Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Travões de disco - J4

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    Travões de disco - J4

    Serve este tópico para debater ideias da montagem de sistemas de travões de disco no BJ40



    Como todos sabem, um dos melhores updates que podemos fazer nas nossas maquinas é a nível de travões. Este tópico servirá como uma base de dados para vários padrões de adaptações, começaremos pelos mais básicos e iremos até às conversões mais arrojadas dignas dos motores mais potentes que mexem neste forum. A meu gosto pessoal, prefiro sempre uma alteração com material da mesma marca, mas nada impede na construção de novos sistemas com marcas diferentes.

    A adaptação mais fácil e conhecida por nós, consiste na troca, sem qualquer alteração, do sistema de travagem da frente do BJ73 ou de uma Hilux de ponte rigida.



    Os apoios são iguais, as grandes diferenças prendem-se nas bombas dos travões e nos discos que podemos encontrar nestes modelos dependendo do ano da construção e o motor que o equipa. Podemos encontrar discos ventilados ou maciços e bombas com mais ou menos potência.


    Um site com algumas referência dos discos usados:




    [glow=maroon,2,300]O meu restauro aqui[/glow]

    [glow=black,2,300]Material BJ40[/glow]

    #2
    Re:Travões de disco BJ40

    Já para a adpatação dos travões de disco atrás não é tão simples.



    O primeiro passo é a escolha do diametro dos discos e quais as bombas a utilizar.



    De seguida o esquema para o apoio das bombas dos travoes.




    Por fim a mudança da bomba principal dos travoes pois a que vem no BJ40 está preparada para tambores, precisamos de uma que seja para discos.



    [glow=maroon,2,300]O meu restauro aqui[/glow]

    [glow=black,2,300]Material BJ40[/glow]

    Comment


      #3
      Re:Travões de disco BJ40

      Que ferramenta se pode utilizar para saber quais os discos ventilados que equipam os toyota com 6 furos e diâmetro interior de 100?
      Ou seja a ideia é cruzar os discos disponíveis com os bombitos que sirvam com a espessura desses discos e escolher um conjunto adequado aos travões traseiros dos BJ40.

      Atenção que neste caso o que procuro não é ir buscar um conjunto qualquer a um outro carro e espetar no bj40, o interesse é montar um conjunto que seja TOYOTA para manter uma certa originalidade no jeep e de forma a que fique o mais fiavel possivel tanto a nivel mecanico como segurança.

      Há interesse que os discos de trás sejam de dimensões mais pequenas que os da frente, assim como as bombas tenham um poder de travagem inferior para evitar surpresas.

      Existem duas componentes que poderão ser montadas mais tarde, um regulador de pressão



      e/ou um regulador de pressão em função da carga transportada, mas apenas como elementos de melhoramento e não como elementos de correcção de material mal montado, se é que me faço entender.


      [glow=maroon,2,300]O meu restauro aqui[/glow]

      [glow=black,2,300]Material BJ40[/glow]

      Comment


        #4
        Re:Travões de disco BJ40

        Boas,


        Ainda não fiz o teste, mas tudo indica que se tirares umas das borrachas da bomba central original do bj40 já podes colocar um repartidor de travagem



        aBJraços TT
        Sócio Fundador nº 3

        http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

        www.edito.pt

        Comment


          #5
          Re:Travões de disco BJ40

          Tenho esse kit traseiro no meu e montei a bomba central do fj80 sem ABS e ficou 5******
          O inconveniente foi ter k montar um travão de mão á caixa, mas para quem tem já o travão de mão á cx fica muito mais barato lol.

          Não usei nenhum regulador. Mas bloqueia ligeiramente as rodas trás, pois tenho pouco peso na traseira... !!
          Red Toy - BJ40 81
          "... I was normal until i got this Cruiser."

