Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

TURBOS - Saída do òleo por gravidade

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

TURBOS - Saída do òleo por gravidade

Boas.

Que me dizem sobre a saída do óleo nos turbos por gravidade?

Depois de fazer várias experiências sobre esta matéria fiquei quase na mesma heheheh .....

O óleo sai do bloco a por ex 4/5 kilos isto a frio por exemplo e depois entra no core.

A saída por norma tem de estar o mais virada para baixo possivel para que o óleo tenha uma rápida recuperação ao cárter e sem atritos.

Normalmente os esgotos do turbo têm entre 16 a 18mm e mais, depende do mesmo, uma vez que pelo que apurei o core é um simples veio com e tem um deflector, onde se perde a pressão.

Mas não seria suposto sair pressão nem que fosse a 1 kilo ?!!!

Será que o tubo do bloco ao turbo tem um calibrador, de forma a nao encharcar o core do turbo, e com isso perda
    de óleo para a admissão ?????

Ainda que saia óleo por gravidade tudo ok, mas ao mínimo de atrito na sua saída vai existir pressão...

Pf. comentem...

um abraço

Re:TURBOS SAIDA DE OLEO POR GRAVIDADE

Pelo que sei se tens pressão por exemplo num tubo de 6mm e depois passas para uma secção muito maior (tipo 16 ou 18) lá se vai a pressão!

Portanto, tem a ver com o diferencial que existe entre os diâmetros à entrada e saída do turbo... digo eu!

Comment

O óleo sair, sai por gravidade....

O tubo largo apenas permite que nao haja atritos à saida do mesmo, pois ele tem que regressar ao carter, ou bloco sem atritos, e daí a existência do tubo de 18mm.

Caso contrário teria pressão inversa e passaria a mandar o óleo para a admissão, sendo este queimado junto com o diesel....

Agora a duvida é: será que sai mesmo por gravidade à saída do turbo, ou pode ter tipo pressão de 0.8 ou mesmo 1 bar... ;D

abraço

Comment

Boas,

Samir eu não sou experts em turbos como tu sabes, mas se o oleo não for para a admissão/escape o oleo que entra é o que sai!

Logo é como o black bird disse, entra com uma pressão e ao ter uma secção maior, a pressão vai reduzir....agora quanto a valores de pressão é uma questão de se fazer contas ;D ;D

Existem ai uns gajos da FEUP :P :P que devem estar a ter hidraulica agora hehehe, eles devem ter as formula na ponta da lingua

aBJraços TT

Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

[quote author=andry link=topic=1467.msg17787#msg17787 date=1297825558]
          Boas,

Samir eu não sou experts em turbos como tu sabes, mas se o oleo não for para a admissão/escape o oleo que entra é o que sai!

Logo é como o black bird disse, entra com uma pressão e ao ter uma secção maior, a pressão vai reduzir....agora quanto a valores de pressão é uma questão de se fazer contas ;D ;D

Existem ai uns gajos da FEUP :P :P que devem estar a ter hidraulica agora hehehe, eles devem ter as formula na ponta da lingua

aBJraços TT

[/quote]

sim o oleo que entra é o que sai....agora a preçao nao penso eu...e nao tem a ver tanto quanto sei com o diametro do tubo ou tem ???

deixar ver mais opinioes a ver....eu percebi o que o rafael disse !

abraço aprendiz

Comment

[quote author=MARCO SAMIR link=topic=1467.msg17819#msg17819 date=1297858295]
            [quote author=andry link=topic=1467.msg17787#msg17787 date=1297825558]
            Boas,

aBJraços TT

[/quote]

sim o oleo que entra é o que sai....agora a preçao nao penso eu...e nao tem a ver tanto quanto sei com o diametro do tubo ou tem ???

deixar ver mais opinioes a ver....eu percebi o que o rafael disse !

abraço aprendiz

[/quote]

a pressao está directamente relacionada c a secçao do tubo usado, folgas nos componentes mecanicos, fugas, etc...
            exemplo simples...
            valvula de afinaçao rapida do turbo(aumentar e baixar pressao do turbo)...
            o que é que faz?
            é uma simples torneira(qq uma serve...ate c torneiras dos compressores ja andei!) que aumenta ou diminui o tamanho da secçao do tubo(do diametro da passagem de ar!)...
            e atençao que nao estrangula cm alguns dizem...pq qd se dá pressao(fecha a torneira) o excedente sai para fora por um orificio de descarga!
            Abraço do Açoooooooooooooooooo!

