Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

DIY - J9 - Manutenção da Caixa de Direcção

Colapsar
Este é um tópico inamovível.
X
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

DIY - J9 - Manutenção da Caixa de Direcção

#1 - Começar o trabalho por centrar o volante e bloqueá-lo, se possível.

#2 - Suportar de forma segura (pelo menos com preguiças) a frente do carro e retirar as rodas da frente.

#3 - Retirar as proteções de carter e caixas (pelo menos a primeira).

#4 - Extrair as ponteiras de direção (2) das mangas de eixo: retirar o freio da porca de "castelos" e desapertar a mesma com chave de caixa; de seguida retirar a ponteira com o auxílio de um sacador de rótulas ou, na falta deste, um sacador universal de 2 ou 3 pernas.

#5 - Pode dar jeito retirar a barra estabilizadora da frente mas não é estritamente necessário - eu consegui realizar a tarefa sem o fazer.

#6 - Drenar o reservatório da DA com o auxílio de uma seringa (pode ser uma serimga de alimentação, comprada em farmácia) e um tubo.

#7 - Desligar os tubos (2) que saem do cabeçote da caixa de direção: 1 vem da bomba e traz a alimentação pressurizada de óleo e o outro é o retorno para o reservatório.

#8 - Desapertar e retirar o parafuso-cavilha que liga o veio da coluna de direção à junta flexivel (cardan de borracha) que por sua vez liga à caixa de direção. Marcar com tinta a posição entre as duas peças para referência futura.

#9 - Desapertar os 3 apoios da caixa de direção: 1 parafuso comprido do lado esquerdo, orientação horizontal, por baixo da caixa; outro curto e vertical, mais ao meio e por fim uma grande abraçadeira do lado direito da régua.

#10 - Extrair a caixa de direcção.

Não tirei fotos desta fase inicial do processo porque são coisas óbvias mas estou arrependido porque agora davam jeito para fazer uma reportagem a sério!

#11 - Depois de retirada do carro, a caixa deve ser lavada com petróleo ou outro solvente, pelo menos a área a reparar.

#12 - Retirar a porca de ajuste da folga entre o pinhão e a cremalheira:

Marcar a posição entre a porca, a contraporca e o c orpo da caixa!

Contraporca:

Porca, mola e rolete (este não se vê bem na foto):

#13 - Desligar os tubos de pressão régua/cabeçote (imagem acima).

Aqui já se vê o rolete que encosta à régua pela parte de trás para a ajustar:

Esta peça pode ter apenas um bronze sem rolete:

#14 - Retirar os parafusos que apertam o cabeçote à régua:

#15 - Extrair o cabeçote:

Aspecto da régua, cremalheira;

Como podem ver, não há vestígios de óleo da DA na régua, indiciando bom estado dos seus vedantes, bem como do retentor inferior do cabeçote; por esse motivo não vale a pena desmontar e reparar o resto da caixa.

Isto é o cabeçote, a unidade de servo à direção:

#16 - Desmontar a unidade; é necessária uma chave especial - oitavada interior - para esta tarefa.

Tampa/porca no fundo, a retirar:

Chave especial para o efeito, gentilmente cedida pelo membro "Dreamer" . obrigado!

Utilização da chave:

Porca-tampa:

Nesta já se vê o retentor inferior dentro da tampa; esta é uma das peças que vem com o kit.

#17 - Neste momento já é possível extrair o veio do cabeçote porque os rolamentos não ficam muito justos na caixa (o inferior vê-se bem na foto acima); basta dar umas "pancadinhas" de amor ;D no veio pelo lado oposto ao que se vê, que ele sai pelo outro.

Este rolamento vem agarrado ao veio, o outro (são 2 no total) fica na caixa.

#18 - Lavar o veio com solvente, mudar de luvas ;D e reservar um local limpo da bancada para trabalhar nele.

#19 - Inspecionar todos os componentes que não vêm no kit (rolamentos e as áreas onde estes e os retentores trabalham no veio). É boa ideia passar uma lixa fininha (800-1200) no veio, na zona dos retentores. Se houver desgaste em algum dos componentes, o que é altamente improvável, deverá ser substituido.

#20 - A única coisa que resta a fazer no veio é substituir os 4 segmentos em teflon.

Retirar os velhos cuidadosamente, para não danificar a pista no veio! Uma técnica mais que provada é utilizar o bico de um lápis; eu utilizei uma esferográfica de ponta grossa mas para quem não esteja habituado recomendo vivamente o lápis, para não estragar nada...

