Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Linha de escape - KZJ90

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Linha de escape - KZJ90

Bom dia.
    Estou para alterar o escape do meu 90 ,TIRAR a panela grande central mas nao sei se vou ter inconvenientes a nive de barulho ou de consumo.
    Sei que a quem ponha uma outra panela de outro carro para minimizar isso.
    Se alguem poder ajudar agradecia.
    um abraço :-[ :-\ :-\

Toze Costa

Re:escape kzj 90

Olá Tozé,

Eu tenho uma panela directa no meu 95 há relativamente pouco tempo mas nem sei que te diga... dá-me a impressão de ter perdido alguma força mas não tenho a certeza, tenho de voltar a colocar a original para tirar as dúvidas...

Tenho estudado o mais que posso acerca deste assunto e aquilo que consegui apurar é que as linhas de escape originais são concebidas para tirar o máximo de ruido possível com o mínimo possível de restrição, mas os silenciadores (panelas) mais comuns descrevem um circuito no seu interior por onde passam os gases; este tipo de silenciador causa sempre alguma restrição.

Esta restrição resulta numa resistência ao fluxo dos gases de escape, que se denomina em inglês por backpressure (calculo que se diga contra-pressão em português),

Existem então 3 valores importantes de pressão num motor turbinado: a pressão dos gases à saída do colector de escape (entrada do turbo), a pressão dos mesmos depois de passarem na turbina do compressor (backpressure) e a pressão do ar de admissão gerada por este sistema. É importante que a pressão da admissão seja superior à dos gases de escape antes do turbo para se obter uma óptima lavagem de cilindros (arrefecimento de pistões, cabeça e válvulas). A contra-pressão deve ser evitada o mais possível para não reduzir a eficiência deste processo, portanto, a teoria do "escape livre" deveria ser verdade; o que acontece é que os motores são afinados para estas condições de funcionamento, particularmente o débito de combustível, que é limitado por forma a manter uma relação estequiométrica entre ar e combustível.

Assim, mantendo as configurações de origem para o motor e retirando a contrapressão do escape, obtemos por vezes uma mistura pobre, o que origina pelo menos 3 coisas: sobreaquecimento, menos potência e mais consumo.

Em motores alterados a nível de débito de combustível (o 1KZ-TE não permite dar débito na bomba nem reprogramação de centralina, só com power-box) este problema não se põe; pelo contrário, o ar extra que é admitido até vai equilibrar o ratio ar-combustível (provavelmente vai reduzir a quantidade de fumo negro).

Espero ter ajudado...

Abraços,
    André Ferreira
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Da-se! .... AXF tu és professor de música?

Até me deixas banzado! ;D

abraço musical
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Re:Linha de escape - KZJ90

Daaaa-se. isso e que e estudar. : : :
        Obrigado ajudaste muito, mas entretanto alguem vai (espero) mostrar o que ja fez e com bons resultados. Sei que tem que se montar uma panela qualquer .So nao sei porque nem porque.

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=1622.msg19349#msg19349 date=1298997688]
          Da-se! .... AXF tu és professor de música?
          [/quote]

Tou só a dar música ao pessoal...

Abraços,
          André Ferreira
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Re:Linha de escape - KZJ90

entao nao ha ajuda ??? ???

Comment

A trabalhar...
            X