Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

QUAL O MELHOR SISTEMA DE BRINCO ( MOLAS DE LAMINA )

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:QUAL O MELHOR SISTEMA DE BRINCO ( MOLAS DE LAMINA )

olá!
    Queria saber uma coisa.
    Os brincos da frente são iguais aos de trás certo ???
    O que muda mesmo é a posição do brinco não é?
    Abraços TT ;D

Comment

[quote author=rafabj40 link=topic=1461.msg24331#msg24331 date=1302873124]
      olá!
      Queria saber uma coisa.
      Os brincos da frente são iguais aos de trás certo ???
      O que muda mesmo é a posição do brinco não é?
      Abraços TT ;D
      [/quote]

costumam ser. e a posição do brinco depende do comprimento das laminas e da carga que o carro

tiver..

tb tens um bj40 ? porque não fazes aí uma apresentacao para a gente ver a manica ?

Comment

As molas são as de origem.
        E os brincos que tava a penar em por são uns boomerang.
        Como vão ficar os brincos assim ???
        Sim tenho um bj40, é verdade tenho que apresentar manica!!! ;D
        Abraços TT

Comment

[quote author=MARCO SAMIR link=topic=1461.msg17828#msg17828 date=1297862259]
          do que sei, o brinco atras permite que o eixo trabalhe a favor do obstaculo, alem de melhorar o angulo de ataque !! portanto

brinco atras, ponto fixo á frente !! revolver á frente porque nao ?!!! até porque com a suspençao em repouso, o funcionamento destes

é igual aos normais. A curvar em estrada, tal teria que ser a abertura da suspençao, para criar instabilidade....devido á abertura do brinco

penso eu por isso ha quem meta uma cavilha a trancar o mesmo....na questao 4x4, de por traçao quando abrem isso ja nao sei !! penso que

a deslocaçao do eixo é minima, isto é quando anda ele ha frente e atras...nao vejo assim de repente perdas consideraveis de traçao.....se bem que

o eixo pelo facto de andar um pouco mais solto, traga esse comportamento...( falta de traçao ) talvez uma barra tipo as que se usam atras....junto com outro

brinco desse estabilidade...tambem ja vi revolvers ha frente, mas ja cruza bem com SPOA, que o blokeio faz o resto, sendo desnecessario mais abertura da

suspençao...

abraço
          [/quote]

Marco, num 73 para inverter a posição do brinco (para trás) sugeres cortar totalmente os apoios da longarina e soldá-los no lado oposto ou fazer uns apoios novos "aparafusados" de modo a ter a possibilidade de reverter a alteração?
          Tipo isto:

Tenho receio que o carro fique permanentemente desalinhado ou torcido e com vibrações estranhas. Este tipo de "upgrades" por vezes acarretam os seus problemas.

Comment

Quando troquei o brinco da frente para trás senti a direcção mais precisa, isto porque o eixos não mexia ao virar a direcção.

MD TT
            $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=1461.msg24853#msg24853 date=1303290335]
              [quote author=MARCO SAMIR link=topic=1461.msg17828#msg17828 date=1297862259]
              do que sei, o brinco atras permite que o eixo trabalhe a favor do obstaculo, alem de melhorar o angulo de ataque !! portanto

brinco atras, ponto fixo á frente !! revolver á frente porque nao ?!!! até porque com a suspençao em repouso, o funcionamento destes

é igual aos normais. A curvar em estrada, tal teria que ser a abertura da suspençao, para criar instabilidade....devido á abertura do brinco

penso eu por isso ha quem meta uma cavilha a trancar o mesmo....na questao 4x4, de por traçao quando abrem isso ja nao sei !! penso que

a deslocaçao do eixo é minima, isto é quando anda ele ha frente e atras...nao vejo assim de repente perdas consideraveis de traçao.....se bem que

o eixo pelo facto de andar um pouco mais solto, traga esse comportamento...( falta de traçao ) talvez uma barra tipo as que se usam atras....junto com outro

brinco desse estabilidade...tambem ja vi revolvers ha frente, mas ja cruza bem com SPOA, que o blokeio faz o resto, sendo desnecessario mais abertura da

suspençao...

abraço
              [/quote]

Marco, num 73 para inverter a posição do brinco (para trás) sugeres cortar totalmente os apoios da longarina e soldá-los no lado oposto ou fazer uns apoios novos "aparafusados" de modo a ter a possibilidade de reverter a alteração?
              Tipo isto:

Tenho receio que o carro fique permanentemente desalinhado ou torcido e com vibrações estranhas. Este tipo de "upgrades" por vezes acarretam os seus problemas.

