Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Turbo de geometria variavel

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Turbo de geometria variavel

O ct12b do membro TOMENO fazia 2,2... claro que tinha umas alterações. Já que estamos a falar disto, aproveito para perguntar ao pessoal que tem os tgv, o que ganha realmente a baixa rotação. O meu turbo faz 1 bar às 1700RPM. O TGV que pressão poderá dar a essa rotação?

Comment

[quote author=Hugovsky link=topic=2105.msg27010#msg27010 date=1305282643]
      O ct12b do membro TOMENO fazia 2,2... claro que tinha umas alterações. Já que estamos a falar disto, aproveito para perguntar ao pessoal que tem os tgv, o que ganha realmente a baixa rotação. O meu turbo faz 1 bar às 1700RPM. O TGV que pressão poderá dar a essa rotação?
      [/quote]

Isso depende também do volume de gasoleo que tiveres, o meu às 2000 rpm já tem mais de um bar, mas atenção 1 bar de pressão de um TGV não tem nada a ver com 1 bar de um turbo sem geomeria!
      O meu TGV so faz 1,5 bar assim como o que tinha antes sem geometria, e diga-se de passagem que è da noite para o dia o comportamento do jipe, nao tem nada a ver!

Comment

às 2000 e pouco tenho o maximo:1,2. O teu TGV faz 1,5 a que rotação?

Comment

[quote author=Hugovsky link=topic=2105.msg27014#msg27014 date=1305283644]
          às 2000 e pouco tenho o maximo:1,2. O teu TGV faz 1,5 a que rotação?
          [/quote]

Faz 1.5 bar aí à volta das 2500 rpm, mas também a minha bomba injectora está de origem ainda, só está aberta ao máximo, ou seja não tenho grande volume de gasóleo ainda! Mas o turbo que tenho com bom volume de gasóleo podia picar ai a 2.1bar e estavel a 1.9bar mais ou menos!

Comment

[quote author=HUGO SALGADO link=topic=2105.msg27013#msg27013 date=1305283577]
            (...)
            atenção 1 bar de pressão de um TGV nao tem nada a haver com 1 bar de um turbo sem geometria!
            O meu TGV so faz 1,5 bar assim como o que tinha antes sem geometria, e diga-se de passagem que é da noite para o dia o comportamento do jipe, nao tem nada a haver!
            [/quote]

Se puderem explicar melhor....

Será que não tem de haver mais debito?
            Land quê?? Ahh... Land Cruiser!!!

Comment

na minha opinião...o conjunto de bomba e turbo, e escape aliada aos afinos resido o "segredo"

essa coisa de 2 bares é real.... mas em termos práticos é pura ilusão....nos turbos sem geometria sempre obtive melhores resultados

a 1.1, 1.3 do que a 1.6...isto vindo dos meus ouvidos...e sensibilidade....tambem depende do que se quer...eu gosto de arranque...e medias não

de altas...

o mesmo reparei nos tgv de alguns amigos meus....tudo uma questao de afinos..para um uso especifico a dar, tal como a cilindrada do motor

e numero de cilindros

cumprimentos

Comment

Boas

Tenho assistido a algumas conversas sobre este tema, e raramente se vê falar de um aspecto que me pareçe importante e já foi "raspado" neste tópico, não sei o termo tecnico mas será algo como o fluxo de ar ou volume de ar potencial de cada turbo, talvez seja um valor tipo Xcm3 a X rotação do turbo, por outro lado não deve ser facil medir a que rotação se encontra o turbo em cada momento talvez a "medida" correcta seja litros por segundo ??? isto para saber-mos a massa de ar que estamos a introduzir no motor...

Tenho uma ideia algo vaga (oriunda de outras artes) que o valor pressão pouco significa isolada, pois tem uma relação directa com outros factores tais como o fluxo e a dimensão do "canal", temperatura, velocidade...etc...
                PensoEuDeQue... :P

P.S. Isto ou muito me engano ou deve ser dado na faculdade num curso qualquer...pois uma rapida "googlagem" revelou umas formulas malukas que nunca na vida vou perceber :-\

BoaSorTTe

Comment

pois medir rpm do turbo---deve ser muito complicado......digo eu !!! os meus poucos conhecimentos ja não vao a tanto... ;D

abraço

Comment

Nos turbos usam-se os mapas:

Este é um exemplo. Mas não são fáceis de arranjar.

Comment

Bem, se vamos por ai, dou um exemplo, com o mesmo motor mesmo turbo mesma bomba injectora mesmo afinos, basta alterar o deametro da tubagem entre o turbo e o colector de admiçao para alterar logo todos esses dados, ja para n falar nos intercoolers basta trocar um por outro diferente k todos os valores se alteram e por ai a fora...

abraço afinado

Comment

A trabalhar...
                      X