Comment

Lucasensei, julgo que estás a falar do circuito do ar. O tópico debate o circuito do óleo! ;D

abraço desatento
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=1467.msg17836#msg17836 date=1297866395]
                Lucasensei, julgo que estás a falar do circuito do ar. O tópico debate o circuito do óleo! ;D

abraço desatento
                [/quote]

netcruiser, é indiferente o facto de ser circuito de ar ou oleo...
                o exemplo que dei foi para corroborar a questao que estava na mesa...
                se variaçao de secçao de tubo está directamente relacionada com variaçao de pressao!
                eu acho que sim...
                se a gravidade vem atenuar esse facto?acho que sim.

1 exemplo com oleo...
                qd se monta radiadores de oleo...o que acontece se se monta tubagem c secçao ridiculamente grande?
                perda de pressao!

a teoria aplica se da mm forma!ainda melhor ate...

Abraço do Açoooooooooooooooooo!

Comment

Caro Marco,

Com o motor em funcionamento, o óleo entra e sai do Turbo, por pressão.

Apenas sai por gravidade depois de desligares o motor; única forma de evitar que óleo lá fique (porque nao pode lá ficar) e deixamos de ter o caudal da bomba - só por isso interessa, que entrada e saída estejam na vertical - caso contrário, o turbo não tem muito tempo de vida.

O facto de, dentro do turbo, termos uma conduta maior, apenas altera a..... velocidade de escoamento do fluído nessa zona (o óleo, como qualquer outro fluido íncompresível, só abranda em canais mais largos) que é o pretendido para a melhor lubrificação. Não aumenta a pressão, em relação à entrada, porque... o óleo é um fluido incompressível (como a água) - ou seja, um circuito de óleo devidamente ferrado, pode ter tanques, tubos finos ou mais largos - em todos os pontos que se escolha, a pressão......... é a mesma (o circuito de óleo do motor não é completamente ferrado, mas entre a Bomba e o turbo, é).

Abraço
                  Gonçalo F.

Comment

[quote author=Gonçalo F. link=topic=1467.msg18064#msg18064 date=1297989653]
                    Caro Marco,

Com o motor em funcionamento, o óleo entra e sai do Turbo, por pressão.

Apenas sai por gravidade depois de desligares o motor; única forma de evitar que óleo lá fique (porque nao pode lá ficar) e deixamos de ter o caudal da bomba - só por isso interessa, que entrada e saída estejam na vertical - caso contrário, o turbo não tem muito tempo de vida.

O facto de, dentro do turbo, termos uma conduta maior, apenas altera a..... velocidade de escoamento do fluído nessa zona (o óleo, como qualquer outro fluido íncompresível, só abranda em canais mais largos) que é o pretendido para a melhor lubrificação. Não aumenta a pressão, em relação à entrada, porque... o óleo é um fluido incompressível (como a água) - ou seja, um circuito de óleo devidamente ferrado, pode ter tanques, tubos finos ou mais largos - em todos os pontos que se escolha, a pressão......... é a mesma (o circuito de óleo do motor não é completamente ferrado, mas entre a Bomba e o turbo, é).

Abraço
                    Gonçalo F.
                    [/quote]

obrigado ;D sempre a aprender , no core de turbos que mexi, ao desmontar, percebi que o oleo tinha que sair com alguma preçao..pois mesmo uma coisa

simples que era assoprar com a boca, na entrada do oleo, o ar saia do outro lado praticamente igual....ha 10/12 anos atras quando começamos a montar

turbos, reparamos que o motor fazia fumo, portanto era oleo na admiçao, e nao era o turbo extregado, era sim o escoamento destes com pouco caudal !!!

depois alteramos e percebemos isso, alteramos e tudo ok..como explicas isso ? se a preçao é continua, como pode haver atrasos, e quase uma preçao " inversa "

passando-se este para a admiçao em exforço ?!! compreendo que se tivermos o mesmo caudal de saida, igual ao de entrada, o motor ao estar parado, o oleo tinha

dificuldade em escoar ao carter, ou ao bloco, e quando este pega, se ouver muito oleo no core do turbo, e entre saida do turbo e carter, e devido a um mau escoamento

deste, alem do excesso na tubagem que dá ao carter...o motor fazia fumo ao pegar, mas ja nao fazia depois ao andar...se a preçao é igual , teria que chegar ao carter

rapido..nao havendo restriçoes, nem atritos....e com isso nao haveria oleo na admiçao...nao sei se me compreendes....ja li o teu post varias vezes hehehe

mas a esta hora... ;D ;D ;D ja ouvi, ou li sobre um " defletor " no core do turbo que permite o "control" do oleo em relaçao á quantidade deste que dizes ?

abraço aprendiz

Comment

A trabalhar...
                    X