraço

Comment

A trabalhar...
                      X