Estes segmentos não são muito flexíveis, não são de borracha, e por isso têm de ser alargados à mão para entrarem, rodando 2 dedos pelo interior:

Não se preocupem, que eles depois voltam à sua dimensão normal!

Reservamos o veio, que está pronto para voltar ao sítio e voltamo-nos para a caixa de alumínio onde este trabalha.

#21 - Lamentavelmente, não tirei fotos desta fase pelo que peço que me desculpem e tentem perceber por esta imagem que se segue. No interior da dita peça encontram-se duas coisas, o retentor (o tal que deve estar a verter) no topo, assinalado pelo no. 1, e imediatamente a seguir um rolamento, assinalado pelo no. 2.

Para esta fase é necessária uma prensa; se não a tiverem, peçam ajuda a um torneiro, que fica barato porque é super fácil e rápido. Retiram-se ambos de uma só vez (de cima para baixo), limpa-se bem o interior da caixa, lubrifica-se a mesma com óleo para DA (tipo DEXRON II ou III) e inserem-se um de cada vez, primeiro o retentor novo e depois o rolamento.

Aconselho revestir o ferro que se usar na prensa com fita cola, de plástico ou papel, para proteger o interior da caixa de alumínio - não se esqueçam que é aí que vão trabalhar os segmentos!

#22 - Seguidamente vamos lubrificar bem a cremalheira com massa consistente - preferencialmente grafitada (a preta):

Além deste orifício, podemos e devemos abrir os foles das rótulas (assinalada a braçadeira a vermelho) e, movendo a régua à mão, de extremo a extremo, injectar o máximo de massa possível. Lubrificar também o rolete de ajuste acima mencionado.

No kit vêm também os cones de latão para as ligações pressurizadas (assinaladas a vermelho) mas não sei porquê não serviam no meu caso... ??? Ficaram os velhos, que foi um mimo!

Estes o-ring's também vêm no kit:

#23 - Substituir o retentor de baixo; a única foto que tenho é esta, já postada anteriormente:

Pode-se usar a chave especial (oitavada interior) para começar a tirar o velho; pousar a porca-tampa na bancada e dar-lhe das tais "pancadinhas de amor" :-* ;D com essa grande ferrementa que é o MARTELO! Para terminar, utilizar uma chave de fendas como alavanca, se necessário.

Para colocar o novo já é um assunto mais sério; escolher uma chave de caixa com diâmetro ligeiramente inferior (o mais aproximado possível) ao da parede externa do retentor e apontá-lo ao seu sítio cuidadosamente.

#24 - Fechar o cabeçote.

Por esta altura, os segmentos já devem estar mais justinhos. Lubrificar bem o veio com os segmentos, os retentores e a caixa de alumínio - mais uma vez utilizar DEXRON II ou III. Encaixar tudo e finalizar com a porca-tampa.

Neste momento não sei dizer o binário de aperto porque os manuais de oficina estão emprestados ao membro Netcruiser - a culpa é dele!! diz_laugh diz_laugh Para bloquear a porca-tampa de maneira que esta não se desaperte inadvertidamente, dar um ponto com um punção fino entre as duas peças (porca-tampa e caixa de alumínio). É possivel ver a marca feita de fábrica para este efeito e assim dispensa-se o uso de chave dinamométrica - aperta-se até unir as marcas e depois faz-se outra ao lado ou reforça-se a mesma...

no photos... sorry!

#25 - Fechar a caixa de direção... finalmente!

Centrar a régua (cremalheira), medindo bem o comprimento nas duas extremidades. Esta pode parecer uma técnica um tanto ao quanto arcaica mas funciona... Alinhar as marcas de correspondência feitas aquando da desmontagem e encaixar o cabeçote na régua. Apertar os 2 parafusos:

#26 - Montar rolete, mola, porca e contra-porca de ajuste entre pinhão e cremalheira. Agora, a maneira correcta, by the book, de fazer isto é ligar uma chave dinamométrica de baixos binários ao veio do cabeçote (pinhão), medir a resistência ao rolamento e ajustá-la com a dita porca de ajuste, até obter x Nm. Como não tenho nenhuma chave para valores tão baixos, limitei-me a deixar como estava antes de lhe mexer; se ficasse com folga excessiva ou insuficiente ajustar-se-ia depois. Ficou perfeito... Alinhei as marcas de correspondência anteriores.

#27 - Ligar os tubos de pressão caixa - cabeçote e voilá:

Terminado:

Nesta última foto já se vê que troquei também os casquilhos da caixa. Aconselho-vos a fazer o mesmo porque custa €20 na www.milneroffroad.com e também porque darem-se a todo este trabalho e não o fazer é o mesmo que tomar banho e não lavar o rabo. : diz_laugh diz_laugh Estes são em poliuretano.