          Comment


            #6
            Re:Travões de disco BJ40

            Andry, eu fui um dos seguidores atentos desse teu tópico no forum antigo e dou-te os parabéns pelo trabalho feito mas infelizmente esse é o ponto que discordo contigo, eu sou da opinião que se deve mudar a bomba como o Mac fez, apesar de no caso dele ainda não ter ficado perfeito.

            No caso do Mac pode dever-se a dois factores, o primeiro o facto de o kit de travões de trás ser potente demais (mau dimensionamento pela empresa que os vende) ou o segundo caso o peso insuficiente no jeep para o peso recomendado pela empresa (falta do suporte do pneu traseiro, etc etc que pode estar em consideração na escolha do tamanho da bomba traseira).

            Vamso começar pelo mais fácil, Mac, no teu jeep tens o suporte e o pneu montado mas não tens a carroceria, certo? Quanto acham que pesam as laterais e o tecto? se puseres esse peso atrás continua a bloquear?
            [glow=maroon,2,300]O meu restauro aqui[/glow]

            [glow=black,2,300]Material BJ40[/glow]

            Comment


              #7
              Re:Travões de disco BJ40

              Concordo contigo, quando referes que não é a melhor solução, visto que o mesmo não foi pensado para essa função e desse modo o comprimento dos embolos certamente não serão os mais indicados, bem como a força das molas

              Mas uma coisa é certa, qualquer sistema que tenha travões disco à frente e atras tambor ou disco, tem repartidor de travagem!!! logo mudar de bomba central não resolve totalmente o problema ;D


              aBJraços TT
              Sócio Fundador nº 3

              http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

              www.edito.pt

              Comment


                #8
                Re:Travões de disco BJ40

                É verdade, não resolve mas vai ajudar na distribuição do poder de travagem e em qual dos sistemas actua primeiro.

                Temos é de convencer o Mac a meter umas jantes com pneus atrás para fazer peso e ver qual o comportamento da maquina. ;D
                [glow=maroon,2,300]O meu restauro aqui[/glow]

                [glow=black,2,300]Material BJ40[/glow]

                Comment


                  #9
                  Re:Travões de disco BJ40

                  Quem me sabe dizer qual é o diâmetro onde estão os furos dos discos? Em inglês chama-se pitch circle.
                  É que eu encontro 2 diferentes para as hilux e não sei se é 110mm ou 127 mm ou se nem é nenhum destes.
                  [glow=maroon,2,300]O meu restauro aqui[/glow]

                  [glow=black,2,300]Material BJ40[/glow]

                  Comment


                    #10
                    Re:Travões de disco BJ40

                    Discos Simples para Toyota BJ4# frente, e traz (com uma pequena correcção)
                    Brembo 08.4504.20 = URP 101550 = TRW DF1920 (são todos iguais, apenas varia o preço, o minimo que já consegui foi 48€ o par)
                    Medidas:
                    D= 302mm (Diametro exterior)
                    TH=12.4mm (Espessura do disco)
                    A= 48 (Ofset total)
                    B= 100mm (Furo interior) para traz tem de ser corrigido para 102mm
                    NF= 6 (numeros de pernos)
                    PC= 139.7mm ou 5,5" (Pitch Circle)

                    ================================================== ==========

                    Discos Ventilados para Toyota BJ4# frente, e traz (com uma pequena correcção)
                    Brembo 09.5679.10 (não tenho equivalencia de outras marcas)
                    Medidas:
                    D= 302mm (Diametro exterior)
                    TH= 20mm (Espessura do disco)
                    A= 48 (Ofset total)
                    B= 100mm (Furo interior) para traz tem de ser corrigido para 102mm
                    NF= 6 (numeros de pernos)
                    PC= 139.7mm ou 5,5" (Pitch Circle)

                    Discos para Toyota com 302mm de diametro penso que seja os unicos disponiveis, existe muitos mas com outros diametros.

                    Não compliquem o que é facil e está supertestado e apresentado no forum antigo

                    Espero ter ajudado
                    Fun

                    Comment

                    A trabalhar...
                    X