Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Turbos VS aspirados com bombas em linha ( règua )

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Turbos VS aspirados com bombas em linha ( règua )

Boas.

Como é comum temos por hábito meter turbos nos aspirados, normalmente os motores têm bomba de régua, motores Toyota desde
    os B, ou 3b, 11B ETC...

Nos de bomba rotativa é fácil...pois eliminamos a borboleta e como temos acelerador à bomba..tapa-se os buracos da borboleta para não se perder pressão, etc .... ( o problema ) começa nas de régua, onde antes tinhamos ar admitido por vácuo e agora temos ar comprimido pelo turbo.

O engraçado é que o funcionamento é excelente !! Depois de andar alguns dias a rever este sistema, desde o diafragma da
    bomba a admissão de ar..etc etc....concluí várias coisas:

Uma delas é que o facto de termos pressão permite, quanto a mim, obrigar a bomba a debitar mais uns cabelos de gasoleo...

Claro que precisamos sempre de dar mais débito na bomba de forma a que a régua da bomba dê um debito continuo ao motor de gasoleo, que nao é de todo compençado pela pressão do turbo...

Bom seria eliminar a borboleta, pois o veio da mesma nao é preparado para pressões, perdendo por ali....e com isso percas de pressão....

Mas pelo que tenho andado a mexer nao vejo que seja possível...até pensei no alternador mas nao dá, pelo menos na minha ideia...

Acho ser um tópico com interesse, portanto comentem !!!! O que acham disto tudo ?

venham mais dicas daí !!!!!

Em tempos montou-se por aqui uma electroválvula na admissão de forma a termos débito imediato... e até que "funceminava" bem...lololo comentem...

Um abraço,

Re:TURBOS VS ASPIRADOS VS BOMBAS EM LINHA ( REGUA )

Na altura em que se adaptou o turbo na minha ovelha o pensamento lógico foi o de que ao ser um motor aspirado e a bomba regular a injecção pelo vácuo produzido tentou fazer-se um acrescento ao tubo que liga a uma "sonda" no venturi.
    Como escreves, Samir, o turbo ao empurrar o ar faz com que este seja empurrado para a admissão, criando pressão ao invés de criar vácuo.

Pela lógica, este tubo que sai da BI e liga ao venturi, para influenciar a mesma com o vácuo, deixa de trabalhar desse modo. O pensamento foi o seguintre: Se antes tinhamos vácuo, pressão negativa, e passamos a ter pressão positiva, onde vamos buscar a pressão negativa, para o motor e a BI trabalharem tal como foram concebidos? Antes do turbo. O acrescento do tubo foi feito até á caixa do filtro, onde o ar ainda é puxado pelo turbo e temos pressão negativa.

Tem toda a lógica, mas na practica ..... saiu burrada. :-\

Ainda sem perceber porquê, desatou a fazer uma fumarada. Por qualquer motivo, trabalhando a BI com pressão negativa aquilo parecia a bruxa da chaleira a fumegar! ;D

Resolvemos meter o tubo de origem (BI/venturi) e ficou excelente.

Abraço experimental
    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Re:Turbos VS aspirados com bombas em linha ( règua )

Uma ideia toula... no 11b por ex. existe uma bomba d vaco ligada ao comando do motor por carreto, k serve para o servofreio (travoes)
      penso k conforme a rotaçao do motor altera ela deve fazer mais ou menos vacuo....sera possivel ligar um T e esse tubo e utilizar essa bomba para produzir o vacuo para a bomba injectora???? Como disse é uma ideia n sei se será funcional

Abraço inventor

Comment

A trabalhar...
      X