Então, vamos a isto...

#28 - Substituir silentbloc's da caixa de direção.

#28.1 - Cortar um dos lábios do casquilho:

#28.2 - E mais uma vez dar uso a essa grande ferramenta:

#28.3 - Proceder da mesma forma com o 2º:

#28.4 - Limpar o slot com uma escova de arame macio, preferentemente latão:

#28.5 - Instalar os novos casquilhos

O 3º apoio é apenas aquela abraçadeira. É o único que se vende separadamente da caixa de direção na Toyota.

Prontinho, está feito...

A montagem no carro é o inverso da desmontagem, salvo o erro... Antes de pôr o carro no chão, sangrar o sistema de direcção assistida.

Encher o reservatório com óleo de DA novo (o já referido DEXRON II ou III), ligar o motor e virar a direcção em ambos os sentidos até deixar de fazer ruido; será necessário repor o nível várias vezes durante o processo.

Espero que ajude alguém...

Podem discutir a reportagem aqui: http://www.forumlandcruiser.com/flc2...ic,1434.0.html

Grande Abraço,
    André Ferreira
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Re: DIY - J9 - Manutenção da Caixa de Direcção

Quero começar por agradecer ao membro AXF pela excelente reportagem! Vai-me ser muito util!

Bom, será que dava para colocarem fotos desta ferramenta? Foi feita num torneiro?

abraço curioso

SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Sim, Pedro, foi feita pelo torneiro do Dreamer. Não posso falar por ele porque não tenho procuração mas tenho a certeza que ta empresta! Não me lembro da medida mas é uma chave oitavada interior. A parte maior, sextavada, é para entrar numa chave de caixa, luneta, bocas ou inglesa para poder apertar/desapertar. Basicamente, a peça foi feita de um bocado de varão sextavado (para aí 40 ou 45mm), material muito usado pelos torneiros.

Abraço,
      André

Comment

Pois,

eu reconheci o varão e por isso questionei acerca do torneiro! ;D

Talvez o dreamer bote umas fotos só da ferramenta!

abraço torneado
        SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

O Rui Pedro também mandou maquinar uma chave dessas todas xpto para reparar no meu 95...

Abr.

[quote author=axf link=topic=1434.msg17899#msg17899 date=1297903916]
          Sim, Pedro, foi feita pelo torneiro do Dreamer. Não posso falar por ele porque não tenho procuração mas tenho a certeza que ta empresta! Não me lembro da medida mas é uma chave oitavada interior. A parte maior, sextavada, é para entrar numa chave de caixa, luneta, bocas ou inglesa para poder apertar/desapertar. Basicamente, a peça foi feita de um bocado de varão sextavado (para aí 40 ou 45mm), material muito usado pelos torneiros.

Abraço,
          André
          [/quote]

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=1434.msg17909#msg17909 date=1297935793]
            Pois,

eu reconheci o varão
            [/quote]
            : És muito entendido nessa arte? Bota aqui umas fotos, que o pessoal por certo gostará de ver... ;D ;D ;D

Comment

[quote author=axf link=topic=1434.msg18006#msg18006 date=1297969819]
              [quote author=netcruiser link=topic=1434.msg17909#msg17909 date=1297935793]
              Pois,

eu reconheci o varão
              [/quote]
              : És muito entendido nessa arte? Bota aqui umas fotos, que o pessoal por certo gostará de ver... ;D ;D ;D

[/quote]

Eu disse varão e não "Barão" lololol essa arte não domino! ;D ;D

abraço de vareta

Comment

Boas,

Ontem estive a trocar os casquilhos, por uns da milner ! Mt bom aspecto de facto !
                Tive um problemazito com o parafuso que está do lado esquerdo da cx de direcção. Como o Diff da frente está rebaixado tive que tirar a caixa para trás, tirando o cardan da direcção e desapertando os fixadores das linhas de oleo.
                De resto foi tudo trocado com a caixa fora do sitio mas ligada as rodas (debaixo do carro levou um bocado mais de tempo).
                Foi tambem o teste para as preguiças aqui da garagem de lisboa

Abraços
                José Carmo

Comment

Trata bem desse 90 CARMO AMIGO

Comment

Amigo Serra, não podia estar em melhores mãos !
                    É companheiro do dia a dia

Grande Abraço
                    Carmo

Comment

A trabalhar...
                    X