[/quote]

se tiverem a certeza de que a geometria da suspensão esta correcta, soldava....se não pois aparafusar será uma solução melhor !!

o que interessa mesmo é que ao passar o ponto fixo pra frente, se mantenha a mola com as mesmas inclinações que antes...

de forma que esta trabalhe de igual forma...ou quase !! agora que fica melhor não tenhas duvidas...desde que bem feito...

abraço

Comment

Boas,

Independentemente do brincos, e exceptuando alguns casos, penso que a grande maioria dos BJ's que aqui navegam não são dedicados ao trial. Tendo em conta este principio, de que queremos uma máquina flexivel, o mais confortavel possivel e acima de tudo fiável (para manter a tradição) ;D

Ha 3 tipos de de suspensões (rasoáveis) que se podem adaptar ao BJ:
                • [li]Laminas convencionais[/li]
                  [li]Laminas Parabolicas[/li]
                  [li]Molas Helicoidais[/li]

Começando pelo fim, temos as Helicoidais, todo o trabalho que envolve adaptá-las, fixar os eixos, acertar o peso, e por fim legalizar. (na minha opinião: pincel)

As Parabolicas tem uma grande vantagem, são suaves , mas penso ser só, pelo que ja vi tem 2 inconvenientes, um é que seguram mal os eixos, dando lugar a pequenas oscilações, depois, e derivada desta 1ª razão o curvar é mais instavel.
                Agora, gostava de ver um BJ com parabolicas bem afinadas já com alguns KM's, para ver como ficam depois de alguns tempos.

As molas convencionais (penso eu) que ainda é a escolha mais fiável, se bem que o que deixo aqui em aberto é ?
                • [li]Que marca ?[/li]
                  [li]Que tamanho ?[/li]
                  [li]Modificações ás de origem ?[/li]
                  [li]Mandar Fazer ?[/li]

e por fim
                • [li]Testemunhos[/li]

Isto tudo porque o Amarelinho tá duro como a PORRA e em breve vou ter que fazer uma escolha !

Espero não ter lançado mais confusão que outra coisa, mas o Samir tem razão, este é um tema Interessante !

Abraços
                José Carmo

Comment

boas, na minha opinião é deixar as de origem...a nao ser que estejam mesmo muito estragadas...( podemos sempre comprar usadas)

a alteração é feita no chaci, de forma a alterar a inclinação do brinco, e altura !!

molas meias pasmadas, e brincos com mais 5cm, com lubrificação é na minha opinião o melhor a fazer !! outra questão é criar

algo entre as molas, para diminuir atritos... e ajudar ao conforto..pode passar por ir ao modelo e comprar uma tábua de cortar carne

e peixe daquela brancas hehehehe levar ao torno e fazer espaçadores... ;D

abraço

Comment

...fonix...bem gostava de poder deixar aqui o meu testemunho das parabolicas em BJ40... :'( :'( :'( :'(

mas como sabem o carro ainda na ta acabado...talvez em 2012... :'( :'( :'( :'( :'(

Comment

Boas

Gostei de ver a forma "organizada" como o José Carmo abordou o assunto 8)

Já matutei em tempos nas vantagens e desvantagens das parabolicas, e na minha opinião são a melhor escolha para montar num jipe que seja para usar no dia a dia, fazer umas aventura ao FDS, desde que não seja para andar muito carregado (tipo pickup de trabalho) servem na perfeição, a diferença no conforto em TT e estradas em mau estado é abismal, muito mais confortavél e na estabilidade se forem montadas em conjunto com uns amortecedores adequados a diferença não é assim tanta... Para uma utilização mais "bruta" em TT podem realmente torcer um pouco... por ex. com um motor com alguma força, quando os pneus a puxar perdem a tração e voltam a agarrar nota-se o feixe a torcer ligeiramente, mas julgo que isso não terá consequençias em nenhum outro componente :-\
                      De resto já vi jipes com parabolicas a passar por cima de arvores deitadas com alguma brutidade e não partiram, não dobraram nem empenaram.....

Talvez pasmem com mais facilidade, faz sentido a elasticidade ter o seu preço, mas acho que o conforto extra justifica esta desvantagem....

P.S. Não conheço bem o mercado desse tipo de molas mas quem as vende deve ter conjuntos com diferentes taragens para o mesmo modelo de viatura...não??

BoaSorTTe

Comment

A trabalhar...
                      X