Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Intercooler - Quais as vantagens de instalar

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Intercooler - Quais as vantagens de instalar

Boas

quanto a potencia ouvi pessoal a dizer que o intercoleer da mais 5 a 10 cavalos...
    O pessoal que disse isso devia estar a pensar num carro espeçifico. Meter um intercooler é mais uma variante maluca que vais meter na equação da afinação do carro, e pode dar resultados muito variados...

Eu ouvi dizer.... [smile rir-se]....que o intercooler servia para compensar o aumento da temperatura do ar da admissão gerado pelo turbo, seja pela propria temperatura deste, seja pelo calor produzido pelo atrito das palhetas ou seja lá pelo que for.
    Isso do intercooler gerar mais turbo lag....tenho que aprofundar éssa ideia pois não me pareçe muito lógico. Mais lógico me pareçe que a pressão diminua porque a relação entre volume/pressão do ar altera-se, e para o mesmo fluxo de ar produzido pelo turbo este ao ser arrefecido diminui de volume e diminui a pressão, isto possivelmente vai afectar a LDA que atrasa a injecção do gazol.....será???

BoaSorTTe

Comment

Re:Intercooler - Quais as vantagens de instalar

[quote author=fabio link=topic=2020.msg25569#msg25569 date=1303946869]
      eu notei que com o gt2261v no VM sem intercoler ele respondia mais depressa.

com intercoler responde mais tarde mas a temperatura do motor fica mais baixa.

eu acho que o intercoler não é para dar mais cavalos porque o ar vai perder mais pressão. mas vai manter o ar mais fresco.

digo eu ;D

mas os tecnicos que se cheguem a frente para tirar todas as duvidas a limpo
      [/quote]

Não me parece que esta ideia esteja completamente certa, principalmente a salientada a vermelho, , "com intercoler responde mais tarde mas a temperatura do motor fica mais baixa.
      "

então com o objectivo de clarificar ( ou deitar achas para a fogueira), aqui vai :

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
      O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de um veículo. A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.

O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade [kg/m^3]. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.

Como num certo volume de ar quente a densidade é menor (existem menos partículas), então a quantidade de combustível injectada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar-combustível é fixa. Num motor a gasolina essa relação é de 14.3 (existe 14.3 mol de ar para 1 mol de combustível).

Então, sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressões o que faz aumentar o torque [Nm] e a potência [Kw/h]

Contudo a alimentação de combustível do motor deve ser ajustada para acompanhar o aumento de oxigénio na câmara de combustão.

Deve-se considerar também que o turbo (ou compressor) tem um maior volume para pressurizar, tendo isso em vista, o intercooler aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão.

Em peças de boa qualidade, essas perdas não devem passar de 10% da pressão máxima. O design interno do intercooler é um factor que influencia muito na quantidade das perdas.

O "FRIGORIFICO"

Comment

Boas amgsoares.

Gostei que tivesses colocado a origem do texto. É sempre bom reconhecer o autor. []

A explicação é boa e reforça o que ia escrever. Os gases ao serem comprimidos, aquecem! []

abraço comprimido
        SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Acho que não é uma questão de gases... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

É mesmo só ar, vulgo oxigénio [smile rir-se]

Mas tens razão os gases aquecem... quando comprimidos... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
          XaruTTo

Comment

[quote author=Xarutto link=topic=2020.msg39107#msg39107 date=1319670292]
            Acho que não é uma questão de gases... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

É mesmo só ar, vulgo oxigénio [smile rir-se]

Mas tens razão os gases aquecem... quando comprimidos... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
            [/quote]

E o ar não é composto por gases? [smile rir-se] [smile rir-se] ... CO2, Azoto, Oxigénio ... [:-[

abraço compressor
            SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A minha pretensão é levantar a duvida sobre um conselho repetidamente aqui indicado no forum que não me parece correcto.

Sempre que se fala em intercooler, fala-se em aumento de fiabilidade dado o baixar da temperatura de funcionamento interior do motor.

Não é nada disso que acontece. A sequencia é a seguinte :

Ar aquecido pelo turbo, seguidamente aumenta a sua massa volumica ao passar no intercooler, pelo baixar de temperatura.

Este aumento de massa volumica origina maior quantidade de oxigenio na Camara de combustão, e ,origina também uma combustão mais eficiente, o que implicará maiores temperaturas de combustão ( é aqui que a teoria da maior fiabilidade cai por terra)

O intercooler deve colocar-se num motor com o objectivo de, para as mesmas condições de consumo, se conseguirem aumentos de binario e potencia, ou para as mesmas condições de binario e potencia solicitados se conseguirem reduções de consumo.

"sempre a meter ferro" ... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Abraço

A.S
              O "FRIGORIFICO"

Comment

Os gases comprimidos aquecem sim, mas não esquecer que o accionamento do turbo é feito pelos gases de escape que por proximidade aquecem (muito) a carcassa do turbo que vai fazer admissão e logo, o ar de admissão. Nos superchargers esse aquecimento não acontece pois o accionamento é por correia.
                E quando o Fabio diz que "com intercoler responde mais tarde mas a temperatura do motor fica mais baixa" creio ser a experiência a falar e não um exercício de teoria, coisa que para mim tem sempre outro valor prático.

Comment

[quote author=amgsoares link=topic=2020.msg39117#msg39117 date=1319700537]
                  (...)
                  Sempre que se fala em intercooler, fala-se em aumento de fiabilidade dado o baixar da temperatura de funcionamento interior do motor.

Não é nada disso que acontece. A sequencia é a seguinte :

Ar aquecido pelo turbo, seguidamente aumenta a sua massa volumica ao passar no intercooler, pelo baixar de temperatura.

Este aumento de massa volumica origina maior quantidade de oxigenio na Camara de combustão, e ,origina também uma combustão mais eficiente, o que implicará maiores temperaturas de combustão ( é aqui que a teoria da maior fiabilidade cai por terra)
                  (...)
                  [/quote]

Não necessariamente, amgsoares...

Os motores diesel trabalham com excesso de ar, ao contrário daqueles de ciclo otto, em que a mistura deve ser o mais estequiométrica possível.

E no seu raciocínio falta ter em conta o papel importantíssimo do ar admitido na refrigeração dos cilindros.

Por outro lado,se de facto a eficiência da combustão for melhorada, isso terá como consequência directa o incremento de potência e binário; nesse caso, as exigências ao nível do acelerador diminuirão, levando a um consumo inferior de combustível. Um passo em frente na eficiência é um passo em frente em tudo.

Cumprimentos,
                  André Ferreira
                  "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

" Os motores diesel trabalham com excesso de ar, ao contrário daqueles de ciclo otto, em que a mistura deve ser o mais estequiométrica possível.

E no seu raciocínio falta ter em conta o papel importantíssimo do ar admitido na refrigeração dos cilindros. "

Admito a falha "propositada". É que tenho algumas duvidas se o "calor" removido à camara pelo baixar da temperatura de admissão compensa o fornecimento de "calor" gerado pelo aumento de temperatura da combustão.

AXF, se por acaso conhecer alguma literatura neste dominio, como sou curioso gostaria de ler.

Abraço DUVIDOSO [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

A.S

O "FRIGORIFICO"

Comment

Todos os argumentos são válidos e estão bem justificados, mas na prática é inegável que um carro sem intercooler está mais sujeito a aquecimentos.

Comment

A trabalhar...
                      X