Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor H

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor H

Motor H

Caracteristicas técnicas:

Bloco: Fundição
    Nº Cilindros: 6 em linha
    Diametro cilindros: 88.0 mm
    Curso pistão: 98.0 mm
    Cilindrada: 3576 cc
    Taxa de compressão: 21.0
    Potência máxima: 90 HP@3600 rpm
    Binário máximo: 204 Nm@2200 rpm

Este motor foi usado em alguns Land Cruiser (HJ) de 1967 a 1980, sendo que 1973 sofreu uma alteração a nivel de Cabeça de motor.

Re:Motor H

Neste motor a sequência das valvulas é a seguinte:

(Da frente para traz):

Escape, admissão, escape, admissão, admissão, escape, escape, admissão, admissão, escape, admissão, escape.

Folga das válulas (a quente):

Admissão: 0,20
    Escape: 0,36

Procedimento para afinação:

Cilindro Nº1 PMS:

- afinar valvulas: 1,2,3,5,7,9

Rodar Cambota 360º:

- afinar valvulas: 4,6,8,10,11,12

Comment

Re: Motor H

Alguém sabe qual é o melhor turbo para se adaptar neste motor?
      TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Depende do que pretendes; barato, caro, topo de gama, bom em baixas, bom em altas, de geometria variável ou não, pressões que pensas usar... e depois há tanta coisa no mercado que é difícil escolher.

http://lovehorsepower.com/joomla/ind...&Itemid=49

Vais a este site e inseres os dados do motor, depois ele calcula-te o ar que o teu motor bomba em função da pressão e a partir daí goglas uns flow charts de vários turbos e vês qual melhor se adapta ao que pretendes.

Se não estiveres com paciência para tanto e em virtude de isso ser quase motor de camião era de pensar usar o turbo de um. Talvez das dynas 4.1, isuzu 3.9, canter 3.9 ou até (se quiseres algo bruto) o gt3271 dos volvos FL6 5.5.

Comment

Obrigado pelas dicas Filipe.

Referia-me a usado, normalmente estas alterações fazem-se com material de sucata de outros veículos.

Talvez o da canter 3.9, os outros parecem-se pela cilindrada que são turbos com débito de ar a mais para um 3.600cc.

Faz-me também confusão este H de 6cl ter apenas mais 76 cm3 que o 3B de 4cl. As câmaras serão mais pequenas?

Abraço

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Boas, é um motor engraçado e com um som lindo mas pastelão..na minha opinião tem pouco binário comparado a outros da mesma geração

outras marcas.....o turbo deve ser médio...nem pequeno nem grande....é um motor muito fiável....os anos passaram e com o preço do diesel

actual e das peças, só vale pelo gosto de ser 6cl e toyota no intuito de dar uns passeios....alem das IPO que cada vez mais....ja sabem..

o 3b é mt melhor motor para os Açores...não é há toa que o lavrador açoriano comprava 90% bj45 e não hj45...cheguei a montar um

num bj40, adorei o som de resto não gostei....frente pesada e sem binário...e atenção o meu tava "novo" depois o outro dono do bj montou um

turbo, mt grande na minha opinião e nao se via motor.....nunca fiquei motivado a fazer o mesmo a pensar em performances....

agora a pensar em ter um som lindo fazia o de novo....desde que o motor tivesse saúde...claro com poucos gastos etc vale a pena......

abraço

Comment

[quote author=Rui Ponte link=topic=904.msg61124#msg61124 date=1349110359]
              Obrigado pelas dicas Filipe.

Referia-me a usado, normalmente estas alterações fazem-se com material de sucata de outros veículos.

Talvez o da canter 3.9, os outros parecem-se pela cilindrada que são turbos com débito de ar a mais para um 3.600cc.

Faz-me também confusão este H de 6cl ter apenas mais 76 cm3 que o 3B de 4cl. As câmaras serão mais pequenas?

Abraço
              [/quote]

Bem, se a cilindrada idêntica está dividida por mais 2 cilindros tem de ter as câmaras mais pequenas.

Relativamente aos turbos de motores tão grandes, mais 300cc ou menos não irá trazer grandes alterações de desempenho.
              É mesmo uma questão de ver aonde arranjas o melhor negócio.

Cumps.

Comment

Acabei de conduzir agora um HJ45 da primeira geração.

É mesmo pastelão...

Levei-o para uma subida bastante inclinada (uma tira teimas de motores, lol) e o carro não aguenta a segunda velocidade.

Teve ser em primeira e sempre a ganir, que com o escape roto... consola a ouvir os 6cl a roncar.

Aquele H esgota rapidamente a primeira velocidade, mesmo a subir a pique, mas põe-se segunda e ele morre.

O motor brinca com a primeira velocidade, daí pensar eu, que, se levasse um turbo que lhe desse a potencia necessária para ter binário para brincar com as outras velocidades como faz com a primeira julgo ser um motor imparável.

Contudo, em retas haja mudanças... é motor de camião.

Fica aqui a minha experiência,

Um abraço,

Rui Ponte

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Boas,

mas a carrinha é tua [hmmm] [hmmm] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

cumpt

Comment

[quote author=daniel viveiros link=topic=904.msg62092#msg62092 date=1350149787]
                    Boas,

mas a carrinha é tua [hmmm] [hmmm] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

cumpt
                    [/quote]

Ainda não...

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

A trabalhar...
                    X