Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Turbo de geometria variavel

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Turbo de geometria variavel

Sim, correcto. A ideia é precisamente tentar achar a melhor performance, já que, na minha opinião, as marcas tentam achar a melhor relação entre potência/fiabilidade.

Comment

Re: Turbo de geometria variavel

Boas, gostava de aplicar um tgv no meu bj40 motor b mas não estou bem a ver como vou comandar a geometria, a intenção não é ter muita pressão, talvez 0.8 a 1.0 bar, mas linear desde 1500 até as 3000Rpm, se alguem me poder ajudar agradeço.

Cumprimentos TT.

Comment

[quote author=Flavio Luis link=topic=2105.msg33755#msg33755 date=1311518323]
        Boas, gostava de aplicar um tgv no meu bj40 motor b mas não estou bem a ver como vou comandar a geometria, a intenção não é ter muita pressão, talvez 0.8 a 1.0 bar, mas linear desde 1500 até as 3000Rpm, se alguem me poder ajudar agradeço.

Cumprimentos TT.
        [/quote]

3000rpm e quase o maximo pois o motor B faz 3600 rpm maximo....
        SÓCIO FUNDADOR Nº1

Comment

Boas

Já nem me lembrava deste tópico...
          Bem, se vamos por ai, dou um exemplo, com o mesmo motor mesmo turbo mesma bomba injectora mesmo afinos, basta alterar o deametro da tubagem entre o turbo e o colector de admiçao para alterar logo todos esses dados, ja para n falar nos intercoolers basta trocar um por outro diferente k todos os valores se alteram e por ai a fora...
          Não sei se será assim, desconfio que estes valores devem ser medidos á saida do turbo, antes de qualquer tubagem...
          É nessa alteração de dados que falas que residem muitos "segredos"....
          O turbo tem as capaçidades (caracteristicas talvez seja mais correcto) que vem no mapa. Ao ser aplicado a ideia deve ser conseguir obter valores no colector de admissão proximos daqueles que são o "ponto rebuçado", ...e nem sempre tudo é o que pareçe, mete-se o intercooler e é um drama porque baixou a pressão, mas se medirem o fluxo de ar secalhar é o mesmo ou mais, se conseguirem repor a pressão para a que estava antes de meter o cooler vão ter mais volume de ar para a mesma pressão.....digo eu [huhuhuh]

gostava de aplicar um tgv no meu bj40 motor b mas não estou bem a ver como vou comandar a geometria, a intenção não é ter muita pressão, talvez 0.8 a 1.0 bar, mas linear desde 1500 até as 3000Rpm, se alguem me poder ajudar agradeço.
          Anda por aqui quem sabe fazer isso de certeza, a geometria afina-se com um actuador tipo o das wastegates, mas pelo que sei tem bastante que se lhe diga...tenho pensado sobre esse afinamento e gostava de saber como faz o pessoal que percebe disso para comandar o efeito "wastegate" nos TGV's, eu penso que conheço a teoria, mas na prática o que aconteçe quando está desafinado??

BoaSorTTe

Comment

Boas! a ideia é mesmo essa, que se mantenha a mesma pressão desde baixas e até perto do limite de rotações do motor.

Comment

Tambem penso que seja com algo parecido com a wastgate pois a geometria terá de ser comandada pela propria pressão, ou então por 1 sistema eletronico o que será um pouco mais coplicado e talvez menos fiavel dada as condiçoes de uzo [].

Comment

Boas

Sim é isso, a questão é que a variação da geometria e a função "wastegate" são controladas pelo mesmo actuador, e é isso que me deixa algo.....intrigado.... [hmmm]

BoaSorTTe

Comment

[quote author=XTRM4x4 link=topic=2105.msg33833#msg33833 date=1311629361]
                  Boas

Bem, se vamos por ai, dou um exemplo, com o mesmo motor mesmo turbo mesma bomba injectora mesmo afinos, basta alterar o deametro da tubagem entre o turbo e o colector de admiçao para alterar logo todos esses dados, ja para n falar nos intercoolers basta trocar um por outro diferente k todos os valores se alteram e por ai a fora...
                  Não sei se será assim, desconfio que estes valores devem ser medidos á saida do turbo, antes de qualquer tubagem...
                  O turbo tem as capaçidades (caracteristicas talvez seja mais correcto) que vem no mapa. Ao ser aplicado a ideia deve ser conseguir obter valores no colector de admissão proximos daqueles que são o "ponto rebuçado", ...e nem sempre tudo é o que pareçe, mete-se o intercooler e é um drama porque baixou a pressão, mas se medirem o fluxo de ar secalhar é o mesmo ou mais, se conseguirem repor a pressão para a que estava antes de meter o cooler vão ter mais volume de ar para a mesma pressão.....digo eu [huhuhuh]

gostava de aplicar um tgv no meu bj40 motor b mas não estou bem a ver como vou comandar a geometria, a intenção não é ter muita pressão, talvez 0.8 a 1.0 bar, mas linear desde 1500 até as 3000Rpm, se alguem me poder ajudar agradeço.
                  Anda por aqui quem sabe fazer isso de certeza, a geometria afina-se com um actuador tipo o das wastegates, mas pelo que sei tem bastante que se lhe diga...tenho pensado sobre esse afinamento e gostava de saber como faz o pessoal que percebe disso para comandar o efeito "wastegate" nos TGV's, eu penso que conheço a teoria, mas na prática o que aconteçe quando está desafinado??

BoaSorTTe
                  [/quote]

Ja agora deixo uma pergunta,na sua ideia, será que as medidas de um escape têm influencia no funcionamento e afinos de um turbo e ou motor?

Abraço

Comment

[quote author=FILIPE GARCIA link=topic=2105.msg33842#msg33842 date=1311633380]
                    [quote author=XTRM4x4 link=topic=2105.msg33833#msg33833 date=1311629361]
                    Boas

BoaSorTTe
                    [/quote]

Ja agora deixo uma pergunta,na sua ideia, será que as medidas de um escape têm influencia no funcionamento e afinos de um turbo e ou motor?

Abraço
                    [/quote]

Boas!

Na minha opinião tem influencia e muita, as medidas do escape tambem são um afino...

Comment

Boas

Ja agora deixo uma pergunta, na sua ideia, será que as medidas de um escape têm influencia no funcionamento e afinos de um turbo e ou motor?
                      Bem...em primeiro lugar podes tratar-me por tu, que ainda sou um jovem [smile rir-se]...
                      Em segundo lugar, na minha ideia (que na sua maioria não passam de teorias tolas de quem tem tempo a mais para pensar [huhuhuh]) não altera as caracteristicas do turbo pois ele para determinada rotação (do turbo, e não do motor) produz um valor concreto de volume de ar e pressão, nem que fosse ligado a uma correia...
                      Alterar o escape apenas altera a velocidade e a rotação maxima que ele atinge em relação ao funcionamento do motor...

Digamos que de uma forma simples o que quero dizer é que se pode dividir a coisa em duas partes distintas.
                      Uma coisa é a capaçidade potençial de um turbo que é definida pelas suas caracteristicas. Independentemente de onde está montado, onde se contabiliza o volume de ar e a sua pressão á saida do bocal do compressor, em relação á rotação do core.
                      Outra coisa diferente é o turbo montado num determinado motor onde existe um sem fim de variavéis a introduzir na equação, nesta situação é que entram todas essas coisas de tipos de escape, intercoolers, restrição na admissão, limite de admissão do motor, temperaturas..etc..etc...
                      Se a primeira é engenharia pura, a segunda é uma complexa mistura de ciençia e arte que nunca dominarei, e julgo que muito poucos a conheçem a fundo....

P.S. peço desde já desculpa aos verdadeiros conhecedores do tema pelas muito provaveis bacuradas acima escritas []

BoaSorTTe

Comment

A trabalhar...
                      X